.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 24 de julho de 2012

“Os Juízos do Senhor são verdadeiros, todos igualmente justos” Diac. José da Cruz




QUINTA FEIRA DA 13ª SEMANA DOM TC 05/07/2012
1ª Leitura Amós  7, 10 – 17
Salmo 18 (19) “Os Juízos do Senhor são verdadeiros, todos igualmente justos” Diac. José da Cruz
Evangelho Mateus 9, 1-8
Entre os muitos milagres realizados por Jesus, narrados nos evangelhos, a maioria deles se refere a cura de paralíticos, a pessoa que não pode andar, depende totalmente dos outros para se locomover e com isso não tem liberdade. O sentido teológico da cura de uma paralisia é exatamente o sinal visível dos efeitos da Graça de Deus que veio com a Salvação realizada por Jesus, e que liberta o homem da sua “Paralisia” espiritual, provocada pelo pecado, para que ele possa caminhar na Fé usufruindo dessa Vida Nova e da liberdade oferecida por Deus.
Mas a cura descrita por Mateus no evangelho de hoje, traz uma novidade: o destaque que se dá á Fé da Comunidade! Diz o texto que lhe apresentaram um paralítico estendido em uma padiola, isso significa dizer que a comunidade apresentou, pois ela sabe da sua missão de anunciar a Boa Nova a todas as pessoas, mas que há aqueles que estão paralisados e precisam ser curados para poderem viver a Vida Nova que este anúncio traz. O texto afirma que a Fé daquela gente, isso é, daquela comunidade, foi algo decisivo para que Jesus efetuasse a cura”Meu Filho, coragem! Teus pecados te são perdoados”.
A Comunidade não apresentou um “pecador” para ser absolvido, mas sim alguém vítima do pecado, e Jesus vai direto á causa da paralisia: o pecado, e manifesta o perdão que liberta e restaura a vida de quem está enfermo no pecado.
Atitude diferente da comunidade têm os escribas da Lei que só olham o aspecto legalista, não conseguiram se alegrar com o paralítico que recuperou a sua liberdade, isso para eles não era importante, mas sim o fato de Jesus ter dito uma blasfêmia...ao declarar perdoados os pecados daquele homem.
Nas nossas comunidades há muitos projetos e ações que geram uma incontida alegria, as vezes de uma pessoa, de um grupo, de uma pastoral, e há também os legalistas que querem saber se há autorização do Conselho, se o Padre está sabendo, se o Cooperador foi informado, se está em ata e principalmente se pediram a sua permissão, no caso de se ocupar algum cargo. São atitudes ridículas que tentam ofuscar a alegria do agir de Deus naquele trabalho. A comunidade faz a descoberta de que Deus é amor e misericórdia e que Jesus é aquele que trouxe esse Deus amoroso e misericordioso no meio dos homens. O paralítico havia sido curado, era isso que importava, esse era o maior sinal de que Jesus era Deus.
E diante de tanto rigorismo dos escribas, Jesus não deixou por menos, e disse ao paralítico “Levanta-te, toma a tua maca e vai para casa” E o homem levantou-se e foi para casa como lhe ordenara Jesus.  Jesus primeiro perdoou os pecados que causam toda paralisia, a comunidade entendeu mas os escribas não, pois quem se abre para acolher a Palavra de Deus, começa a conhecer o Rosto de Deus que até então não conhecia, o Rosto Todo amoroso e misericordioso que nos oferece algo que a observância da Lei não pode nos dar....

Nenhum comentário:

Postar um comentário