.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 17 de março de 2017

“SENHOR DÁ-ME DESSA ÁGUA...”- Olivia Coutinho.

 
3º DOMINGO DA QUARESMA
 
Dia 19 de Março de 2017
 
Evangelho de Jo4,5-42
 
 Estamos no terceiro domingo da Quaresma! A liturgia deste  tempo, nos convida  a mergulhar no Mistério do amor do Pai, numa escuta atenta das   palavras de seu Filho Jesus.
Em todos os ensinamentos de Jesus, há sempre um apelo de conversão, e neste tempo de preparação para a Páscoa,  este apelo se intensifica ainda mais, é o amor de Jesus querendo falar mais forte ao nosso coração, assegurando-nos de  que o Pai não desiste de nós!
Jesus não quer perder nenhum dos que o Pai lhe confiara, por isto Ele está sempre nos chamando à conversão, a uma conversão sincera que nos leve ao arrependimento, a reparar o mal que fizemos ao outro como também perdoar o mal que ele nos fez. É importante lembrarmos,  que  a  nossa conversão, deve ser diária, o tempo todo, já que  são muitos, os adversários do bem,  querendo nos tirar de Deus.
Como caminheiros da esperança, que caminha rumo a uma nova Jerusalém, queremos nos imunizar contra o mal, bebendo da água viva que jorra do coração misericordioso de Jesus.
O evangelho que a liturgia de hoje  nos convida a refletir, narra o encontro de uma  mulher samaritana com Jesus, um encontro casual, que mudou o rumo de uma vida  marcada pela dor  do preconceito que lhe roubava o direito à vida!
 Na narrativa, podemos  perceber como Jesus se portava  diante os preconceitos as discriminações sociais, religiosas presentes até mesmo nos discípulos!  Jesus reprova   todo tipo de exclusão acolhendo a todos de maneira indistinta. 
É Jesus quem inicia o diálogo: ”Dá-me de beber”! Isso nos mostra a natureza humana de Jesus: querer depender do outro, para chegar ao seu coração!  No desenrolar daquele diálogo com linhas poéticas, aquela mulher redescobre a si mesma, sente-se liberta, restaurada diante o Messias!
Jesus  escuta, acolhe, promove aquela mulher sem nome, fala com ela, de uma água viva que transborda de seu coração, enfim: Jesus encontra fé, onde para os judeus, era impossível encontrar.
Todos nós sabemos, que entre os judeus e os samaritanos, havia uma barreira intransponível, os judeus  julgavam-se  superiores, o povo escolhido de Deus,  eles  acreditavam que uma aproximação com Deus, só seria possível, mediante ao cumprimento rigoroso  das leis, leis que nem sempre eram em favor da vida. Eles colocavam o cumprimento das leis, acima da vida,  por isso não  aceitavam a mensagem de Jesus que  colocava a vida acima de toda e qualquer lei!  Já os samaritanos, que eram vistos pelos judeus como impuros,  acolheram Jesus e a sua proposta de vida nova! Eles não tinham o conhecimento  das leis, mas viviam a lei maior, que é a lei do amor! Vejamos a “Parábola do bom Samaritano”: Lc10,25-37)
Saciada  de uma  água viva, aquela samaritana,  a partir do encontro com  Jesus, passa a ser  missionária do seu próprio povo! De evangelizada por Jesus, ela passa a ser evangelizadora, levando a  sua mensagem  para o seu povo, um povo, que até então, não conhecia a verdade que liberta! Graças ao seu testemunho, muitos Samaritanos puderam  fazer a mesma  experiência que ela fez:  um encontro pessoal com Jesus! E assim, muitos deles, puderam  beber da água que verdadeiramente mata a sede!
Num diálogo com  uma mulher pagã,  Jesus quebra a barreira do preconceito, reafirmando, que o Reino de Deus, não é destinado a um só povo, o Reino de Deus é para todos!
 Podemos tirar várias lições desta  belíssima narrativa: o  encontro de Jesus com a samaritana, foi um encontro de libertação, de transformação, um encontro,  que mudou  não somente a vida daquela mulher marginalizada, como também, de muitos, do seu povo!
Quem faz a experiência de Jesus em sua vida bebendo da água viva que jorra do seu coração misericordioso, tem a  vida transformada, pois somente esta água viva, tem o poder de purificar, de modificar vidas!
Não precisamos sair em busca de outras  fontes, se temos ao nosso alcance, esta  fonte de água viva que é  Jesus! Que esta  água viva, que sacia a nossa sede e que irriga todo o nosso ser,  nos transforme em afluentes de um  rio de água viva, que nos conduzir  ao imenso oceano de amor, que é  o coração do Pai!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

2 comentários:

  1. Maria Marlete Bini Marcelino18 de março de 2017 às 17:00

    Boa noite!
    Mais uma vez venho até vos buscar suas sábias palavras de reflexão, para que eu possa usa-las na manha deste domingo em minha comunidade.
    Agradeço imensamente, muito obrigada!
    Grande abraço
    Maria Marlete Bini Marcelino
    Paróquia Cristo Rei
    Município de Trombudo Central - SC

    ResponderExcluir
  2. Que Deus te ilumine minha irmã em Cristo!
    Olivia Coutinho

    ResponderExcluir