.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 10 de julho de 2012

“Quando o amor se fecha, torna-se veneno”-Diac. José da Cruz



SEGUNDA FEIRA DA 15ª SEMANA DO TC 16/07/2012
1ª Leitura Isaias 1, 10-17
Salmo  49 (50)  “A TODO HOMEM QUE PROCEDE RETAMENTE, EU MOSTRAREI A SALVAÇÃO QUE VEM DE DEUS”
Evangelho Mateus 10, 34- 11,1
“Quando o amor se fecha, torna-se veneno”-Diac. José da Cruz
Que sábias palavras de Jesus neste evangelho, embora estranhas, pois parece que só ele quer ser amado e não admite que outra pessoa seja mais amada que ele. Na verdade ele está falando sobre o grande perigo de um amor fechado em si mesmo, amor egocêntrico, isolado e excludente.
O amor fechado e egocêntrico em nossas relações pessoais, familiares ou comunitárias, dá a falsa sensação de uma paz que na verdade não passa de acomodação, amo e sou amado, no meu grupo, na minha família, na minha comunidade, o resto não importa...Nesse sentido Jesus trouxe a espada, isso é, a sua palavra afiada que faz nos romper com todo esse egoísmo e abrir-se para um amor mais amplo e responsável, que não fique alisando a todo momento o próprio ego. Quando assim age o cristão, vai encontrar inimigos, vai perder seu prestígio dentro do grupo.
Amar a algumas pessoas selecionadas, que nos querem bem, ou  a família a qual pertence, é quase que uma obrigação de nossa parte, é algo explícito e inadmissível seria não amarmos nossos entes queridos. O amor do qual Jesus fala aqui é mais grandioso pois supõe a gratuidade, o imerecimento ( amar a quem não merece o nosso amor) Esse modo de amar gera sofrimento, que é a cruz, esse amor causa um desgaste físico, psíquico e moral, imaginem Jesus jantando na casa de pecadores ou acolhendo na sua lista de amigos, mulheres como Madalena...Entretanto, apesar dessa “morte” para si mesmo, e dom sofrimento que ele possa causar, há algo imensamente gratificante, esse modo de amar permite um encontro profundo com Jesus Cristo sempre que somos acolhidos e acolhemos em seu nome.
Quando um cristão sabe amar desse jeito, o seu amor humano é requalificado, e suas relações humanas se tornam sinais eficazes do amor de Deus. Amor que vai ao encontro dos pequenos, nem que seja para lhes dar um simples copo de água fria, amor que tem a excelência de ser feito em nome de Jesus, característica própria do discípulo.
O amor egoísta, possessivo e exclusivo também gera morte,  mas é uma morte eterna e definitiva porque se morre sozinho, sem um sentido e uma razão para tanto. A morte gerada pelo amor altruísta do cristianismo, ao contrário, nos leva á Vida Eterna e Verdadeira, porque morremos com Cristo e com ele ressuscitamos. Este morrer e ressuscitar é um processo dinâmico em nossa vida, até a morte definitiva que trará a esperada Vida Eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário