.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

“Os justos salvarão” - Claudinei M. Oliveira.




Terça - feira, 31  de Julho de 2012.
Evangelho: Mt  13,36-43

            Na reflexão de hoje o evangelista Mateus alerta sua comunidade quanto à salvação, pois  Jesus disse aos seus discípulos: “(...) os justos brilharão como o sol no reino de seu Pai”, ou seja, somente aqueles que praticarem a justiça e obedecerem os mandamentos com clareza, chegarão no reino do Senhor.
Jesus também alertava os discípulos ao explicar  o simbolismo da parábola da semente. O joio era o mal cravado no seio da sociedade que alimentava o ódio e a disparidade entre os homens. O maligno sentia prazer em provocar o justo na intenção de ganhá-lo. O maligno encardia a relação de harmonia entre o povo e não cansava de plantar a divisão para ver o povo em conflito. Já o trigo era o bem que frutificava para abastecer a comunidade no amor, na paz e na prosperidade.
Mateus percebeu que sua comunidade estava plantando não o trigo, mas cultivando o joio. Pensando que estava frutificando para o reino, a comunidade de Mateus estava arruinando para o mal. Para o evangelista faltava atenção e comprometimento no roçado para aproveitar as dádivas oferecidas por Deus. O trigo deveria alastrar-se num belo plantio para matar a fome de tantos esfomeados, mas com a falta de cuidado, a praga maligna estava infiltrando no trigal e mascarando a beleza dos frutos.
O exemplo de Jesus para elucidar a parábola para os discípulos comove com  a precisão do entendimento, veja “aquele que semeia a boa semente é o filho do homem”, somente Jesus tem o poder de falar do reino com segurança, pois Ele é o Filho do Homem. A palavra de Deus é a semente espalhada entre os homens de boa vontade. Ela deve ser acolhida em terreno bom para crescer e frutificar em quantidade relevante. O semeador da palavra de Deus tem em si a graça e a misericórdia para prosperar no reino da justiça.
Já o “o campo é o mundo” onde os filhos de Deus se encontram. Como este mundo está sendo gerenciado para precisar as necessidades? O terreno deste mundo é pedregoso, espinhento, seco, úmido, fértil? Este mundo poderia acolher as sementes e fazê-las germinar com os nutrientes necessários?
Basta olhar o mundo em que os filhos de Deus se encontram. São tantas disparidades sociais, violência sem limites, falta de respeito com as crianças, idoso e mulheres; enfim, o mundo presente projeta num campo pedregoso  onde quase nada aproveita-se. O joio está por toda parte, seja nas relações de poder, nos templos, nas escolas, nas ruas, nas praias, nos presídios e nas famílias. O joio – maligno – não perde tempo para implantar suas vicissitudes arruinantes.
Nos fins dos tempos os anjos colherão os justos para os céus e os injustos serão queimados e colocados na fornalha onde haverá choro e ranger de dentes para a purificação de seus pecados.  Assim, somente os justos alegrarão nos encantos da vida eterna e permanecerão para o Pai no Paraíso. Mas quem são os justos? Os justos são aqueles que ouviram a palavra de Deus e a fez frutificar para o  reino.
Somente a fé e a praticidade no dia a dia poderão levar o homem para junto de Deus. Enquanto isso o maligno tentará de todo jeito apossar do coração daqueles que ainda não  compactuou com o projeto do mal. Por isso, a rotina dos justos sempre será colocada em evidência para tentar desviar do caminho. Veja que ao redor do homem moderno é cheio de atrativos malignos, mas  se a fé e o compromisso com o projeto de Deus não for bem embasados  para a salvação, com certeza, o maligno se apossará num piscar de olhos.
Portanto, ser justo é ouvir a palavra de Deus e deixá-la entrar no coração para agir sempre em busca da verdade e do amor. Que assim seja para sempre, amém!
Claudinei M. Oliveira

4 comentários:

  1. Até quando os próprios homens vão se discriminando, quando vooce diz que há discriminações que ocorre com mulheres, automaticamente está discrimando o homem que é vítima de uma série de discriminações. Eu tenho um grupo de defesa a ética em clínicas e Hospitais e são vários os problemas de assédio moral em que homens são vítimas de mulheres entre outros casos inúmeros que pra defender a mulher, denigre o homem e o que é pior isso é feito de forma hipócrita pelo próprio homem. Uns babacas como você vão pensando assim até ser vítimas. Me dá nojo de ser como tú.

    ResponderExcluir
  2. É muito triste ler tal comentário, ainda mais quando a pessoa defende seu ponto de vista no anonimato, acompanho esse blog a muito tempo e tenho a certeza que senhor Claudinei não fez esse comentário com intenção de não ter a visão que homens sofrem também, temos que aprender a separar o joio do trigo é isso que a Palavra nos ensina, e com um comentário tão vulgar quanto o seu é nitido que você ainda não conseguiu ter esse dicernimento, espero que Deus toque no seu coração, pois acredito que você confia Nele, senão não estaria lendo este blog... paz no seu coração é o que realmente desejo à você Anômimo...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela reflexão e também pela atualização da Palavra de Deus.

    Diácono Cosme Valuche

    ResponderExcluir
  4. Como Escrevi, o joio está no meio do trigal; a nossa tarefa é falar de Deus e torcer para que a sensatez chegue ao coração dos injustos.

    ResponderExcluir