.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Jesus, vivo e ressuscitado, caminha no meio de nós-Helena Serpa

31/03/2017  - 6A. Feira IV semana da Quaresma – Sabedoria 2, 1.12-22 – “dentro de cada um de nós há o homem justo e o homem ímpio.”
Nesta leitura o autor nos dá uma clara demonstração do que acontece com aqueles que se tornam justos porque acolhem e se ajustam à vontade de Deus para sua vida. O homem e a mulher justos se apossam da filiação divina e seguem os preceitos do Senhor, por isso atraem a atenção, principalmente dos ímpios, isto é, daqueles que vivem a vida seguindo apenas a cartilha do mundo que prega ser o homem senhor de si mesmo. Por isso, o justo é perseguido!  Assim sendo, o autor do Livro da Sabedoria enfatiza a provação que o homem justo passa por ser fiel à Lei de Deus. Geralmente as pessoas que estão afastadas de Deus, porque se entregam à indisciplina da carne, tramam para derrubá-lo, pois têm uma vida diferente da sua.  Quando nós nos aproximamos de Deus as pessoas que vivem longe da casa de Deus e fora do Seu domínio, muitas vezes nos perseguem e nos tentam para que saiamos do caminho da justiça. A justiça para nós consiste em que a vontade de Deus se realize na nossa vida. Colocando isto, em uma realidade intrínseca ao nosso ser pecador, percebemos também que, dentro de cada um de nós há o homem justo e o homem ímpio. O homem justo é aquela parte de nós que deseja fazer o bem, que anseia por Deus, que se sente filho de Deus e quer ter conhecimento dos seus mistérios e  seguir o caminho certo. Ao mesmo tempo, há também em nós, aquela parte que é do homem ímpio, rebelde, senhor de si mesmo que quer ser independente e segue a lei do mundo. Percebemos ainda mais que, na medida em que caminhamos em busca das coisas do alto, nós também nos distanciamos do homem ímpio que luta contra o nosso “homem justo” e o tenta de todas as maneiras. Precisamos, pois pedir a Deus a graça de buscar a santidade na esperança de que o nosso homem justo, criado à Sua imagem e semelhança, sobrepuja ao nosso homem ímpio corrompido pelo pecado original. Estejamos ciente de que todos os que buscam a santidade e esperam o prêmio reservado às vidas puras conhecem os segredos de Deus, por isso não cedem à voz do mundo que se amofina e se cansa das coisas do alto, isto é, das coisas de Deus. - Como você está?  – O mundo também  o (a) tem perseguido e tentado tirá-lo (a) do caminho de Deus? – O que as pessoas que vivem a mentalidade do mundo comentam sobre você? – Os homens têm mais admirado você ou censurado?   - Você tem procurado conhecer os segredos de Deus pra você? 

Salmo 33 -  “Do coração atribulado está perto o Senhor!”
Às vezes pensamos que é justa aquela pessoa que não tem dificuldades e que tem uma vida mansa. O salmo nos explica que Deus está perto de quem tem o coração atribulado e o espírito abatido. Portanto o Senhor está perto daqueles que Nele esperam e os liberta das suas dificuldades, porém não evita que as coisas lhe aconteçam.

 

Evangelho – João 7,1-2.10.25-30 – “Jesus, vivo e ressuscitado, caminha no meio de nós”!

Do mesmo modo que acontecia naquele tempo acontece também hoje!  Jesus estava muito perto, caminhava no meio do povo, falava claramente sobre a sua missão de Filho de Deus, porém, os homens não O reconheciam. Aquele povo O ignorava porque buscava alguém que demonstrasse mais poder, que fizesse mais alarde e chamasse mais atenção, no entanto Jesus cumpria a Sua missão e por isso, evitava atropelar os planos do Pai. Tudo o que Jesus fazia e faz ainda hoje é em consonância com a vontade do Pai para nós e em razão disso, Ele nunca poderá também atropelar os planos de Deus para a nossa vida. Jesus tinha o maior cuidado para não se expor, pois sabia que os judeus O perseguiam, no entanto, Ele caminhava no caminho que o Pai lhe indicava e nunca hesitava em falar em alta voz quando era instruído. Alguns, não O reconheciam e duvidavam de que fosse Ele o Messias, O Enviado por Deus. Às vezes, só reconhecemos Jesus e achamos que Ele está perto de nós quando alcançamos Dele as coisas pelas quais estávamos esperando. Isto acontece porque nós, também, como os judeus, ainda não nos conscientizamos da presença de Jesus no meio de nós, em todas as circunstâncias, independentemente da nossa situação, boa ou má. Jesus está vivo, ressuscitado e vitorioso e caminha conosco sempre! Quer mudar a nossa história, no entanto, nós como os antigos, ficamos nos perguntando: onde está Jesus, será que Ele está comigo?  Por que não O sinto, por que não O escuto? Por que Ele não me atende?  Jesus também nos orienta, quando fazia questão de dizer que não tinha vindo por si mesmo, mas que havia sido enviado por Deus. No cumprimento da nossa missão também precisamos evitar seguir os nossos próprios pensamentos e planos humanos e esperar que Deus nos conduza, porque quando buscamos a santidade e esperamos o prêmio reservado às vidas puras, o Espírito Santo de Deus nos faz perceber a hora de falar e a hora de silenciar; de parar ou de prosseguir.  Imitando a Jesus seremos fiéis operários da construção do reino do céu aqui na terra. - O que mais precisa acontecer na sua vida para que você também afirme: “realmente Ele está no meio de nós”? - Você deseja colaborar com a edificação do reino de Deus no mundo? – A quem você tem ouvido?   – As pessoas sabem que você também é um  enviado (a) de Deus?


3 comentários:

  1. Jose Maria Nascimento31 de março de 2017 às 05:51

    Excelente reflexão como sempre! Obrigado por compartilhar !!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  3. NOSSO DEUS E NOSSO PAI PERDAO POR MEUS PECADOS E PELOS PECADOS DO MUNDO,OBRIGADO POR TUDO QUE SOU POR TUDO QUE TENHO,IRMAOS E IRMAS QUE A PAZ ESTEJA COM TODOS,QUE NOSSOS OLHOS SE ABRA PARA ENXERGAR O VERDADEIRO CAMINHO.

    ResponderExcluir