.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 12 de março de 2017

“QUEM SE EXALTAR SERÁ HUMILHADO” – Olivia Coutinho


Dia 14 de Março de 2017

Evangelho de Mt23,1-12

Vivemos um tempo de recolhimento interior, tempo em que nos dedicamos mais, a escuta e a meditação da palavra de Deus, uma forma de nos  prepararmos bem para o ápice do ano Litúrgico, a festa Maior, que é a Páscoa do Senhor Jesus!
A liturgia deste tempo Quaresmal, vem reforçar em nós, a certeza da existência de um Deus misericordioso, de um Deus que é Pai, que não cansa de esperar pelo o nosso retorno à vida!
No evangelho que a liturgia de hoje coloca diante de nós, Jesus faz duras críticas aos líderes religiosos do passado e que devem servir como alerta para muitos líderes de hoje. Jesus critica duramente, aqueles líderes, que mesmo tendo o conhecimento da palavra de Deus, viviam um contraste do que eles falavam para o povo.
A hipocrisia criticada por Jesus é um mal antigo, mas que infelizmente  ainda continua enraizado no nosso meio, até mesmo em nossas comunidades cristãs.
Hipocrisia que é o mesmo que falsidade, é um mal terrível impregnado  em pessoas que poderiam aproveitar o seu saber para o bem coletivo, ao invés de querer transformá-lo em poder!
Jesus sugere o melhor remédio para nos livrar desses males terríveis que tanto prejudica a pessoa que os alimenta, quanto as que vivem à sua volta, que é reconhecê-Lo como o nosso único Mestre! Ora, se Jesus é o nosso único Mestre, a nossa postura deve ser sempre de aprendiz e nunca  de Mestres!
Jesus é um Mestre que não impõe, que só propõe! Ele nos deu um grande exemplo de humildade ao se inclinar para lavar os pés dos apóstolos, confirmando que Ele veio para servir e não para ser servido!
Precisamos tomar consciência de que ser líder, não é privilégio e muito menos poder, ser líder de um grupo, ou de algum movimento, é missão, é serviço, é doação, o líder é apenas alguém encarregado da organização de um grupo ou movimento.
Movimento frutuoso é aquele em que ninguém se destaca e que tudo é partilhado!  A riqueza de um grupo não pode centralizar numa só pessoa e sim, na diversidade de dons colocados a serviço de todos.
O grupo, o movimento que coordenamos, nunca deve ser parecido com uma escola, onde nós somos os mestres e os outros os alunos, e sim, um grupo irmanado que busca os mesmos objetivos, que cresce junto, caminhando na mesma direção! 
A função de líder é tentadora para quem deseja ser incensado por todos, porém, um líder comprometido com a causa do reino, não se deixa levar pela vaidade, pela alto-suficiência! Todos nós, devemos querer ser incensado sim, mas pelo incenso da graça de Deus!
O primeiro passo, de quem assume uma missão de liderança, é buscar na humildade, se espelhar no próprio Jesus, que mesmo tendo a sabedoria divina, se fez pequeno no meio dos pequenos! Aprendamos com Ele, a viver na humildade, eliminando de vez, toda e qualquer tipo de vaidade, grande inimiga, que tanto atrapalha a caminhada de nossas comunidades! 
A grandeza de uma pessoa, não está em títulos que ela acumula, e sim,  no serviço prestado em favor  do reino de Deus! Um líder não se destaca pela a sua autoridade e sim, pelo o seu amor a Deus transformado em serviço!
Caminhando para o fim do evangelho, Jesus ainda recomenda aos discípulos: “Na terra não chameis ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus.” É importante lembrarmos, que esta fala de Jesus, só deve ser interpretada dentro do contexto. Se interpretada fora do contexto, corremos o risco de distorcer as palavras de Jesus, achando que Ele disse para não chamarmos nem mesmo os nossos genitores de pai. O que seria uma infantilidade na fé.  Quando Jesus diz: não chameis “ninguém” de pai, Ele está se referindo aos mestres da lei, estes, se colocavam no lugar Deus, queriam ser vistos como pai do povo, uma forma de opressão.    
Precisamos ter cuidado com a palavra que recebemos e com a palavra que entregamos, não podemos distorcer as  palavras de Jesus.
Não esqueçamos: o mais atraente discurso que proferimos, é a nossa vivencia configurada em Jesus.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook



4 comentários:

  1. Olivia Coutinho; Bela reflexão, que Deus continue te abençoando com esta sabedoria que ele te proporcionou. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir
  3. Esta questão da liderança fez muitas pessoas se afastarem de grupos principalmente do Cursilho, pois os que eram mais falantes tomavam a frente e os mais humildes se calavam e por não terem uma fé mais sólida acabaram se afastando. Muito boa a sua análise deste Evangelho.Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
  4. Outro ponto que pode ser discutido é com relação a certos 'politicos'que se aproveitam das lideranças comunitárias e as mesmas se deixam corromperem ,por poder e cargos .

    ResponderExcluir