.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 8 de março de 2016

OBEDIENTE AO PAI JESUS ENFRENTOU TODOS OS DESAFIOS DO SEU MINISTÉRIO! - Olívia Coutinho

 
Dia 11 de Março de 2016
 
Evangelho de Jo7,1-2.10.25-30
 
Jesus, ao contrário de nós, não pulava etapas, Ele não atropelava os planos de Deus, seguia tudo a risca, isto é, seguia o que era determinado   por Ele!
Como Filho de Deus, Jesus não  precisaria  de se precaver tanto,  mas em alguns momentos Ele teve que se precaver, não por medo, mas  para evitar um confronto com os seus adversários, o que poderia  comprometer o projeto de Deus que deveria se desenvolver passo a passo, na relação humano com humano!
Deus quis salvar o humano contando com o próprio humano, o  que podemos constatar no início de toda historia, quando Ele quis se fazer um  de nós, nascendo  de uma mulher, ou seja, o projeto de Deus começou a se desenvolver a partir de um “sim” humano: o “Sim” de Maria!
 Mesmo sendo o Filho de Deus, Jesus, como nós, passou por grandes dificuldades.  No curto espaço de tempo que viveu aqui na terra, Ele foi perseguido o tempo todo, simplesmente por fazer o bem!
As autoridades tramavam um jeito de tirar Jesus do caminho deles, mas Ele  não  morreria  sem antes  cumprir a sua missão.
Para que o projeto de Deus em favor da humanidade se concretizasse, Jesus teria que passar por caminho difíceis, assumir  todos os riscos.  Ao tomar para si, a bandeira da justiça, Ele contrariou  os interesses dos poderosos, atraindo para si, a ira deles!
 Obediente ao Pai, Jesus enfrentou com coragem  todos os desafios do seu ministério, não levando em conta a hostilidade daqueles que tentavam a todo custo tirá-lo do caminho deles!
O evangelho de hoje, num contexto de  um clima tenso,  nos mostra que Deus é o Senhor da vida, que  nada acontece sem o seu consentimento!
O texto narra um do muitos desafios que Jesus, na sua condição humana, teve que enfrentar para dar continuidade ao seu ministério. Tudo acontece na ocasião de uma festa judaica, quando Jesus é desafiado pelos próprios irmãos que ainda não acreditavam Nele. (Jo7,3-5)
(É bom lembrarmos que quando um texto bíblico diz: “irmãos de Jesus” está se referindo aos seus parentes. Na cultura judaica, “parentes” eram chamados de irmãos.) 
A princípio, Jesus disse que não iria a festa, para  não se expor, já que Ele sabia que os judeus queriam matá-lo, mas depois, decidiu ir como que às escondidas. (Jo,7,8-10)  
Jesus  depositava a sua segurança no Pai, por isto, Ele pregava livremente, sem medo de falar da verdade em alta voz! O determinante para Jesus, não era agradar este ou aquele, e sim, cumprir a sua missão, mantendo-se fiel à aquele que  o enviou!
Jesus  pregava com autoridade, pois falava  aquilo que ouvia do Pai, diferente dos mestres da lei que falavam sem convicção, falavam  o que ouvia dos outros!
Nem todos os  que procuravam  Jesus, estavam de fato com  Ele! Em meio a multidão que o cercava,  estavam os que gostavam de ouvi-lo,  mas estavam também, aqueles que o odiava, que não o aceitava com o Messias!
Os judeus esperavam pelo o Messias anunciado pelos profetas,  mas Eles queriam alguém de pulso forte, que fosse  libertá-los do poder romano, por isto não quiseram aceitar um Messias com o olhar votado para os pobres.
Como qualquer ser humano, Jesus não queria morrer e nem era da vontade do Pai que isso acontecesse, a história da salvação, não foi uma história escrita, tendo Jesus como o personagem que morre no último capítulo, a morte de Jesus, foi consequência da maldade humana!
Jesus, o profeta Maior de todos os tempos, foi corajoso, Ele anunciava  a verdade  e denunciava as injustiças sem medo, em momento algum, Ele provocou  perseguição para  si, mas também, não se defendeu  calando-se  diante as injustiças!
O jeito de Jesus agir e reagir  diante aos conflitos, nos ensina a superar os desafios da nossa missão, como continuadores da sua presença aqui na terra, não podemos curvar diante os desafios e nem deixar que  o medo nos impeça de seguir em frente, de dar continuidade a missão que a nós foi confiada.
 Embora, na cruz, Jesus tenha pedido ao Pai que afastasse  Dele, aquele cálice, Deus não o  tirou da Cruz, por nossa causa! Como podemos perceber, um investimento alto para nos libertar da escravidão  pecado. 
Que resposta temos dado, a este amor tão grande?
 
 FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário:

  1. SO´´ INJUSTIÇAS TEMOS PRATICADO NESTE MUNDO,MUITO LONGE DO DESEJO DE NOSSO PAI.TEMOS QUE PARAR E REFLETIR NO QUE ESTAMOS FASENDO,SENAO A NOSSA HUMANIDADE CADA VEZ MAIS ,ESTARA AFUNDANDO.POR ISSO PEÇAMOS A MIZERICORDIA DE NOSSO PAI.

    ResponderExcluir