.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 16 de março de 2017

JESUS, FONTE DE ÁGUA VIVA – Maria de Lourdes Cury Macedo.

Domingo, 19 de março de 2017.
Evangelho de Jo 4, 5-42.

A Samaritana era uma mulher, uma prostituta, portanto pecadora, uma pessoa discriminada na época de Jesus, por ser mulher e prostituta. As mulheres eram proibidas de falar com qualquer homem quando saíam de casa.
Os Samaritanos eram inimigos dos judeus. O conflito entre judeus e samaritanos era bem antigo. Vinha desde séculos passados, quando os samaritanos adotaram as divindades introduzidas pelos povos estrangeiros que invadiram o Reino do Norte.
Jesus sai de sua terra, a Galileia, e vai à Samaria, cansado sentou-se a beira do poço. Lá Jesus se encontra com essa mulher que fora ao meio dia buscar água. Ela foi só porque era discriminada pelas outras mulheres. Naquele tempo o poço era um lugar de encontro dos namorados, dos comerciantes, dos pastores que levavam seu rebanho para dar de beber.
Jesus sempre busca o perdido, o excluído, o discriminado. Jesus inicia um diálogo com a samaritana. Jesus busca, acolhe, ama.  Ao pedir à Samaritana que lhe desse de beber, Jesus lhe dava o dom de crer. E saciada sua sede de fé, Jesus lhe acrescentou o fogo do amor, que é o Espírito Santo.
Portanto, nesta conversa com Jesus, a Samaritana encontra um sentido para sua vida e parte para uma nova vida, para a mudança interior, para a CONVERSÃO. Ela encontra-se com Jesus que preenche o vazio do seu coração. Cheia do amor de Jesus ela vai anunciar aos outros que encontrou o Cristo. Ela vai à cidade e diz ao povo: Vinde ver um homem que me disse tudo o que eu fiz. Será que ele não é o Cristo, o Messias? O povo saiu da cidade e foi ao encontro de Jesus.
Jesus transformou aquela mulher pecadora numa fonte de água viva que jorra para a vida eterna; ela saiu de si para levar Jesus a outras pessoas. Um convertido leva outros à conversão pelo seu testemunho e pelo seu anúncio.
O que é encontrar-se com Jesus?
É reconhecer Jesus como nosso Senhor, Salvador e Deus. É fazer a experiência de sentir a presença dele em nossa vida, nas horas alegres e tristes, enfim em todos os momentos da vida. É ter certeza que Jesus está ao nosso lado e mais está dentro de nós, no nosso coração, que Ele cuida de nós. É ter certeza que Ele caminha conosco dando–nos força, esperança, coragem, entusiasmo, certeza de Salvação eterna.
Todos que aceitam Jesus, que deixam Jesus agir na sua vida, que seguem seus ensinamentos, que faz a experiência de Jesus na sua vida, que se encontram com Jesus, bebe da água viva que ele oferece, a ÁGUA VIVA é o Espírito Santo.
Quando mergulhamos no poço de Água Viva bebemos a água da justiça, da igualdade, da fraternidade, do amor, do perdão, da paz, da felicidade, da alegria, da salvação, da vitória, da santidade, da comunhão, da vida eterna.
Todas as pessoas que se encontraram um dia na sua vida com Jesus, fizeram como a samaritana: saíram, correram em busca de mais pessoas para chegarem até Jesus, para conhecê-lo e amá-lo.
Jesus é o portador da água que mata a sede para sempre, a da samaritana e a nossa também. Jesus é a Água Viva, e Ele nos dá essa água viva, que é o Espírito Santo que enche os corações de verdadeiro Amor. Quem se deixa guiar por Ele, encontra a paz e não precisa de mais nada, como os santos que viveram sem bens materiais, muitas vezes no sofrimento e na dor, mas se sentiam felizes e em paz porque para eles só bastava o amor de Deus.
Jesus é a Água viva porque Ele nos dá o Espírito Santo que mata a nossa sede de amor, de paz, de justiça, de felicidade.
Jesus nos chama à CONVERSÃO. Ele oferece um modelo de vida aos seus seguidores, que é a sua própria vida.
O mundo nos oferece um modelo que não serve para nós cristãos, e ainda nos fazem infelizes, porque nos ensina o egoísmo, o ter (lucrar sempre), dominar, explorar (poder). O resultado é uma sociedade injusta, violenta, egoísta, etc.
Quem vive os valores do mundo, vive longe de Deus, não vive a fé em Jesus Cristo; leva uma vida sem se preocupar com o próximo, com o irmão; rejeita os outros; não sabe perdoar; vive sem compromisso; não se importa com a injustiça; nega ajuda e serviço na Igreja e na comunidade; não valoriza os outros; tem atitudes egoístas; não é autêntico; se cala diante da mentira; não fala a verdade; não é amigo; é inconstante; leva uma vida vazia; e não desenvolve os dons recebidos de Deus.
Pois bem, não é possível seguir Jesus Cristo ressuscitado, sem uma mudança profunda no coração. Jesus exige deixar o que é velho, e entrar numa vida nova. E essa vida nova consiste em viver como Jesus viveu, identificar-se com seus critérios, suas atitudes, sua forma de ser; identificar-se com seu projeto de vida. Quem segue Jesus tem de mudar profundamente, deixar o pecado, o caminho errado, isto é, o homem velho, e seguir o caminho certo ensinado por Jesus, sendo assim um homem novo.
Façamos como a samaritana que descobriu a verdadeira fonte – Jesus - de onde jorra água viva, que sacia a sede profunda do nosso ser, e como ela, vamos anunciá-lo aos nossos irmãos, sendo assim missionários da palavra, matando a sede de todos que buscam a felicidade, o sentido para sua vida.

Abraços em Cristo!!!
Maria de Lourdes




Nenhum comentário:

Postar um comentário