.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 28 de março de 2017

--Atire a primeira pedra-José Salviano

3 de Abril de 2017
Cor: Roxo
Evangelho - Jo 8,1-11

'Quem dentre vós não tiver pecado, seja
o primeiro a atirar-lhe uma pedra.'


Naquele tempo:
1Jesus foi para o monte das Oliveiras.
2De madrugada, voltou de novo ao Templo.
Todo o povo se reuniu em volta dele.
Sentando-se, começou a ensiná-los.
3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus
trouxeram uma mulher surpreendida em adultério.
Colocando-a no meio deles,
4disseram a Jesus: 'Mestre,
esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério.
5Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres.
Que dizes tu?'
6Perguntavam isso para experimentar Jesus
e para terem motivo de o acusar.
Mas Jesus, inclinando-se,
começou a escrever com o dedo no chão.
7Como persistissem em interrogá-lo,
Jesus ergueu-se e disse:
'Quem dentre vós não tiver pecado,
seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra.'
8E tornando a inclinar-se,
continuou a escrever no chão.
9E eles, ouvindo o que Jesus falou,
foram saindo um a um,
a começar pelos mais velhos;
e Jesus ficou sozinho,
com a mulher que estava lá, no meio do povo.
10Então Jesus se levantou e disse:
'Mulher, onde estão eles?
Ninguém te condenou ?'
11Ela respondeu: 'Ninguém, Senhor.'
Então Jesus lhe disse:'Eu também não te condeno.
Podes ir, e de agora em diante não peques mais.'
Palavra da Salvação.(CNBB).
Os fariseus em comum acordo com os mestres da Lei, encontraram um meio eficaz para condenar Jesus. Pelo menos pensaram eles.
Se Jesus não aprovasse o apedrejamento daquela mulher adúltera, Ele iria contra a lei de Moisés, e portanto, seria condenado.
Porém, se esqueceram, ou não acreditavam que Jesus é Deus, e como tal, sabia de todos os delitos e pecados que todos eles ali presentes, já haviam cometidos.
E foi então que Jesus teve uma saída espetacular, transformando aqueles que se fizeram de juízes, em verdadeiros réus. Por que para Deus nada é impossível.
Jesus nada mais fez do que devolver o problema para aqueles que o acusaram, dizendo: “Aquele dentre voz que não tiver nenhum pecado, que atire a primeira pedra”.

Ainda bem que as suas consciência funcionaram, e logo todos, num rápido exame interior, caíram em si, e soltaram as pedras que seguravam com muita raiva, deixando-as cair no chão, e se foram, sem mais nada dizerem.
Aparentemente, os fariseus colocaram Jesus numa situação muito difícil! Pois segundo a Lei de Moisés, aquela mulher deveria ser apedrejada, e Jesus não poderia passar por cima da Lei. Por outro lado, Jesus até então, era conhecido pela sua compaixão e misericórdia com relação aos pecadores.

A primeira vista, O Filho de Deus não tinha saída, e inevitavelmente seria condenado de um jeito ou de outro por aquele grupo enfurecido. Assim estavam pensando os fariseus que lhe trouxeram aquela mulher flagrada cometendo adultério.

Nos primeiros minutos, Jesus pareceu estar em um beco sem saída, ao ficar quieto escrevendo no chão. Por isso os seus opositores aumentaram mais a pressão contra Ele. Na verdade, Jesus só estava ignorando-os, e com a tranquilidade de quem sabia o que estava fazendo, continuou rabiscando no chão. Isso porque sendo Deus, Ele sabia o passado de cada um daqueles homens, assim como sabia o que se passava em suas mentes naquele momento. Sabia que eles não estavam preocupados com a justiça em si, mas apenas e tão somente, em incriminá-Lo.

E aí então o Mestre joga um bomba de efeito moral, que dissipa todos os manifestantes rapidinho. “Jogue a primeira pedra quem não tiver pecado”, ou melhor dizendo: “Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra”.

Os seus oponentes ficaram sem chão! E isso aconteceu exatamente começando pelos mais velhos, pois eles tinham uma quilometragem alta de experiências semelhantes ao pecado daquela mulher.

Meus irmãos. É exatamente assim que nós agimos. Julgamos os outros segundo a nossa experiência passada. Olhamos para o outro segundo a nossa ótica, segundo o nosso ser. Medimos os outros com as nossas medidas, segundo a nossa escala de valores, ou modo de pensar. Desse modo, o intelectual, procura ver no outro se ele tem cara de quem já leu pelo menos a metade dos livros que ele já leu, o moralista, procura ver ou medir no outro a sua moral. O rico olha no irmão, procurando detectar a sua ambição, ou a sua capacidade de ganhar dinheiro, a garota de programa (prostituta moderna ou discreta) busca na mulher que passa por ela, algum sintoma ou sinais de vida semelhante ao dela, e assim por diante. Julgamos os outros de acordo com a nossa vida passada, tendo em vista o nosso presente: se hoje estamos convertidos, se estamos ricos pelo nosso esforço ou não, se fomos um dia pecadores e hoje nos julgamos santos...

E foi muito fácil fazer com que aqueles homens caíssem na realidade de si mesmos, tendo em vista que o adultério naqueles tempos tinha uma visão muito mais ampla que nos dias de hoje. Para se ter uma ideia, a mulher que provocasse um homem seja com roupas sensuais ou gestos provocantes, olhares insinuantes, já era enquadrada pela Lei como uma adúltera, embora não tivesse consumado suas intensões na prática.  

O próprio Jesus disse que o pecado começa dentro de nós, ou seja, na nossa mente. Desse modo, embora muitos daqueles homens que estavam com uma ou mais pedras nas mãos prontos para começar o tiroteio contra aquela pecadora, ao olhar dentro de si, viram muitas impurezas semelhantes ou mesmo iguais aquela que eles queriam condenar como uma pessoa adúltera, quando Jesus se levantou e mandou que atirasse a primeira pedra aquele que se fosse realmente inocente.

Agora, conta aí! E se você estivesse lá naquele dia? Com uma máscara ou de cara limpa, pronto para arrebentar com “aquela mulher pecadora”, como estão fazendo os manifestantes hoje nas nossas ruas?

O que você faria? Qual seria a sua reação diante das palavras de Jesus? Diante do justo, aquele que vê todo o nosso interior em frações de segundos?

Como você sabe, Jesus é Deus e como tal Ele está em toda parte. Está agora bem aí do seu lado. Você que está preparando uma punição para alguém. Para o seu aluno, para seu empregado, para seu filho ou filha, para seu pai que pisou na bola com a sua mãe, ou para sua mãe, seu vizinho... Você que neste momento está rascunhando, projetando uma passeata de revolta contra algo de errado que assola a sociedade, preparando uma medida de correção profunda e imediata do terceiro grau que acabe de uma vez por toda com a raça daquela pessoa que você não suporta, não admite que esteja no poder da empresa, da comunidade, do clube, que enfim você acha que é a criatura mais pecadora do mundo! Você que lidera uma manifestação a mando de algum poderoso que lhe pagou uma boa quantia em dinheiro... PARE UM INSTANTE E OUÇA JESUS DIZENDO: Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra”. Viu? Que coisa feia o que você está planejando?...

Olha, a nossa vida é cheia de “sapos” espalhados pelo caminho, “sapos” esses que às vezes temos de engolir, para continuar a nossa sobrevivência. Mas não é só por isso não. Sabe por que? É por que nós também aprontamos muito, nós também erramos, nós também somos pecadores!  Não fique aí dando uma de santinha, de santinho e denunciando a torto e a direito os erros dos seus irmãos. Pois você também é um deles. Você também é uma pecadora, um pecador. Se não está pecando tanto hoje, pode ter sido que já pecou muito no passado. E o pior, minha irmã, meu irmão, é que Jesus sabe de tudo o que você fez... viu? Então pega leve quando tiver com as pedras nas mãos pronto para atirar contra alguém que pecou.

Mas nós não temos de combater o mal? Sim. Temos de denunciar? Sim. Mas façamos isso com a devida moderação, sem medidas extremas, sem condenar ninguém a morte. A correção fraterna deve ser feita dentro do respeito pela caridade. O nome está dizendo: FRATERNA. Como você faz quando corrige o seu irmão de sangue. Sem feri-lo seriamente, sem acabar com a sua vida... É difícil fazer isso. Mas NÓS TEMOS DE CONDENAR, COMBATER O PECADO E NÃO O PECADOR.  Lembre-se sempre das palavras do Mestre:
“NÃO JULGUEIS E NÃO SEREIS JULGADO”

Tenha um bom dia com sua consciência tranquila.

José Salviano.


Um comentário:

  1. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir