.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

“Pedro ouviu o chamado de Jesus” - Claudinei M. Oliveira.




Quinta - feira, 06  de Setembro  de 2012.
Evangelho: Lc  5, 1-11

            Como ouvir o chamado de servir o reino de Deus? Como perceber que a messe precisa de operários para dar continuidade no projeto de vida de Jesus? Como ousar a ouvir o apelo do Senhor para compor a mesa do trabalho do bem?
            Pedro um pescador rude, de pouco conhecimento, de natura conservadora, trabalhava incessantemente para dar comida para sua família. Pedro era pescador no lago de Genesaré. De repente, inesperadamente, teve um encontro inesquecível, encontrou Jesus um grande pescador, não só de peixe, mas um grande pescador de homens.
            Jesus desafiou os pescadores, pediu que jogasse as redes nas águas profundas, mas  O repreenderam  afirmando que tinham passado a noite toda pescando e nada tinha conseguido. Jesus insistiu que lançasse as redes e de fato ficaram surpreso com o resultado. Malharam tantos peixes que encheram duas barcas.
            Pedro olha para Jesus e reconhece como o Filho do Senhor que tinha uma linda missão: lançar as redes para malhar o povo de Deus na sua ternura, ou seja, ser um pescador de homens e transformá-los em instrumentos do reino.
            Na verdade Jesus estava formando sua comunidade. Precisava de homens fortes, corajosos e destemidos para levar avante testemunho de fé; precisava de gente como Pedro que mesmo sabendo que no lago não tinha como pescar, pois os peixes estavam em falta, obedeceu as ordens e viu o quanto foi maravilhoso, pois a recompensa veio peloo esforço.
            Esta linda mensagem deixada pelo evangelista Lucas enaltece o querer do homem em almejar a vontade do Pai. Não ter remorso em anunciar a palavra verdadeira para os homens que ainda não a conhecem, porém, exaltar  no coração do homem descrente a tentação de seguir os passos da libertação a partir do Cristo Libertador.
            Pedro foi motivado por Jesus a abandonar tudo e segui-lo pelos caminhos da vida. Não hesitou e partiu para também anunciar a boa-nova aos pobres e humildes. Nas suas intervenções junto ao povo necessitado, Pedro  acalentou muitos entristecidos, direcionou projetos de vida, curou pessoas travadas pelos males, libertou muitos tomados pelo demônio. Pedro fez a parte dele porque acreditou no Cristo, na vida e na hombridade.
            O homem hoje também é chamado para fazer parte deste grupo de anunciadores da palavra que liberta. Porém, não basta falar, não basta teorizar, mas agir, arregaçar as mangas da camisa e colocar a mão na massa. Quando o homem ouve o chamado não deve fazer de surdo ou fingir que não foi com ele que o Senhor está chamando, mas estar de prontidão para o trabalho.
            Quantas coisas erradas o homem enxerga hoje. Nem vamos listrá-las, mas, já sabe-se de antemão que o povo de Deus ainda continua arruinado na sua dignidade. Ainda há muito exploração pelos poderosos, há muita violência contra a vida dos humildes, há desprezo exacerbado com os mais fracos.
            Jesus pede para que não fique inerte diante de tantas atrocidades contra o povo de Deus. O homem precisa mexer com seriedade a fim de coibir os maus tratos que assolam o seu povo. Você que está lendo está reflexão também é chamado para compor a messe, do mesmo modo eu também sou chamado a todo instante, cabe a nós darmos a contrapartida e lutar para que o reino de Deus aconteça em nosso meio com destreza e felicidade.
            Enfim, lançar as redes no logo e malhar peixes é uma tarefa não tão complicada, mas lançar redes para pescar homens que ainda não compreenderam os ensinamentos de Jesus não é tão fácil, porém, nosso Deus vai à frente guiando os caminhos e dando força para o trabalho acontecer com vigor. Tenha coragem e lute pelo irmão vencer as tentações diabólicas da vida, tenho certeza que Deus estará louvando sempre pela atitude acertada. Amém!
            Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário