.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 13 de abril de 2020

“ALEGRAI-VOS!” Olivia Coutinho

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 13/04/20 - Mt28,8-15

OITAVA DA PÁSCOA.


Ainda estamos vivendo as alegrias do Domingo da Páscoa! 
O anuncio Pascal, continua massageando o nosso coração, afastando nossas angustias, nossas incertezas neste período nebuloso que estamos vivendo devido  a essa pandemia... A presença do Ressuscitado no meio de nós, nos acalenta, nos traz a certeza de que aconteça o que acontecer, não estaremos sós nesta travessia tão difícil...
“O Mistério Pascal é de tal importância na vida litúrgica da Igreja e na vida e atividade apostólica de todos os redimidos pelo o Sangue de Cristo, que a sua celebração se prolonga por mais cinquenta dias, número cheio de significado, pois exprime a plenitude da salvação, definitivamente alcançada por Jesus Ressuscitado e por Ele oferecida aos homens”.
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, chega até a nós, numa versão um pouco diferente do texto narrado por João, o qual refletimos ontem. Podemos ver neste evangelho, uma das cenas mais emocionantes de toda história: o primeiro encontro do humano com o Ressuscitado! Diz o texto, que Maria Madalena e uma outra Maria, foram as primeiras pessoas a fazer esta a experiencia, a vivenciarem esta alegria, foram elas, as primeiras testemunhas da ressurreição de Jesus!
“Não tenhas medo. Eu sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui. Ressuscitou como havia dito.” (Mt28,5-6). Depois de ouvirem estas palavras do anjo, estas duas mulheres, cheias de alegria vão correndo levar esta notícia aos discípulos. Enquanto corriam, Jesus aproximou-se delas e disse-lhes: “Alegrai-vos!” A partir de então, elas perderam o medo e num gesto profundo de amor e de fé, inclinam-se diante de Jesus abraçando seus pés... Foi um encontro que marcou a vida destas Marias que hoje representam todas as mulheres e homens  da face da terra, um encontro, que  possibilitou não somente a elas, mas a todos nós, visualizar um novo horizonte, tendo como presença permanente no meio de nós, o Cristo ressuscitado!
Tomadas de alegria, essas mulheres, vão levar aos discípulos, além desta Boa Notícia, um recado do Ressuscitado: “Ide anunciar aos meus irmãos, que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão.”
Podemos nos perguntar: porque Jesus escolheu a Galiléia para se encontrar com os discípulos depois da sua ressurreição? Provavelmente, por ter sido ali, o ponto de partida de sua caminhada rumo a Cruz. A caminhada de Jesus, com os discípulos para Jerusalém, foi uma verdadeira sala móvel de aula prática para eles. Foi durante esta caminhada iniciada na Galiléia, que Ele ia lhes ensinando na prática, como eles deveriam conduzir suas vidas, dar continuidade a sua missão, após sua volta para o Pai! Refazendo este caminho, que eles haviam feito na companhia de  Jesus, e desta vez, iluminado pelo o Espírito Santo que Jesus haveria de soprar sobre eles, os discípulos lembrariam de tudo o que Ele lhes ensinara enquanto caminhavam...
O final do texto, nos mostra duas realidades ainda presente no nosso meio: a mentira e a verdade. De um lado, a verdade representada pelas mulheres, que diante o túmulo vazio, testemunham a ressurreição de Jesus, tornando as primeiras mensageiras da mais bela notícia que já se ouviu aqui na terra. "Jesus Cristo Ressuscitou." E do outro lado, a mentira, representada pelo contratestemunho das autoridades, que numa última tentativa de negar a divindade de Jesus, a sua ressurreição, tentaram esconder do povo, a mais clara verdade: JESUS CRISTO RESSUSCITOU, ELE VIVE ENTRE NÓS!
A todo instante, somos chamados a fazer a experiência do amor de Deus, no encontro com o Cristo ressuscitado! É a partir deste encontro, que a nossa vida começa a se transformar, que o nosso medo dá lugar a coragem!
Fazer a experiência do Cristo ressuscitado, é abrir-se ao novo, é passar das trevas para a luz!
A pedra do sepulcro de Jesus, foi removida e junto dela, foram removidos também, todos os obstáculos que nos impediam de enxergar o belo da vida, de uma vida em Jesus!
A Ressurreição de Jesus nos traz a mais bela certeza: “Nada será contra nós, se Deus é a nossa favor!”

FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine.Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir