.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 9 de abril de 2020

O sepulcro está vazio-Helena Serpa


11 DE ABRIL DE 2020

SÁBADO SANTO DA PÁSCOA

Cor Roxo

8ª Leitura - Rm 6,3-11


Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 6,3-11
Irmãos: 3Será que ignorais que todos nós, batizados em Jesus Cristo, é na sua morte que fomos batizados? 4Pelo batismo na sua morte, fomos sepultados com ele, para que, como Cristo  ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós levemos uma vida nova. 5Pois, se fomos de certo modo  identificados a Jesus  Cristo por uma morte semelhante à sua,
seremos semelhantes a ele também pela ressurreição.
6Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com Cristo,
para que seja destruído o corpo de pecado, de maneira a não mais servirmos ao pecado. 7Com efeito, aquele que morreu está livre  do pecado. 8Se, pois, morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele. 9Sabemos que Cristo ressuscitado dos mortos
não morre mais; a morte já não tem poder sobre ele. 10Pois aquele que morreu, morreu para o pecado uma vez por todas;
mas aquele que vive, é para Deus que vive. 11Assim, vós também vos considerai mortos para o pecado e vivos para Deus, em Jesus Cristo. Palavra do Senhor.

Reflexão  -“identificados com Jesus Cristo
A nossa vida é uma eterna vigília. Enquanto esperamos a vida eterna estamos firmes e confiantes em Jesus que se entregou por nós. Fomos batizados na morte de Jesus Cristo e com Ele fomos sepultados para ressuscitarmos também com Ele. O nosso homem velho foi crucificado com Cristo para que seja destruído em nós o corpo do pecado e não mais servirmos ao pecado. Fazem parte do nosso ser “homem velho” os nossos pensamentos, sentimentos e ações que destoam do que Jesus veio nos ensinar. A falta de perdão, o ressentimento, os desejos de vingança, as nossas atitudes de indiferença e desprezo para com o próximo, assim como também as práticas que nos desvirtuam do que é espiritual e nos fazem viver segundo a carne.  Se morrermos com Cristo, cremos que também viveremos com Ele. Portanto, aquele que morreu está livre do pecado. Vivemos para Deus e somos felizes, porque pertencemos a Cristo. Com efeito, não devemos desanimar diante das dificuldades e dos sofrimentos da nossa vida, se somos identificados a Jesus Cristo. Cristo ressuscitou dos mortos; a morte não tem mais poder sobre ele. A morte é a escravidão ao pecado, por isso, precisamos nós também, vigilantes, morrermos para o pecado para ressuscitar também com Cristo.  - Você já deixou se crucificar com Cristo ou o pecado ainda domina a sua carne? - Como você tem encarado as dificuldades da sua vida: com esperança ou com desânimo? - Olhando para a história de Jesus o que você percebe na sua história? Alguma semelhança?

Salmo - Sl 117,1-2.16ab-17.22-23

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Dai graças ao Senhor, porque ele é bom!*
'Eterna é a sua misericórdia!'
2Acasa de Israel agora o diga:*
'Eterna é a sua misericórdia!'R.

16abA mão direita do Senhor fez maravilhas, 
a mão direita do Senhor me levantou,*
a mão direita do Senhor fez maravilhas!'
17Não morrerei, mas ao contrário, viverei*
para cantar as grandes obras do Senhor!R.

22'A pedra que os pedreiros rejeitaram,*
tornou-se agora a pedra angular.
23Pelo Senhor é que foi feito tudo isso:*
Que maravilhas ele fez a nossos olhos!R.

Reflexão - Eterna é a misericórdia do Senhor. Passado o tempo da aflição, o tempo da penúria, nós conseguimos enxergar de novo a Luz que vem do céu e que ilumina os nossos passos. Quem espera sempre alcança. Cada momento deve ser vivido e curtido dentro da sua realidade, porém nunca devemos esquecer que a mão direita do Senhor faz maravilhas e que por isso damos graças ao Senhor porque Ele é bom.

Evangelho - Mt 28,1-10


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 28,1-10
1Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia da semana,
Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. 2De repente, houve um grande tremor de terra: o anjo do Senhor desceu do céu
e, aproximando-se, retirou a pedra e sentou-se nela. 3Sua aparência era como um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve. 4Os guardas ficaram com tanto medo do anjo,
que tremeram, e ficaram como mortos. 5Então o anjo disse às mulheres: 'Não tenhais medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. 6Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito!
Vinde ver o lugar em que ele estava. 7Ide depressa contar aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos, e que vai à vossa frente para a Galiléia. Lá vós o vereis. É o que tenho a dizer-vos.' 8As mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos.
9De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: 'Alegrai-vos!' As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. 10Então Jesus disse a elas: 'Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia. Lá eles me verão.' Palavra da Salvação.


Reflexão – “o sepulcro está vazio”
“Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito!”  Estas palavras do anjo ditas a “ Maria Madalena e a outra Maria” ao amanhecer do primeiro dia  quando foram ver o sepulcro de Jesus, é hoje também um brado de alerta e de esperança para nós. Aquelas mulheres de Jerusalém nos deram um exemplo muito eficaz para que nunca nos deixemos estacionar na dor e no sofrimento. Elas não se contentaram em permanecer como os outros discípulos, talvez, na comiseração diante do fracasso aparente. Caminharam para ver e não sabiam nem o que procuravam ver! Por isso, foram possuídas de uma alegria imensa quando o anjo lhes anunciou que Jesus ressuscitara e que o sepulcro estava vazio. Hoje, o sepulcro continua vazio, porque Jesus Cristo está vivo e ressuscitado e vem ao nosso encontro para também nos motivar a prosseguir no nosso dia a dia. Como falou a elas, naquela manhã da Páscoa, Ele também nos diz: “Alegrai-vos”,  não tenhas medo”; “ide anunciar” .   Elas foram privilegiadas e escolhidas para serem as primeiras anunciadoras da Ressurreição de Jesus. Sem titubear elas obedeceram à voz do anjo e “partiram depressa, com medo, mas correram com grande alegria para dar a notícia aos discípulos”.    Nós precisamos também sair do nosso temor, da nossa acomodação diante dos fatos desagradáveis e ir à busca de Jesus, experimentar a Sua força para com muita alegria sair anunciando a Sua presença na vida das pessoas que pararam no sofrimento. A hora da provação é o momento mais oportuno para que tenhamos uma experiência com Jesus Ressuscitado. Para os que confiam em Jesus o sofrimento e a dor são apenas um trampolim para um estado de vida melhor.  Alegremo-nos, pois,  Jesus ressuscitou! – Você continua acomodado (a) nas coisas que não deram certo na sua vida? – Por que você não vai a busca de Jesus, mesmo achando que Ele ainda está sepultado? – Você já percebeu que o sepulcro está vazio e que não há razão para tristeza?

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine.Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul. Uma SANTA e FELIZ PÁSCOA.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento11 de abril de 2020 às 07:54

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir