.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 17 de julho de 2012

“Jesus é o sinal” - Claudinei M. Oliveira.



Segunda - feira, 23  de Julho de 2012.
Evangelho: Mt  12,38-42

            A incredulidade ou a busca no sinal para confirmar a fé no Deus é o norteador de nossa reflexão proposta pelo Evangelista Mateus. Será que precisa de um sinal dos céus para acreditar no poder de Deus? Ou será que esta busca de sinal é uma fraqueza do homem?  
Os fariseus não tiveram a competência para ver em Jesus o grande sinal da obra de Deus. Eles não acreditaram  e nem quiseram enxergar as curas, os milagres e a libertação que Jesus fazia para muitos aflitos e desnorteados. Os fariseus só enxergavam diante dos olhos suas riquezas, exploração e maus tratos aos pequeninos.
O evangelista Mateus ao enfatizar esta reflexão no Evangelho quis mostrar para sua comunidade que basta ter fé para aproximar de Deus Todo Poderoso, e para tanto, não precisa de um sinal concreto em sua frente para seguir a divindade. O próprio Jesus é o sinal visível da presença da ação de Deus.
Mas acontece que as estacas nos olhos dos gananciosos não permitem que enxergue as coisas boas de Deus. Olha que são tantas! Basta pensar em sim mesmo, a sua presença é o sinal vivo de Deus no mundo. A existência da própria pessoa é o sinal da mão de Deus na natureza. Se a pessoa existe com todo órgãos vitais é porque Deus fez surgir das entranhas da mulher para contemplar as maravilhas feitas por Ele. Logo, não tem como não acreditar no sinal da graça e da misericórdia de Deus.
Para que duvidar de tantas efemeridades, de tantas vivacidades e nostalgia da criação de Deus. A fé deve ser o guia da percepção e do encanto da criação. Duvidar de Deus é não acreditar na vida, nos gestos e nas cordialidades entre os homens.  Duvidar das coisas  feitas por Deus é amar o encardido que presume a divisão e a mutilação da vida feliz em sociedade.
A soberba do homem escurece diante dos olhos a realidade misteriosa de Deus. Não permite que contemple os brilhos das coisas geradas no seio da felicidade eterna. A soberba do homem empobrece a consciência, distancia do Criador e faz cair no marasmo da solidão.
As injustiças instalam com tenacidade no seio da sociedade por causa da falta de fé. Coloca no âmago do ser a cobiça, o desprazer, a vaidade, a corrupção e a insatisfação com Deus. Para este povo a realidade presente na exploração e na maldade é o caminho certo. Depois de consolidado os prazeres da vida a custa do serviço alheio, duvida da presença misteriosa de Deus que tudo fez e faz para a felicidade do seu povo.
Enfim, Jesus, para quem tem fé, sente o amor da divindade, é o grande sinal da presença de toda esperança da felicidade do mundo. Vale a pena crer em Jesus e em tudo que fez para alegrar o povo que sofre em decorrência das injustiças. Amém!
Claudinei M. Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário