.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Não vim chamar os justos, mas os pecadores - Missionários Claretianos





Sábado, 19 de janeiro de 2013
1ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Alberto de Cashel (bispo), Arcôncio de Viviers (bispo, mártir), Arsênio de Corfu (bispo), Bassiano de Lodi (bispo), Canuto IV da Dinamarca (rei, mártir), Catelo de Castellamare (bispo), Contesto de Bayeux (bispo), Firmino de Gabales (bispo), Germano de Esmirna (mártir), Henrique de Uppsala (bispo, mártir), Laudomaro de Corbion (abade), Mário, Marta, Ábaco e Audifax (mártires), Natalan de Aberdeen (bispo), Paulo, Gerôncio, Januário e Companheiros (mártires da Numídia), Ponciano de Spoleto (mártir), Remígio de Rouen (bispo), Wulstano de Worcester (monge, bispo).
Primeira leitura: Hebreus 4,12-16
Aproximemo-nos do Trono da Graça
Salmo responsorial: 149
Cantai ao Senhor, um canto novo.
Evangelho: Marcos 2,13-17
Não vim chamar os justos, mas os pecadores
Eis outro aspecto polêmico da prática de Jesus. Os arrecadadores de impostos eram considerados pessoas desprezíveis. Consideravam que a relação destas pessoas com pagãos romanos e seu contato com o dinheiro os tornava impuros. Porém, também eram rejeitados porque abusavam de seu trabalho como cobradores de impostos, explorando o povo pobre, impondo-lhes pesadas cargas tributarias a ponto de deixá-los na miséria. Jesus se senta e come com essa gente.
Partilhar à mesa significa entrar em comunhão com os comensais. Jesus realiza esse gesto, não para legitimar sua prática exploradora, mas para convidar ao seguimento (conversão) e mostrar assim a universalidade inclusiva da mensagem do evangelho. Levi escuta o chamado de Jesus e aceita o convite de segui-lo com todas as suas implicações.
Os letrados e fariseus, contudo, se fecham ao esse convite à conversão e ao seguimento. Nosso desafio: romper com nossos esquemas mentais a ponde de ver que Deus age para além de religiões e denominações, culturas e raças, tradições e ritos e nos convida a aceitar a novidade do Reinado de Deus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário