.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 31 de julho de 2012

“O Reino de Deus está próximo” - Claudinei M. Oliveira.






Segunda - feira, 11 de Junho de 2012.
Evangelho: Mt  10,7-13

            Na reflexão do Santo Evangelho notaremos a presença de Jesus com os discípulos em missão. Volta-se para eles e anuncia a proximidade do Reino e como tarefa conclama a cura dos doentes, o ressuscitar os mortos, a purificação dos leprosos e a expulsão dos demônios. O projeto inicial da libertação para o Novo Mundo deve continuar e todos devem abraçar a causa na intenção da adesão de tudo aquilo que o Mestre pregava com amor.
            São muitas tarefas missionárias que  os discípulos  precisam desdobrarem para dar conta. Tanto que ao chegar   à cidade procurem prevalecer  das boas ações e, se forem bem recebidos  desça sobre ela a vossa paz, mas se caso não os reconhecerem, peça de volta  a vossa paz. Quer dizer que os discípulos precisam levar a paz e a fraternidade no seio daquele que ainda não conhece o bem, porém se o mal perturbarem por completo deixe a cidade para continuar a missão.
            Na verdade são os desafios do missionário-discípulo. Falar de um projeto que vai contrariar  os objetivos dos projetos do homem terreno, que implicitamente enseja a discórdia, as injustiças, o ódio, a insegurança, com certeza irá incomodar muita gente. Lógico que o Novo Mundo vai encontrar barreiras, impedimento e obstáculos, mas é preciso ter fé, acreditar na missão de Jesus que provou a bondade e enfrentar os demônios de frente com todo vigor.
            Contudo, quem são os demônios que precisam ser combatidos? Quem são os travadores do Reino da Paz e da Justiça? Ou melhor, quem são os homens que fazem suas próprias leis em seu favor?  Tanto no tempo de Jesus como em nossa época, todos aqueles que maltratam os pequenos, destroem a vida, aproveitam da simplicidade do outro, cultivam privilégios a custa do esforço alheio, são os demônios. Estes, por sua vez, vão contra o projeto de Deus porque diminui e destrói a liberdade e a vida do povo. Necessariamente é preciso combater estes males e não deixá-los  apoderar-se da dignidade do povo. Cabe nestas circunstâncias, aos discípulos discernir com voracidade.
            Primeiramente para expulsar os demônios emplastados no seio da sociedade precisa começar  observando a própria comunidade. Não tem como levar a evangelização para outras comunidades se a comunidade do discípulo tenha o mal destruindo vidas.  Para tanto, deve anunciar o Reino e curar os doentes. De certa forma eliminar tudo aquilo que impede o crescimento da comunidade como a inveja, a prepotência, a arrogância, o individualismo e a falta de solidariedade.  Na simplicidade da consciência da graça e da gratuidade o discípulo desperta novos olhares para novos horizontes a procura de novos caminhos da misericórdia de Deus.
            O serviço do Reino é gratuito. Quando feito com amor, dedicação e empenho o povo reconhece no discípulo sua vontade de ajudar. O discípulo ganha adesão ao novo trabalho e a vontade do missionário torna-se a vontade do povo. Então para que levar tantas coisas consigo, basta pouca coisa, somente uma sandália, uma túnica e muita vontade de transformação. Isto garantirá o sucesso da missão.
            Portanto,  continuar a missão de Jesus é anunciar que o Reino está próximo, caso voltarmos para o Pai e acolhermos com muita simpatia as solicitudes do Novo Reino da justiça.
            Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário