DOMINGO- SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS.
Dia 04 de Novembro de 2018
Evangelho de Mt5,1-12ª
Neste Domingo, Solenidade de todos os santos, a Igreja nos convida a voltarmos o nosso olhar para o céu para contemplar uma multidão de santos e de santas, que deixaram marcas profundas do seu amor a Deus aqui na terra, e que agora, participam da glória do céu, permanecendo vivas dentro de nós, através do seu testemunho de vida!
Os Santos se santificaram aqui na terra, no cotidiano de suas vidas, o que vem dizer, que todos nós, também podemos ser santos!
Jesus nos convida a fazermos diferença no mundo, a darmos um sentido novo a nossa existência, uma única e fundamental direção, que é a santidade como meta para chegarmos ao Pai!
Optamos pelo o caminho da santidade, quando deixamos de projetar a nossa vida em nós mesmos, para nos envolver no projeto de Deus, que tem como referência, unicamente Jesus!
Fomos criados por Deus, e orientados por Jesus, a direcionar a nossa existência como uma flecha que busca o seu alvo, e o alvo de quem busca a santidade é o próprio Deus.
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, nos apresenta as Bem-Aventuranças!
As Bem-Aventuranças, não são mandamentos, afinal, Deus não exige sofrimento para cobrir seus filhos de felicidade, podemos dizer, que as Bem-Aventuranças é uma consolação de Deus, aos desfavorecidos pelo o mundo, os que são perseguidos por amar e obedece-Lo! Jesus deixa claro, que só é feliz verdadeiramente, quem vive dentro do plano de Deus, quem vive de acordo com a vontade de Deus, não hesita em caminhar na contramão do mundo, pois ele está convicto, de que nada neste mundo, é mais importante do que a sua fidelidade a Deus.
Jesus Proclama: “Bem-aventurados (Felizes) os pobres em espírito, os aflitos, os mansos, os que têm fome e sede de justiça os misericordiosos, os puros de coração, os perseguidos e injuriados por causa do reino”! Estes, que são citados por Jesus, são felizes, porque se colocam inteiramente na dependência de Deus, confiantes de que Deus cuida deles!
Ser perseguido, odiado, injuriado por causa de Jesus, são situações que não agradam a Deus, mas quem suporta tudo isso, em nome da sua fidelidade a Ele, é feliz, porque tem em Deus, a sua consolação, o seu abraço de Pai, um abraço que não tem preço, que vale mais do que todas as benesses do mundo.
Quem sofre as consequências do seguimento a Jesus, e se mantem fiel a Ele, começa a receber a sua recompensa, já aqui na terra, pois Deus transforma todo o mal que lhe é causado, em benefícios para ele.
Quando esvaziamos de nós mesmos, fazendo da nossa vida, uma oferta de amor, Deus eleva o nosso nada, transforma o que nos é desfavorável, em bem para nós, as perseguições, as injustiças, ao invés de nos jogar no chão, nos eleva!
Alegremo-nos por confiar na realização das promessas de Deus, é o próprio Jesus quem nos garante: “Alegrai-vos e exultai, pois será grande a vossa recompensa no céu”.
É desejo de Deus, que todos nós sejamos felizes, e ser feliz, é também, tudo o que mais desejamos, pena, que muitos de nós buscamos a felicidade, fora dos planos de Deus, onde jamais iremos encontrá-la.
O conceito de felicidade, para o mundo, é completamente diferente da felicidade que Deus planejou para nós, para o mundo, felicidade, se baseia no ter, no poder, enquanto que para Deus, felicidade está no ser e em ser, está no ser que se faz templo vivo onde habita Deus! Todo aquele, que se deixa preencher da graça de Deus, é feliz em toda e qualquer situação!
Precisamos nos conscientizar, de que a felicidade, não é algo comprável, não está nas coisas matérias, e nem significa ausência de dificuldades. Quando tomarmos consciência, de que a vida não nos pertence, de que não somos donos de nada, estaremos prontos para assumir o grande desafio: ser feliz até mesmo em meio às adversidades.
Assim como foram os Santos, sejamos também, fieis ao Evangelho, não hesitemos em nos entregar à Deus, não tenhamos medo de dar testemunho de Jesus, ainda que para isso, tenhamos que navegar contra a maré.
Buscar a santidade, é o grande desafio de buscar a perfeição em meio às imperfeições do mundo, sem esquecer: o mais Santo de todos os Santos da terra, será sempre, um pecador perdoado.
Ninguém busca o sofrimento, mas ele é inevitável em nossas vidas, faz parte da natureza humana, saber aproveitá-lo como trampolim para a nossa ascensão, é trilhar os passos de Jesus, é estar no caminho da Santidade.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
Nenhum comentário:
Postar um comentário