.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

“ELE TEM FEITO BEM TODAS AS COISAS” - Olívia Coutinho



XXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia 09 de Setembro de 2012

Evangelho de Mc 7, 31-37

Neste Mês da Bíblia, somos convidados a cada dia, a abrir as páginas deste livro sagrado, a dar uma atenção especial à palavra de Deus, palavra que  liberta, que  orienta, que  nos ensina o caminho da vida!
O amor de Deus pela humanidade, manifestado  nas ações misericordiosas de Jesus, nos dá a certeza de que nunca estamos sós!
Em todos os seus ensinamentos, Jesus sempre deixou claro, que só o amor constrói, só o amor gera vida.  Na sua trajetória terrena, Ele fazia longas caminhadas ao encontro dos sofredores, testemunho que deve chegar até a nós, como um convite a fazer o mesmo. Todas as nossas atitudes devem convergir para um bem maior: o amor! O amor cria e recria vida, abre caminhos, impulsiona, desinstale,  leva-nos  ao encontro dos que se encontram  aprisionados pelas correntes da exclusão.
Quem carrega no peito, os mesmos anseios de Jesus, sente necessidade de partilhar a vida, de ir ao encontro do outro, de se tornar caminho de libertação para o excluído.
O evangelho que a liturgia deste domingo  nos apresenta, vem nos  falar de um Deus  comprometido com a vida, com a felicidade humana. Um Deus, que aposta continuamente na  renovação e na transformação do homem. Um Deus que não desiste de nós, mesmo quando na nossa ingratidão, O rejeitamos.
Quantos de nós, permanecemos  fechados no nosso egoísmo, na nossa auto-suficiência, sem abrir o coração para acolher a verdade  que liberta, preferindo  viver de  acordo com a nossa “verdade”.
A ação libertadora de Jesus, nos corações daqueles que se abrem  a  sua verdade, é transformadora,  capaz de nos libertar da  pior de todas as surdez : a surdez de quem não quer ouvir, para não ter que mudar.
O amor de Deus não tem fronteira, foi este amor que levou Jesus ao território pagão, quebrando as muralhas do preconceito, reafirmando  que Jesus  não veio somente para um povo, e   sim; para todos!
Antes de abrir os ouvidos daquele surdo e soltar a sua língua, Jesus se abre aos excluídos!
Com este gesto concreto de amor, Jesus nos mostra o quanto é importante, estarmos  sempre  abertos a  sua ação libertadora. Ele  abre os ouvidos daquele surdo, porque ele  se mostra aberto à sua ação libertadora!
          O homem vibra de alegria diante das maravilhas que Jesus realizou a seu favor. E mesmo tendo sido recomendado por Jesus, para não contar o ocorrido a ninguém, ele saiu espalhando aquele  grande feito! 
Completamente libertado da surdez,  que o impedia de  viver socialmente, aquele homem, agradecido, retoma  a vida, se abrindo ao novo!
Hoje, vivemos numa cultura geradora de surdos e mudos, pessoas  impedidas de ouvir e de falar. 
Em sua missão, Jesus iniciou uma nova criação e hoje, Ele coloca  em nossas mãos, a responsabilidade de dar continuidade a essa  missão libertadora, devolvendo a vida e libertando os oprimidos e mutilados por esta sociedade que tenta a todo custo abafar o seu grito.
Não podemos esquecer nunca, de que, em cada um dos excluídos, está a presença viva do próprio Cristo, que clama por uma vida digna.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário