.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Encontro glorioso com a Pessoa de Jesus-Helena Serpa


18 DE ABRIL DE 2020

SÁBADO DA OITAVA DA

PÁSCOA

Cor: Branco

1ª Leitura - At 4,13-21


Leitura dos Atos dos Apóstolos 4,13-21
Naqueles dias: Os chefes dos sacerdotes, os anciãos e os escribas,
13ficaram admirados ao ver a segurança com que Pedro e João falavam, pois eram pessoas simples e sem instrução. Reconheciam que eles tinham estado com Jesus. 14No entanto viam, de pé,  junto a eles, o homem que tinha sido curado. E não podiam dizer nada em contrário. 15Mandaram que saíssem para fora do Sinédrio, e começaram a discutir entre si: 16'O que vamos fazer com esses homens? Eles realizaram um milagre claríssimo, e o fato tornou-se de tal modo conhecido por todos os habitantes de Jerusalém, que não podemos negá-lo. 17Contudo, a fim de que a coisa não se espalhe ainda mais entre o povo, vamos ameaçá-los, para que não falem mais a ninguém a respeito do nome de Jesus.'
18Chamaram de novo Pedro e João e ordenaram-lhes que, de modo algum, falassem ou ensinassem em nome de Jesus. 19Pedro e João responderam: 'Julgai vós mesmos, se é justo diante de Deus
que obedeçamos a vós e não a Deus! 20Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos.' 21Então, insistindo em suas ameaças, deixaram Pedro e João em liberdade, já que não tinham meio de castigá-los, por causa do povo. Pois todos glorificavam a Deus pelo que havia acontecido.
Palavra do Senhor.

Reflexão – "é justo que obedeçamos a Deus e não aos homens!
Pedro e João deram um verdadeiro testemunho de coerência inerente àqueles que têm uma experiência pessoal com o poder de Deus.  Eles testemunhavam Jesus e nada mais lhes importava.  A experiência real que tenhamos tido com o Cristo vivo na nossa vida, não poderá ser contestada por ninguém. Pedro e João falavam daquilo que viviam, com segurança, e eram obedientes ao mandado de Jesus: “Ide e evangelizai” anunciando  o Seu Nome e realizando prodígios com o poder do Espírito Santo. Mesmo sendo homens sem instrução e sem posses eles enfrentavam as autoridades e diziam: “Quanto a nós, não nos podemos calar sobre o que vimos e ouvimos”.  A nossa experiência com Deus é a base para que sejamos ou não firmes no propósito de fazer com que o reino de Deus seja conhecido. Os momentos de dificuldades e aflições pelos quais nós atravessamos a ajuda e o consolo que recebemos de Deus no nosso coração nas horas de sofrimento são sentimentos tão vivos em nós que ninguém poderá fechar a nossa boca nem que nos ameacem.  As nossas experiências não podem ser contestadas por ninguém que não tenha passado pela mesma situação. Por isso, Jesus Cristo nos mandou ir pelo mundo inteiro e falar para toda a criatura das coisas que vimos e ouvimos. Todos nós, como Pedro e João, precisamos nos manter firmes diante do mundo quando também formos questionados (as) e afirmar: “é justo que obedeçamos a Deus e não a vós! ”
- Você também teve alguma experiência da qual não pode deixar de falar? – Faça uma retrospectiva da sua vida e veja os momentos em que você sentiu a força e o poder do alto! – Dê testemunho das suas experiências e estará obedecendo ao mandado de Jesus, ide e evangelizai!

Salmo - Sl 117, 1.14-15. 16ab.18. 19-21 (R. 21a)
R. Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *
'Eterna é a sua misericórdia!'
14O Senhor é minha força e o meu canto, *
e tornou-se para mim o Salvador.
15'Clamores de alegria e de vitória *
ressoem pelas tendas dos fiéis.R.

16aA mão direita do Senhor fez maravilhas, +
16ba mão direita do Senhor me levantou, *
a mão direita do Senhor fez maravilhas!'
18O Senhor severamente me provou, *
mas não me abandonou às mãos da morte.R.

19Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *
quero entrar para dar graças ao Senhor!
20'Sim, esta é a porta do Senhor, *
por ela só os justos entrarão!'
21Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *
e vos tornastes para mim o Salvador!R.

Reflexão - O Senhor nos prova, mas nunca nos abandona nas mãos da morte. Toda experiência que tivermos na vida, seja de alegria ou de sofrimento, podemos ter certeza de que o Senhor está ciente e pronto para nos ouvir. Ele espera pelo nosso clamor, espera que saiamos da nossa autossuficiência e que estejamos debaixo da Sua proteção, porque na hora exata Ele ouvirá a nossa súplica. “O Senhor é minha força e o meu canto”.

 

Evangelho - Mc 16,9-15


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 16,9-15
9Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. 11Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar. 12Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 13Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito.
14Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. 15E disse-lhes: 'Ide pelo mundo inteiro
e anunciai o Evangelho a toda criatura! Palavra da Salvação.


Reflexão – “encontro glorioso com a Pessoa de Jesus”
Somente a experiência pessoal com Jesus fez com que os discípulos acreditassem que Ele havia ressuscitado. Percebemos isso na sequencia de fatos que se registraram depois que Jesus ressuscitou. Primeiramente Jesus apareceu a Maria Madalena e ela foi anunciar aos discípulos e estes não quiseram acreditar; depois, Jesus apareceu aos dois discípulos no caminho de Emaús e eles também foram anunciar, no entanto, a eles também não deram crédito. Finalmente os apóstolos se renderam depois que Jesus apareceu-lhes os repreendeu pela sua falta de fé. Nós também, para que possamos anunciar Jesus, falar sobre Ele com autenticidade, precisamos ter uma experiência concreta com Ele, de uma maneira forte e atuante. A fé em Jesus Cristo, a certeza de que Ele age e tem influência nas nossas ações, nos nossos sentimentos e no nosso testemunho de vida será como um estandarte para que as pessoas a quem encontramos também tenham o desejo de experimentar a salvação. Não é fácil também para nós acolher o mandado de Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda a criatura,” enquanto não tivermos também um encontro pessoal, glorioso com a Sua Pessoa. Por isso, Jesus vem a nós a cada dia  e quer se deixar encontrar na Eucaristia, na Palavra, na Oração. Todos nós poderemos ter esta experiência de fé com Jesus vivo e, assim, crendo, assumir o papel de anunciadores do Evangelho. A fé abre os nossos olhos e ouvidos para enxergar e escutar a Jesus que está muito próximo de nós, nos traz a paz e sopra sobre nós o Seu Espírito Santo. Somente pelo poder do Espírito nós também nos tornamos anunciadores da Boa Nova de Jesus. Obedecendo a sua ordem nós também nos tornamos Seus discípulos (as) e seguidores.  Peçamos a Jesus ressuscitado que abra os nossos olhos e ouvidos espirituais a fim de que tenhamos esta experiência forte com Ele. Precisamos cultivar a certeza de que Ele está vivo, muito perto de nós e, assim como acontece com outras pessoas nós possamos também “ir pelo mundo inteiro e anunciar o Evangelho a toda criatura”!     - Jesus já se manifestou vivamente na sua vida? – Você pode afirmar com todas as letras que JESUS ESTÁ VIVO! Faça isso, não perca tempo.

2 comentários:

  1. José Maria Nascimento18 de abril de 2020 às 06:53

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir