.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 9 de março de 2017

“ESTE É O MEU FILHO AMADO, NO QUAL EU PUS TODO O MEU AGRADO.” – Olivia Coutinho.

 
2º DOMINGO DA QUARESMA
 
Dia 12 de Março de 2017
 
Evangelho de Mt17,1-9
 
Estamos no segundo domingo da quaresma, nos preparando para a grande festa da vida: A Páscoa do Senhor Jesus!
Este tempo reflexivo, nos sugere um retiro interior, um esvaziamento de nós mesmos para que possamos  mergulhar no mistério do amor do Pai, deixando Jesus entrar na nossa vida e nos modificar por inteiros. Enxertados em Jesus, não vamos ter dificuldades em viver a nossa realidade dentro do plano de Deus, no respeito e no cuidado com o que lhe é de mais precioso: a vida humana!
Junto com a Quaresma, a Igreja nos apresenta a Campanha da Fraternidade, com suas preocupações e desafios: “Tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida.” Lema: “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15)  É a Igreja mais uma vez, nos convidando a seguir o exemplo de Jesus no cuidado com a vida, não somente com a nossa vida, mas também, com toda a criação de Deus!
Como seguidores de Jesus, não podemos cruzar os braços diante a realidade que aí está: uma terra criada para o homem sendo destruída pelo o próprio homem.
Na liturgia deste tempo Quaresmal há sempre um apelo de conversão, a conversão nos abre à luz de Cristo, nos tira da escuridão, nos faz  enxergar e a desmascarar os projetos que não tem comprometimento  com a vida!
Somos filhos amados de Deus, que mais uma vez deseja percorrer o caminho que Jesus percorreu, atualizando esta caminhada no contexto do mundo de hoje.
O Evangelho que a liturgia deste domingo coloca diante de nós, narra a belíssima cena da transfiguração de Jesus!
“Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago, e os levou a um lugar a parte, sobre uma alta montanha. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as sua roupas  brancas como a  luz.”
A transfiguração de Jesus foi o prenúncio do seu retorno glorioso ao Pai, quando  que Ele apresenta a estes três discípulos uma pequena amostra do céu! Jesus revela-lhes a sua intimidade com o Pai, assegurando-os da sua ressurreição após sua morte de cruz!
Na transfiguração, os discípulos Pedro, João e Tiago, puderam visualizar o encontro de Jesus com o Pai, a partir de então, eles, que andavam tristes,  com as últimas revelações de Jesus sobre o desfecho da sua trajetória terrena que culminaria  com a sua morte, se encheram de alegria, pois eles  tiveram ali,  a certeza de que a ação de Jesus aqui na terra, não terminaria com a sua morte!
Jesus não se transfigurou diante de todos os discípulos, Ele escolheu apenas três deles, estes, seriam as testemunhas da sua gloria junto ao Pai, um testemunho que só poderia ser revelado aos outros discípulos, após a sua ressurreição.
Assim como Pedro desejou construir três tendas para que eles pudessem ficar no alto da montanha com Jesus, longe dos perigos e sem ser preciso batalhar a vida, nós também, certamente desejaríamos o mesmo.  Essa, pode ser a nossa grande tentação nos dias de hoje: buscar a nossa comodidade sem pensar no outro! 
Ir a missa, rezar, é muito importante, agrada a Deus, mas precisamos descer da “montanha”, andar com os nossos pés neste chão duro com olhar sempre voltado para as margens do caminho, pois é lá, que estão os rostos desfigurados de tantos irmãos, que contam conosco para se transfigurarem!
Precisamos sair de nossas tendas, do nosso comodismo, descruzar os nossos braços, desvendar os nossos olhos e nos por à caminho, pois há muito o que fazer em prol do Reino de Deus!
O episódio da transfiguração deve nos animar ao longo de toda a nossa vida, principalmente quando esta transfiguração nos mostra o lado positivo da cruz!
Com a sua vida, Jesus nos ensina a não temermos a cruz, Ele nos trouxe a certeza de que a cruz é apenas uma passagem,  a cruz não é definitiva em nossa vida, como não foi definitiva na vida Dele! 
Guardemos dentro de nós, o brilho do rosto transfigurado de Jesus, o brilho do seu rosto, nos servirá de farol, a iluminar os túneis escuros de nossa vida.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário