.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

-Pedro e Paulo. As pilastras de sustentação da Igreja - José Salviano





                   Com a evolução da tecnologia da construção civil, notamos que recentemente estão construindo edifícios muito altos, de 35 a mais de 40 andares. E em algumas cidades litorâneas cujos solos são de sedimentação marinha, máquinas gigantescas  perfuram o mangue muitos metros até atingir a rocha matriz, a qual dará sustentação às PILASTRAS MESTRAS que são construídas pelo enchimento daquela perfuração com cimento armado (e são apoiadas na rocha matriz), dando assim a sustentação necessária aos enormes arranha-céus modernos. Só quatro coisas me preocupam:
1-Com o tempo, a rocha matriz lá embaixo tende a se desintegrar. E este desgaste pode não ser por igual. Isso não é perigoso para o equilíbrio da torre gigantesca?
2-Em caso de um possível terremoto, ou furacão, qual a garantia que temos daquela torre não ser abalada?
3- Tantas residências novas estão sendo construídas, e não vejo nenhuma obra de ampliação da rede de esgoto. Isso vai dar... m...  mesmo certo?
4- E em caso de incêndio? Foi tudo planejado. Certo?

         Pedro e Paulo foram as gigantescas pilastras de sustentação da Igreja desde o seu início até hoje.
Assim como as pilastras dos novos edifícios têm como ponto de apoio ou base de sustentação a rocha matriz lá em baixo no sub-solo, a rocha de sustentação de todo o trabalho inicial desses dois gigantes da Igreja, foi o Próprio Deus na pessoa de Jesus Cristo, o qual esteve do lado deles o tempo todo, assim como está também do nosso lado nos impulsionando, encorajando, estimulando, apoiando, ajudando e ensinando a evangelizar este mundo sem Deus.

         Celebramos hoje a festa das duas colunas mestras da Igreja: são Pedro e são Paulo. Pedro, que apesar de negar a Jesus por três vezes, foi escolhido por Ele para ser o primeiro papa da Igreja. Jesus lhe dá o nome de Pedro, que significa sua vocação de ser “pedra”, rocha matriz que dá sustentação às pilastras da Igreja; Ou seja para que Jesus edifique sobre ele a comunidade daqueles que acreditam em Deus e seus mistérios.
         Assim, Pedro e Paulo são as duas pilastras sobre as quais Jesus construiu a sua Igreja, a qual foi iniciada por eles, que tinham a missão de continuar a obra salvadora de Cristo.
         Pedro recebe plenos poderes: "Tudo o que ligardes na  Terra será também ligado no Céu". "Sobre ti edificarei a minha Igreja e as portas dos infernos não se prevalecerão contra ela..." Por isso, podemos ficar tranqüilos, pois essa promessa de Cristo não é apenas à pessoa de Pedro, mais se estende a todos nós engajados e compromissados com o Reino de Deus.
         Pedro foi o primeiro Pontífice e é por isso que hoje também comemoramos o dia do papa, o substituto de Pedro através dos tempos.
         Paulo, após a experiência com Cristo na estrada de Damasco, transformou-se: de perseguidor dos cristãos a qualidade de fundador carismático da Igreja; De perseguidor, transforma-se em mensageiro de Cristo, “apóstolo”, grande pedagogo que explicou a missão, a mensagem  e a vida de Cristo. Paulo não só explicava tudo isso, como dava testemunho de Cristo. E é assim que devemos ser. As cartas de Paulo forma um verdadeiro tratado de teologia, que devemos ler e meditar.
         Paulo, após terminar a sua missão, ofereceu sua vida como oferenda adequada a Deus. Façamos nós o mesmo!

         E hoje? Quais são os Pedros e os Paulos que sustentam a  Igreja contemporânea que caminha pelas estradas tortuosas, cheias de pedras e vales perigosos conduzindo os cristãos a merecerem um dia alcançar uma morada eterna?
         São os catequistas: Padres, freiras, cristãos engajados, que a exemplo principalmente de Paulo, levam corajosamente a mensagem de Cristo àqueles que precisam dela para a sua salvação.  Os Pedros e  Paulos atuais são os padres que ofereceram suas vidas em oferenda viva a Deus, pela causa do Reino. São eles que num esforço sobre-humano, vencem as tendências contrárias à sua missão:
1-As tendências opostas internas representadas pelos os seus impulsos instintivos;
2-As tendências externas, que são as muitas tentações de um mundo sem limites que insiste em nos convencer que o pecado não é mais pecado.
         E é um esforço sobre-humano, pois se dependessem apenas de suas forças humanas, nada conseguiriam. Eles sobrevivem a graça e a fé, por que o Espírito de Deus está com eles, por eles e neles. "Eis que estarei convosco até o fim dos tempos".
         Prezados Irmãos. Sejamos nós também seguidores e imitadores de Pedro e Paulo.
Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário