.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 15 de março de 2017

Coragem e simplicidade-Alexandre Soledade

31- Sexta - Evangelho - Jo 7,1-2.10.25-30



Bom dia!
Vamos buscar o que a CNBB orienta sobre essa passagem:
“(…) A descrença pode ter conseqüências terríveis como nos revela o Evangelho de hoje. As pessoas que acreditaram em Jesus procuraram seguir seus ensinamentos e viver uma nova forma de relacionamento com Deus, de modo que a sua fé gerava a vida em abundância. Os que não aceitavam as palavras de Jesus não só se privavam desta vida como também procuravam tirar a vida de Jesus. Mas o nosso Deus é o Deus da vida…”.
As festividades da “festa das barracas” orientavam para que todos os homens se dirigissem para Jerusalém, pois nela o povo celebrava a lembrança do tempo em que seus antepassados caminharam pelo deserto e Deus os provinha de tudo que precisavam. Jesus seguia a tradição quando se dirigiu para a cidade santa.
Talvez em virtude das festividades não tenham prendido Jesus, portanto não era sua hora, mas nem por isso o pensamento em calá-lo deixava de estar presente. “(…) Não é este o homem que estão querendo matar? Vejam! Ele está falando em público, e ninguém diz nada contra ele”!
Encanta-me em Jesus esse espírito destemido, qualidade ou carisma que todos nós cristãos deveríamos ter. Não estou aqui dizendo que devemos para o enfrentamento sem medir conseqüências, mas deveríamos ser mais corajosos ao enfrentar as dificuldades mesmo as mais eminentes.
O cristão nesse mundo e tempo que vivemos ainda esta fadado a ser perseguido apenas pelo fato de ter fé ou ficar de pé. Reflitamos a primeira leitura de hoje:
“(…) Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz, e comprovemos o que vai acontecer com ele. Se, de fato, o justo é ‘filho de Deus’, Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos. VAMOS PÔ-LO À PROVA COM OFENSAS E TORTURAS, PARA VER A SUA SERENIDADE E PROVAR A SUA PACIÊNCIA“. (Sabedoria 2, 17-19)
Quem sente que suas forças se esvaem deve se agarrar na providencia do Deus que sempre caminhou com seu povo pelo deserto e talvez nessa confusão que eu esteja vivendo seja um momento propicio para enxergar que por ignorância ou imaturidade que estamos como aquele povo, andando em círculos.
A lembrança da festa das barracas nos faz pensar o quanto à privação de um luxo ou de uma vontade pode nos fazer cair na real sobre a vida que levamos. Quantos cristãos se perdem nos pedidos, mas nada se empenham em mudar um gesto ou comportamento e mesmo assim Deus ainda caminha com eles; quantos de nós já encontramos na dificuldade, na privação, na simplicidade o verdadeiro motivo de se viver e de se reconhecer que a vida não é só aquilo que quero ou desejo?
Precisamos ser mais simples por algum momento para lembrar o quanto Deus é bondoso e que mesmo com tantos equívocos, nunca nos abandonou.
Ver o destemor de Jesus em meio aqueles que o queriam matá-lo precisa despertar em nós a coragem de ver nossos problemas como ínfimos. Marcos Volcam certa vez disse em um dos seus comentários: “(…) Devemos perseverar! Lembremo-nos que “Deus, por meio de seu poder que age em nós, pode realizar muito mais do que pedimos ou imaginamos” (Cf. Ef 3,20), apesar das muitas lutas e tribulações que possamos ter pela frente, nesta jornada de implantar a Cultura de Pentecostes”.
Coragem e simplicidade! Volta seu olhar pra Deus e nunca desista!
Um imenso abraço fraterno
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário