.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

“A parábola da sementinha” - Claudinei M. Oliveira.





Domingo, 17 de Junho de 2012.
Evangelho: Mc 4,26-34

            Demos graças ao nosso bom Deus por dar-nos vida plena e forças para seguir seus ensinamentos. Chegamos no dia do Senhor e com muita fé ousamos bendizer seu Santo Nome, glorificar as dádivas recebidas e pedirmos o aconchego de Pai para continuarmos firme na busca da salvação. Quem carrega o Cristo Ressuscitado e permanece em sintonia  sincera merece seu amor e sua misericórdia.  Então aproveitamos este lindo domingo para refletir as parábolas do Senhor e aprendermos a construção do Reino da justiça.
            Jesus falava sempre em parábola. Era para que o povo pudesse entender bem suas explicações. Não que o povo era tão atrasado, mas tinha dificuldade de interpretar as mensagens de libertação, uma vez que os doutores da Lei as interpretavam do seu modo, dificultando ao povo a real interpretação. Logo, Jesus resolveu explicar tudo através de parábola para que o entendimento chegasse aos ouvidos de cada cristão, pois na simplicidade era gerada toda a maturação para o Reino.
            O Reino de Deus é bem diferente do reino dos homens poderosos da época de Jesus. O reino dos homens entranhava a cobiça, a inveja e a opressão, não permitia que o povo participasse ativamente deste reino, ademais o reino dos homens era bem seletivo, somente pessoas de posses  poderiam salientar os privilégios. Esta didática enchia Jesus de ira, pois o Reino não é privilegio de alguns, mas o Reino é lugar de todos. O Reino de Deus era espaço para a coletividade, fraternidade, caridade e união. O Reino de Deus buscava acentuar a justiça entre todos, ou seja, no Reino de Deus não haverá separação e nem discórdia.
            Jesus resolve contar a parábola para que o homem simples compreendesse corretamente a significância da busca incessante deste Reino novo da Justiça. Afirmava para quem pudesse ouvir que “O Reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra. Quer ele esteja acordado, quer esteja dormindo, ela brota e cresce, sem ele saber como isso acontece”. Assim acontece a construção do Reino de Deus. Sem notar a amplitude e o discernimento das ações corretas o mundo vai se transformando lentamente. Num piscar de olhos tudo muda. Chamamos isto de milagre de Deus. Para tanto, devemos acreditar que uma força maior age por dentro da nossa ação e dos acontecimentos, pois, tudo parece estar parado, mas a semente debaixo da terra está se movimentando intensamente. Podemos ainda inquirir que quando pensamos que nada está acontecendo conosco, tudo parece estar distante de Deus, na verdade Ele está agindo em nosso Ser, em nossas vidas, em nossa casa, em nosso trabalho, ou seja, Deus está presente e agindo em tudo, Ele nunca para de trabalhar para que o Reino florescesse com vigor. Este é o Deus da alegria e da transformação.
            Diante destas palavras  não tem como não apaixonar por Jesus. Porém deve ser uma paixão que mexe e  dá sentido na vida e nos afazeres. Dizer que ama Deus, ama suas criaturas e seus feitios é muito fácil, mais comprometer-se com as coisas de Deus é apaixonar de verdade. Apaixonar por este Reino é perceber sua ação no dia-a-dia, nas pequenas coisas, nos pequenos gestos e/ou até no cumprimento dos colegas. Ao olhar para uma pessoa e abrir um sorriso é sinal da presença de Deus que faz de tudo para que o homem viva feliz e tenha vida em abundância.
            Jesus esclarece mais ainda o sentido do Reino ao fazer uma comparação e afirma que o Reino de Deus “é como uma semente de mostarda, que é a menor de todas as sementes. Mas, depois de semeada, cresce muito até ficar a maior de todas as plantas. E os seus ramos são tão grandes, que os passarinhos fazem ninhos entre as suas folhas”.  Assim deveríamos  ser neste reino, esta árvore  frondosa que possibilita agasalhar muitas pessoas. Mas para tal efeito não precisaria ser uma semente gigante ou querer ser um cara maior do que o outro, veja que a semente exemplificada na parábola de Jesus é pequena, muito pequena, mas com valor enorme, com uma capacidade de crescer enormemente e abafar todas as ervas daninha. O Reino de Deus na sua concretude não exige especialidade e grandeza, o Reino de Deus exige empenho, vigor, coragem, seriedade e comprometimento. Não precisa inventar outras regras ou outras metas a seguir, contudo  basta interagir com Deus através da sua Palavra e ser fiel ao seu preceito de bondade, que o Reino de Deus vai sendo construído.
            Como notamos na fala de Jesus a semente ocupa um lugar central nas parábolas e ela é metáfora para a Palavra ensinada por Ele, que cresce e frutifica dependendo de quem ouve, compreende e vivencia. A função pedagógica dessa parábola é motivar a pessoa que ouve a participar da “boa semeadura”, e  o resultado final é que  o Reino de Deus se abre para o mundo a fim de “aninhar” quem dele necessitar. Assim, esta parábola da semente trás em si o abrir os olhos para a esperteza de que o Reino é como semente: começa pequeno, é lançado em todos os lugares e, se bem cuidado, ela cresce a ponto de também acolher quem não participou do trabalho de semear e cuidar.
            Isto significa que todos devem participar do Reino. O Reino não é propriedade de alguns como pensavam os doutores da lei, mas todos os víveres na terra têm seu espaço garantindo no Reino de Deus. Mas como todos terão o reino garantido se muitos não têm apreço e até desdenha? Sem sombra de dúvidas, se nós plantarmos com muito amor as sementinhas no coração de todos os perversos muitas coisas  se transformarão. Nosso papel enquanto conhecedores do Reino, assim pensamos, têm a obrigação de conquistar todos os perdidos para o Reino dos Céus.
            Portanto, caros leitores sejam esta sementinha que quietinha trabalha incansavelmente para a transformação de uma realidade. Veja que a sementinha germinou, cresceu e tornou-se um belo arbusto que serviu de morada para passarinhos aninhar, assim deveríamos ser: uma pessoa ativa para o Reino que compreende e pratica sua palavra. Saiba que nada na vida pode impedir a vontade do Pai, nem existe nenhum obstáculo capaz  de impedir o avanço da palavra revelada, porém cabe a nós povo de Deus sermos um bom semeador de sementes que germinam a paz, o amor e a justiça. Bom domingo a todos e sejam felizes na paz de Cristo. Amém!
            Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário