Dia 19 de Novembro de 2019
Evangelho de Lc19,1-10
Quantos de nós, fazemos questão de dizer que somos seguidores de Jesus, quando na prática, agimos de forma contrária a Dele, não olhamos o outro, com o olhar de misericórdia como Ele nos olha! Estamos sempre numa atitude de juiz, condenando o nosso irmão, sem dar a ele uma oportunidade de rever e refazer a sua vida. Ao invés de nos tornar caminho de volta para aquele que se perdeu, contribuímos, com a nossa indiferença, para que ele se perca ainda mais.
Um verdadeiro seguidor de Jesus, não vê o outro como caso perdido, como alguém irrecuperável, pelo contrário, ele acredita que uma pessoa criada à imagem e semelhança de Deus, pode mudar de vida.
Tudo o que Jesus mais quer, é que nós tenhamos um coração largo para amar um coração semelhante ao seu coração, um coração que acolhe aqueles, que às vezes, só precisam de se sentir amados para mudar de vida! Foi o que aconteceu com Zaqueu, o que nos diz o evangelho de hoje. Zaqueu, era um homem de vida errante, possuidor de uma riqueza ilícita, mas que ao sentir-se amado por Jesus, teve a sua vida transformada. Ele não conhecia Jesus, mas certamente, já tinha ouvido falar Dele, o que despertou nele, o desejo de conhecê-Lo.
Ao tomar conhecimento de que Jesus passaria pela cidade de Jericó, rumo a Jerusalém, Zaqueu vê nesta ocasião, a possibilidade de ver Jesus, de ver quem era àquele homem que arrastava multidões. No meio da multidão, ele sabia que seria impossível seus olhos alcançar Jesus, devido a sua baixa estatura, mas ele não desiste, não queria perder aquela oportunidade de ver Jesus, que poderia ser a única.
Disposto a tudo, para realizar o seu desejo, Zaqueu vence todas as barreiras, corre à frente da multidão, sobe numa arvore e fica esperando pela passagem de Jesus, não se importando em se expor, em tornar alvo de critica do povo, que o odiava. Convidado por Jesus, a descer da arvore, Zaqueu cai nas redes do amor de Jesus e partir de então, ele tem a sua vida totalmente transformada, abandona a sua vida errante, repara todos os seus erros e se entrega por inteiro ao seguimento de Jesus!
Assim como Jesus chamou Zaqueu pelo o nome, convidando-o a descer da arvore, hoje, Ele chama cada um de nós, pelo o nome e nos convida a descer dos pedestais que projetamos para nós mesmos. Todos nós somos chamados a descer destes pedestais, pelos degraus da humildade, primeiro passo para a nossa conversão.
O chamado de Jesus é extensivo a todos, Ele não faz acepção de pessoas, tanto chama os justos, como os que ainda não são justos. O que importa para Jesus, é a resposta que se dá ao seu chamado, pois no coração de quem aceita este chamado, já houve transformação, afinal, ninguém aceita um chamado de Jesus, sem estar disposto a mudar de vida
“Jesus é o caminho humano para chegar a Deus e o caminho Divino para chegar ao humano.”
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook
DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
ResponderExcluirSanta Maria, Rio Grande do Sul.
Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.
ResponderExcluir