14 Junho
2019
Lectio
Primeira leitura: 2 Coríntios 4, 7-15
Irmãos, nós trazemos em vasos de barro o
tesouro do nosso ministério, para que se veja que este extraordinário poder é
de Deus e não é nosso. 8Em tudo somos atribulados, mas não esmagados;
confundidos, mas não desesperados; 9perseguidos, mas não abandonados; abatidos,
mas não aniquilados. 10Trazemos sempre no nosso corpo a morte de Jesus, para
que também a vida de Jesus seja manifesta no nosso corpo. 11Estando ainda
vivos, estamos continuamente expostos à morte por causa de Jesus, para que a
vida de Jesus seja manifesta também na nossa carne mortal. 12Assim, em nós
opera a morte, e em vós a vida. 13Animados do mesmo espírito de fé, conforme o
que está escrito: Acreditei e por isso falei, também nós acreditamos e por isso
falamos, 14sabendo que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, também nos há-de
ressuscitar com Jesus, e nos fará comparecer diante dele junto de vós. 15E tudo
isto faço por vós, para que a graça, multiplicando-se na comunidade, faça
aumentar a acção de graças, para a glória de Deus.
O "tesouro" a que se refere Paulo é
a luz que Deus faz brilhar no coração para que resplandeça o conhecimento da
glória divina, que irradia em Cristo. O v. 6, omitido pela liturgia
manifesta-nos esse sentido: «O Deus que disse: das trevas brilhe a luz, foi
quem brilhou nos nossos corações, para irradiar o conhecimento da glória de
Deus, que resplandece na face de Cristo». O "tesouro" é, pois, o
conhecimento/experiência de Cristo, em cujo rosto resplandece a glória divina.
O "vaso de barro» é a personalidade global do homem.
Paulo volta à sua autobiografia, ainda que o «nós» (v. 7) possa envolver paradigmaticamente muitos outros, incluindo os irmãos da comunidade de Corinto. A imagem do «tesouro em vasos de barro» é sugestiva e eficaz para resumir a distância entre uma preciosidade e o estojo que a leva, entre a segurança do valor e a fragilidade da consciência que dele temos, entre o «extraordinário poder» que vem de Deus e a nudez da impotência humana. Não se trata de menosprezo pelo homem ou pela sua condição, mas de exaltação da genialidade divina. A aventura pessoal de Saulo/Paulo explica a opção didáctica do Apóstolo que usa pólos contrastantes para captar de modo quase provocatório a atenção dos leitores para que saibam ler os sinais.
Paulo volta à sua autobiografia, ainda que o «nós» (v. 7) possa envolver paradigmaticamente muitos outros, incluindo os irmãos da comunidade de Corinto. A imagem do «tesouro em vasos de barro» é sugestiva e eficaz para resumir a distância entre uma preciosidade e o estojo que a leva, entre a segurança do valor e a fragilidade da consciência que dele temos, entre o «extraordinário poder» que vem de Deus e a nudez da impotência humana. Não se trata de menosprezo pelo homem ou pela sua condição, mas de exaltação da genialidade divina. A aventura pessoal de Saulo/Paulo explica a opção didáctica do Apóstolo que usa pólos contrastantes para captar de modo quase provocatório a atenção dos leitores para que saibam ler os sinais.
Evangelho: Mateus 5, 27-32
Naquele tempo, disse Jesus aos seus
discípulos: 27«Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério. 28Eu, porém,
digo-vos que todo aquele que olhar para uma mulher, desejando-a, já cometeu
adultério com ela no seu coração. 29Portanto, se a tua vista direita for para
ti origem de pecado, arranca-a e lança-a fora, pois é melhor perder-se um dos
teus órgãos do que todo o teu corpo ser lançado à Geena. 30E se a tua mão
direita for para ti origem de pecado, corta-a e lança-a fora, porque é melhor
perder-se um só dos teus membros do que todo o teu corpo ser lançado à Geena.»
31«Também foi dito: Aquele que se divorciar da sua mulher, dê-lhe documento de divórcio. 32Eu, porém, digo-vos: Aquele que se divorciar da sua mulher - excepto em caso de união ilegal - expõe-na a adultério, e quem casar com a divorciada comete adultério.»
31«Também foi dito: Aquele que se divorciar da sua mulher, dê-lhe documento de divórcio. 32Eu, porém, digo-vos: Aquele que se divorciar da sua mulher - excepto em caso de união ilegal - expõe-na a adultério, e quem casar com a divorciada comete adultério.»
Mateus apresenta-nos hoje mais uma antítese
usada por Jesus, neste caso, visando o adultério. Mais uma vez, o Senhor acaba
com a distinção, própria dos fariseus, entre a intenção e a acção, e declara o
princípio da unidade: adultérios do coração, dos olhos, das mãos, são
igualmente proibidos. São mencionados os olhos e as mãos pela participação que
têm nos desejos do coração. Relativamente à certidão de repúdio, Jesus admite
uma única excepção: o caso de união ilegal. Será só uma excepção, ou deverá
entender-se que o divórcio, neste caso, não só é permitido, mas exigido pela
lei judaica? Ainda não há uma resposta satisfatória. Mas notemos a posição de
Cristo em defesa das categorias mais fracas e no restabelecimento da ordem
social. Jesus tomará esta mesma atitude quando se referir às crianças (Mt 18,
1-10).
Meditatio
Cristo, misericórdia de Deus, morreu na cruz
para nos salvar. O cristão é chamado a partilhar esse mistério de morte, que
leva à vida.
Na primeira leitura, esse mistério é expresso por Paulo quando fala do clima de perseguição em que exerce o seu ministério, isto é, quando proclama a ressurreição do Senhor no meio de muitas tribulações: «Somos atribulados, mas não esmagados; confundidos, mas não desesperados; perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não aniquilados.» (vv. 8-9). Parece um discurso ilógico, e é desconcertante. É desconcertante se não se relacionar com o mistério de Cristo. Paulo acrescenta: «Trazemos sempre no nosso corpo a morte de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifesta no nosso corpo» (v. 10). Deus colocou nos vasos de barro da nossa pobre humanidade, pelo mistério de Cristo, o tesouro da sua ressurreição, «para que a vida de Jesus seja manifesta também na nossa carne mortal» (v. 11). Não podemos pretender uma vida tranquila, sem dificuldades, sem provações, sem perturbações. Não foi esse o caminho do Senhor, e não pode ser esse o nosso caminho. Que o Senhor nos ajude a ver em todos os sofrimentos a sua cruz, isto é, a passagem para a vida.
As palavras duras do Evangelho pretendem alertar-nos para atitudes de condescendência e de cedências para com a nossa sociedade permissiva, que apenas busca a satisfação imediata, a felicidade aparente que a droga, o divórcio, o aborto, o desregramento sexual parecem dar. A nossa sociedade proclama diversas "libertações", em que facilmente nos podemos deixar levar, sem nos darmos conta da degradação da nossa dignidade humana. As tremendas palavras do Senhor: «Se a tua vista direita for para ti origem de pecado, arranca-a e lança-a fora... se a tua mão direita for para ti origem de pecado, corta-a e lança-a fora...», expressam a decisão com que havemos de evitar o mal e procurar o bem. O "bem" é tudo aquilo que nos permite realizar-nos como pessoas humanas, criadas à imagem de Deus, e destinadas à comunhão com Ele. Tudo aquilo que dificulte ou impeça a realização dessa fundamental vocação do homem há ser deitado fora, custe o que custar. Como dizem as nossas Constituições, «Partilhamos as aspirações dos nossos contemporâneos, como abertura possível ao advento de um mundo mais humano, ainda que elas contenham o risco de um malogro e de uma degradação» (Cst 37).
Há iniciativas que exigem um grande sentido de responsabilidade e nas quais os cristãos, e particularmente, os religiosos podem e devem colaborar. Mas é sempre necessário um sábio discernimento pessoal e comunitário, para não serem instrumentalizados e não favorecerem maiores abusos e injustiças.
Que o Senhor nos encha do seu Espírito, nos afaste do mal e nos impulsione para o bem. Que nos faça «luz do mundo».
Na primeira leitura, esse mistério é expresso por Paulo quando fala do clima de perseguição em que exerce o seu ministério, isto é, quando proclama a ressurreição do Senhor no meio de muitas tribulações: «Somos atribulados, mas não esmagados; confundidos, mas não desesperados; perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não aniquilados.» (vv. 8-9). Parece um discurso ilógico, e é desconcertante. É desconcertante se não se relacionar com o mistério de Cristo. Paulo acrescenta: «Trazemos sempre no nosso corpo a morte de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifesta no nosso corpo» (v. 10). Deus colocou nos vasos de barro da nossa pobre humanidade, pelo mistério de Cristo, o tesouro da sua ressurreição, «para que a vida de Jesus seja manifesta também na nossa carne mortal» (v. 11). Não podemos pretender uma vida tranquila, sem dificuldades, sem provações, sem perturbações. Não foi esse o caminho do Senhor, e não pode ser esse o nosso caminho. Que o Senhor nos ajude a ver em todos os sofrimentos a sua cruz, isto é, a passagem para a vida.
As palavras duras do Evangelho pretendem alertar-nos para atitudes de condescendência e de cedências para com a nossa sociedade permissiva, que apenas busca a satisfação imediata, a felicidade aparente que a droga, o divórcio, o aborto, o desregramento sexual parecem dar. A nossa sociedade proclama diversas "libertações", em que facilmente nos podemos deixar levar, sem nos darmos conta da degradação da nossa dignidade humana. As tremendas palavras do Senhor: «Se a tua vista direita for para ti origem de pecado, arranca-a e lança-a fora... se a tua mão direita for para ti origem de pecado, corta-a e lança-a fora...», expressam a decisão com que havemos de evitar o mal e procurar o bem. O "bem" é tudo aquilo que nos permite realizar-nos como pessoas humanas, criadas à imagem de Deus, e destinadas à comunhão com Ele. Tudo aquilo que dificulte ou impeça a realização dessa fundamental vocação do homem há ser deitado fora, custe o que custar. Como dizem as nossas Constituições, «Partilhamos as aspirações dos nossos contemporâneos, como abertura possível ao advento de um mundo mais humano, ainda que elas contenham o risco de um malogro e de uma degradação» (Cst 37).
Há iniciativas que exigem um grande sentido de responsabilidade e nas quais os cristãos, e particularmente, os religiosos podem e devem colaborar. Mas é sempre necessário um sábio discernimento pessoal e comunitário, para não serem instrumentalizados e não favorecerem maiores abusos e injustiças.
Que o Senhor nos encha do seu Espírito, nos afaste do mal e nos impulsione para o bem. Que nos faça «luz do mundo».
Oratio
Eu Te bendigo, Pai bom, porque, pela palavra
de Jesus, me escolheste como teu servo para glorificar o teu nome santo.
Eu Te bendigo, Senhor Jesus, pela tua morte e ressurreição porque, por meio delas, venceste a minha morte e me preparaste para a ressurreição.
Eu Te ofereço, Espírito Santo de Deus, como sacrifício de louvor, os meus olhos e as minhas mãos, para que me defendas de todo o escândalo causado ou sofrido, e purifiques toda a minha sensibilidade humana.
Glória a Ti, Trindade Santíssima, pelos séculos dos séculos. Amen.
Eu Te bendigo, Senhor Jesus, pela tua morte e ressurreição porque, por meio delas, venceste a minha morte e me preparaste para a ressurreição.
Eu Te ofereço, Espírito Santo de Deus, como sacrifício de louvor, os meus olhos e as minhas mãos, para que me defendas de todo o escândalo causado ou sofrido, e purifiques toda a minha sensibilidade humana.
Glória a Ti, Trindade Santíssima, pelos séculos dos séculos. Amen.
Contemplatio
Nada custa a quem ama, nem o trabalho, nem a
fadiga, nem a dor. «O meu jugo é doce e o meu fardo é leve», diz o bom Mestre,
porque não custa levar um fardo para aquele que se ama. «Quem ama a Deus, diz
S. João, observa os mandamentos e os mandamentos são-lhe ligeiros» (Jo 5, 3). O
amor faz tudo levar com alegria. Nada custava aos três hóspedes da santa casa
de Nazaré, nem fadigas, nem privações, nem dores de qualquer género, porque
tudo era para Deus e pelas almas. Jesus estava /200 já na mesma disposição do
Calvário: «Tomou a cruz com alegria» (Heb 12, 2). Levava com a mesma alegria as
cruzes de Nazaré. S. Paulo dizia no mesmo espírito: «Eu regozijo-me nas minhas
tribulações» (2Cor 7, 2). Se soubesse dizer a todo o sofrimento que se
apresenta: «Aceito-o pelo meu Bem-amado e pelas almas que lhe são caras», todo
o sofrimento me seria ligeiro. É o que exprime Santo Agostinho quando diz:
«Quando o trabalho é amado, já não há sofrimento». Ó minha alma, ama Jesus. É o
segredo da felicidade como em Nazaré. (Leão Dehon, OSP 3, p. 199s.).
Actio
Repete frequentemente e vive hoje a palavra:
«Trazemos no nosso corpo a morte de Jesus,
para que também a vida de Jesus seja manifesta no nosso corpo» (2 Cor 4, 10).
«Trazemos no nosso corpo a morte de Jesus,
para que também a vida de Jesus seja manifesta no nosso corpo» (2 Cor 4, 10).
Obrigado Senhor, obrigado Dehonianos !!!
ResponderExcluir