V DOMINGO DO TEMPO COMUM
Dia 10 de Fevereiro de 2013
Evangelho de Lc 5,1-11
O episódio da pesca milagrosa, narrado no evangelho de hoje, marcou o início da relação entre Jesus e os seus primeiros colaboradores. Tudo começa após uma fracassada pesca, quando Jesus, depara com Pedro e seus companheiros, lavando as redes na praia, dando como encerrada as frustradas tentativas de pesca. A iniciativa deste encontro entre homem e divino, partiu de Jesus, ao fazer da barca de Pedro, um local para sua pregação.
Ao terminar a sua pregação, Jesus disse a Pedro: “Avança para águas mais profundas e lançai vossas redes para a pesca”. Mesmo tomado pelo desanimo, Pedro, em obediência a Jesus, faz o que Ele manda, e o milagre da pesca acontece! O milagre que abriu os olhos de Pedro para uma realidade que ele mesmo não se dava conta: a sua pobreza interior! E numa confissão, ele declara não ser digno de estar com Jesus: “Afasta-te de mim Senhor, porque sou um pecador!” Esta consciência que Pedro tem, de ser um pecador, não afastou Jesus, pelo contrário, o tornou ainda mais próximo dele.
Pedro, um homem de temperamento forte, que acreditava entender tudo de pesca, até então, não havia experimentado as profundezas do mar humano! Experiência que ele fez, ao ser convocado para ser pescador de homens.
Diante a esta convocação, Pedro se entrega a fé e não hesitou em deixar a sua barca na praia, para buscar outro mar! É na barca de Jesus, que Pedro, avança mar adentro, levando consigo, os seus companheiros, sem medo de naufragar!
A cumplicidade dos primeiros seguidores de Jesus, no anuncio do Reino, deu início neste episódio, quando Pedro juntamente com os demais, evidencia a divindade de Jesus!
Assim como Jesus convidou os discípulos a serem pescadores de homens, hoje, Ele nos convida a deixar as margens e a lançar as nossas redes em águas mais profundas, sem esquecermos, de que além de pescadores, somos também os "peixes" trazidos pela rede que Deus lançou no mar humano!
A salvação é graça de Deus, oferecida a todos! Diante desta oferta de amor, cada um de nós, tem que tomar uma decisão que requer uma resposta de coragem, de compromisso e de fé.
A exemplo de Pedro tenhamos também a confiança na palavra de Jesus, é ela que nos indica o caminho!
Ficar as margens, pode nos parecer cômodo, afinal, não coremos risco algum, mas deixamos de experimentar a alegria de navegar na barca de Jesus! Como seus seguidores, tomemos também o remo, para ir mais além, mesmo quando não conhecemos a rota, o importante é a nossa obediência a Jesus, Ele sabe para onde nos conduzir!
Lançar as redes em águas mais profundas do mar humano, significa abordar o outro, querer conquistá-lo para Deus! É buscar o novo, inovar, conquistar, trazer de volta algo que se perdeu!
A fé nos estimula a descobrir novos horizontes, novos meios para anunciar a mensagem de Jesus, atraindo outras pessoas para o convívio do Pai!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia
Nenhum comentário:
Postar um comentário