29 Agosto 2019
Lectio
Primeira leitura: 1
Tessalonicenses 3, 7-13
Irmãos: 7encontrámos
reconforto em vós, graças à vossa fé, no meio de todas as nossas angústias e
tribulações. 8Agora sentimo-nos com mais vida, porque estais firmes no Senhor.
9Que acção de graças poderemos nós dar a Deus por toda a alegria que gozamos, devido
a vós, diante do nosso Deus? 10Nós que, noite e dia, insistentemente, pedimos
para rever o vosso rosto e completar o que falta à vossa fé? 11Que o próprio
Deus, nosso Pai, e Nosso Senhor Jesus nos encaminhem até vós. 12O Senhor vos
faça crescer e superabundar de caridade uns para com os outros e para com
todos, tal como nós para convosco; 13que Ele confirme os vossos corações
irrepreensíveis na santidade diante de Deus, nosso Pai, por ocasião da vinda de
Nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.
Timóteo, regressado de
Tessalónica, traz a Paulo notícias sobre os progressos dessa comunidade na fé.
O Apóstolo, que andava angustiado, recupera a alegria, tal como acontece com um
pai, que temendo o pior para os filhos, vem a saber que estão bem. Mas nem por
isso desiste do desejo de visitar pessoalmente a comunidade, com quem
interrompera o diálogo, quando teve de abandonar precipitadamente a cidade, por
causa da hostilidade dos judeus. O amor que o anúncio do Evangelho suscitou no
coração do Apóstolo é como que uma espada que o atravessa. Anda inquieto, noite
e dia, por causa do bem que quer àqueles que a Palavra tinha regenerado para a
vida da graça. Mas, agora, põe tudo nas mãos de Deus, dando graças e
intercedendo pelos seus amados Tessalonicenses.
Evangelho: Mateus 24, 42-51
Naquele tempo, disse Jesus
aos seus discípulos: 42Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia virá o vosso
Senhor. 43Ficai sabendo isto: Se o dono da casa soubesse a que horas da noite
viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a casa. 44Por isso,
estai também preparados, porque o Filho do Homem virá na hora em que não
pensais.» 45«Quem julgais que é o servo fiel e prudente, que o senhor pôs à
frente da sua família para os alimentar a seu tempo? 46Feliz esse servo a quem
o senhor, ao voltar, encontrar assim ocupado. 47Em verdade vos digo: Há-de
confiar-lhe todos os seus bens. 48Mas, se um mau servo disser consigo mesmo: 'O
meu senhor está a demorar', 49e começar a bater nos seus companheiros, a comer
e a beber com os ébrios, 50o senhor desse servo virá no dia em que ele não o
espera e à hora que ele desconhece; 51vai afastá-lo e dar-lhe um lugar com os
hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes.»
Em Mateus, a parábola do
servo, ou administrador (cf. Lc 12, 41ss.) responsável encontra-se no último
grande discurso de Jesus, o "Discurso escatológico" (cc. 24 e25),
dominado pelas tribulações de Jerusalém e pelas perseguições à Igreja nascente,
pelo anúncio da crise cósmica que precederá o fim e pela consequente necessidade
de vigilância. Este discurso não visa assustar, mas encorajar. O mundo e a
história caminham, não para o fim, mas para a plena realização. Haverá
catástrofes. Mas abrir-se-á uma nova beleza. É neste contexto que Jesus exorta
à vigilância, com quatro belas parábolas. Hoje, escutamos a primeira, cujas
palavras-chave são: «Vigiai!», «Estai preparados!» A vinda do Senhor é certa.
Mas a hora é incerta. A imagem do «ladrão» (v. 43) é muito expressiva e bem
conhecida na igreja primitiva. Deve vigiar a casa o dono, mas também os servos,
que são seus amigos e estimam a casa. O «servo fiel e prudente» (v. 45) faz as
vezes de dono da casa e trata bem os seus companheiros. O «mau servo» (v. 48)
aproveita da ausência do dono para desperdiçar os bens e maltratar os companheiros.
Naturalmente terão fins diferentes, quando regressar o dono. Os dirigentes da
Igreja hão-de ser servos fiéis e prudentes, e não maus servos, como eram os
chefes de Israel, no tempo de Jesus.
Meditatio
Paulo exulta com as boas
notícias que Timóteo lhe traz de Tessalónica. A pequena comunidade, que
evangelizara durante poucas semanas, e tivera de abandonar, por causa do motim
levantado contra ele pelos judeus, resistia às oposições: «Agora que Timóteo
voltou daí e nos trouxe boas notícias sobre a vossa fé e a vossa caridade, e
porque conservais de nós uma grata recordação, desejando-nos ver tal como nós a
vós, encontrámos reconforto em vós, irmãos, graças à vossa fé, no meio de todas
as nossas angústias e tribulações. Agora sentimo-nos com mais vida, porque
estais firmes no Senhor» (v. 6-8). Paulo revela o seu coração paternal, revela
todo o seu amor por aqueles a quem tinha transmitido a nova vida pela pregação
do Evangelho. A sua ligação aos Tessalonicenses baseava-se, não só na fé, mas
também na relação humana de grande simpatia que estabelecera com essa
comunidade. Por isso, não se contenta com as boas notícias, mas, por duas
vezes, afirma querer revê-los. Agradece a Deus as boas notícias, mas reza para
que o desejado reencontro aconteça o mais breve possível: «Noite e dia,
insistentemente, pedimos para rever o vosso rosto» (v. 10). O Apóstolo deseja
vivamente o contacto humano. A sua fé, e a sua vida espiritual, não lhe
diminuíram a afectividade, mas aumentaram-na. Por outro lado, deseja completar o
que iniciou e teve de interromper abruptamente. É maravilhoso observar esta
ligação entre a afectividade humana e o zelo apostólico.
O nosso texto termina com a oração de Paulo, que pede a Deus que faça os Tessalonicenses «crescer e superabundar de caridade» (v. 12). O Apóstolo explicita: caridade «uns para com os outros e para com todos», isto é, caridade fraterna no interior da comunidade e caridade universal aberta a todos. É na caridade e na santidade que os Tessalonicenses se hão-de preparar para a vinda do Senhor: «Que o Senhor confirme os vossos corações irrepreensíveis na santidade diante de Deus, nosso Pai, por ocasião da vinda de Nosso Senhor Jesus com todos os seus santos» (v. 12).
As nossas relações com os outros hão caracterizar-se pelo progresso na fé e no amor, na espiritualidade e na humanidade. As relações de fé exigem uma grande dose de cordialidade humana, crescer e abundar no amor recíproco e no amor universal.
Que belo programa para todos nós, cristãos, particularmente os consagrados, os sacerdotes. É um ideal a alcançar com a graça de Deus, mas também com os nossos esforços de cada dia, a nossa perseverança, o nosso entusiasmo.
O nosso texto termina com a oração de Paulo, que pede a Deus que faça os Tessalonicenses «crescer e superabundar de caridade» (v. 12). O Apóstolo explicita: caridade «uns para com os outros e para com todos», isto é, caridade fraterna no interior da comunidade e caridade universal aberta a todos. É na caridade e na santidade que os Tessalonicenses se hão-de preparar para a vinda do Senhor: «Que o Senhor confirme os vossos corações irrepreensíveis na santidade diante de Deus, nosso Pai, por ocasião da vinda de Nosso Senhor Jesus com todos os seus santos» (v. 12).
As nossas relações com os outros hão caracterizar-se pelo progresso na fé e no amor, na espiritualidade e na humanidade. As relações de fé exigem uma grande dose de cordialidade humana, crescer e abundar no amor recíproco e no amor universal.
Que belo programa para todos nós, cristãos, particularmente os consagrados, os sacerdotes. É um ideal a alcançar com a graça de Deus, mas também com os nossos esforços de cada dia, a nossa perseverança, o nosso entusiasmo.
Oratio
Senhor, hoje quero
agradecer-te porque me cumulaste de bens e confiaste aos meus cuidados tantos
irmãos pequenos e fracos. Obrigado, Senhor, por teres confiado em mim.
Administrar em teu lugar não é tarefa fácil. Que queres de mim, Senhor? Quer
es certamente que ponha os olhos no teu Filho Jesus, na sua misericórdia e no seu sacrifício. Queres que recorde as tuas palavras: «Um servo não é maior do que o seu senhor... Dei-vos o exemplo para que, como eu fiz, façais vós também». Queres que, nesta solicitude fraterna, viva o tempo presente como coisa que não é nossa, até ao teu regresso. Ajuda-me, Senhor, a cumprir fielmente a minha missão. Amen.
es certamente que ponha os olhos no teu Filho Jesus, na sua misericórdia e no seu sacrifício. Queres que recorde as tuas palavras: «Um servo não é maior do que o seu senhor... Dei-vos o exemplo para que, como eu fiz, façais vós também». Queres que, nesta solicitude fraterna, viva o tempo presente como coisa que não é nossa, até ao teu regresso. Ajuda-me, Senhor, a cumprir fielmente a minha missão. Amen.
Contemplatio
Quando Nosso Senhor enche
um coração dedicado ao seu amor, brilha através deste coração e derrama à sua
volta graças abundantes. Apraz-se em abençoar o ministério daqueles que ama.
Sigamos, portanto, o conselho divino, subamos para o oceano das graças e nele
havemos de encontrar todas as bênçãos. Mas antes de falar aos outros do Sagrado
Coração, é preciso aproveitar para si mesmo os tesouros deste Coração divino.
Quem quer estender o reino do Sagrado Coração deve primeiro dedicar-lhe toda a
sua vida. É preciso que ele se torne o objecto único dos afectos, das
preocupações daqueles que dedicam as suas vidas a dá-lo a conhecer, a fazê-lo
amar. Há uma primeira vitória a alcançar sobre todos os nossos defeitos, antes
de irmos combater contra os defeitos dos outros. A virtude do apóstolo produz
mais frutos de graça do que o seu talento. Compreende-se que uma influência
sobrenatural é facilmente exercida por aquele no qual habitam Nosso Senhor com
o Espírito Santo. (Leão Dehon, OSP 4, p. 202)
Actio
Repete frequentemente e
vive hoje a Palavra:
«Fiel é Deus, por quem fostes chamados à comunhão com seu Filho» (1 Cor 1, 9).
«Fiel é Deus, por quem fostes chamados à comunhão com seu Filho» (1 Cor 1, 9).
Obrigado Senhor, Obrigado Dehonianos!!!
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