.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 25 de abril de 2020

"FICA CONOSCO, POIS JÁ É TARDE..."Olivia Coutinho

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 26/04/20 - Lc24,13-35“

3º DOMINGO DA PÁSCOA


Quantas vezes, iniciamos o dia desanimados sem nenhuma motivação e no declinar deste dia, sentimos cansados, abatidos, sem nenhuma perspectiva de dias melhores, o que sentimos com mais frequência nos dias de hoje...
Quando os nossos dias, começam a perder a cor, ficar quando nossos passos já não nos levam pra lugar nenhum, é sinal de que não estamos reconhecendo a presença de Jesus na nossa vida, que está nos faltando algo imprescindível para dar sentido ao nosso existir e este algo é a fé! É a fé que dá colorido aos nossos dias, que nos dá força nos momentos difíceis, que mantém viva a nossa esperança em dias melhoras! É a fé que movimenta a nossa vida, que nos ampara nos momentos de desolações como estes que estamos vivendo agora.
A fé nos mantém de pé nos vendavais da vida!
A palavra de Deus, que nos é apresentada no evangelho deste domingo, nos convida a refletir sobre a importância de confiarmos nas promessas de Jesus, em tudo o que Ele disse! Foi esta confiança, que faltou aos dois discípulos intitulados como discípulos de Emaús, que não vendo mais razões para permanecerem em Jerusalém após a morte de Jesus, voltam para Emaús, um povoado um pouco distante de Jerusalém. Tristes e porque não dizer, decepcionados com tudo que acontecera com Jesus, a quem eles haviam depositado o destino de suas vidas, esses dois discípulos, deram como encerrada, a bela história de amor entre eles e Jesus.
Enquanto voltavam para Emaús, os dois discípulos, comentavam entre si, o que havia acontecido com Jesus, momento em que o próprio Jesus aparece no caminho e entra na conversa deles. Mesmo depois de conversarem bastante, eles não o reconhecem, estavam como que cegos, ainda carregando dentro deles, um Jesus morto que eles haviam visto pregado na cruz.
Como vemos, o nome destes dois discípulos, não foram citados no texto, o que significa, que eles representam todos aqueles que perdem a esperança facilmente, que se dão como vencidos diante à supostos fracassos, aqueles que demoram para reconhecer a presença de Jesus junto deles, que não confiam plenamente nas suas promessas. “O filho do homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará.” Mt 17,22-23.
Foi a falta de fé, que ofuscou os olhos destes discípulos, diante o Jesus vivo que caminhava com eles, levando-os a confundi-lo com um forasteiro. Jesus só foi reconhecido por eles, no momento em que Ele partiu o pão. Foi a partir deste instante, que os olhos dos discípulos se abriram e eles puderam vivenciar a alegria de estarem diante o Cristo Ressuscitado.
Movidos pela a alegria do reencontro com o Ressuscitado, os discípulos de Emaús, tomam o caminho de volta à Jerusalém, indo levar aos outros discípulos aquela boa notícia, isto é: falar-lhes da experiência que tiveram com Jesus Ressuscitado.
Que a lentidão dos “discípulos de Emaús” não se repita conosco, que nós não sejamos cegos, lentos, para reconhecer a presença de Jesus em nossa vida!
A narrativa nos desperta ainda, sobre a importância de buscarmos sempre um jeito atencioso de viver a fé, chama a nossa atenção para algo que quase não praticamos nas nossas relações humanas: ouvir o outro, caminhar com ele, conhecer a sua história, seus sonhos! Foi isto que Jesus fez ao caminhar com os discípulos de Emaús, Ele falou, ouviu, inteirou-se...
Não sejamos indiferentes ao outro, principalmente aos excluídos, pois nele está a presença do Cristo Ressuscitado.
A nossa missão nasce a partir do nosso encontro pessoal com o Cristo Ressuscitado e cresce à medida do nosso envolvimento com Ele na pessoa do nosso semelhante...

FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário