.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Batismo do Senhor - - Missionários Claretianos



Domingo, 13 de janeiro de 2013
Batismo do Senhor
Santo Hilário, Bispo, Doutor da Igreja (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia: Agrécio de Trèves (bispo), André de Trèves (bispo), Berno de Cluny (abade), Enogato de Aleth (bispo), Glafira de Amasée (virgem), Gumersindo e Servusdei (mártires de Córdoba), Ivete de Huy (viúva), Leôncio de Cesaréia (bispo), Potito (menino mártir de Nápolis), Verônica de Binasco (virgem), Estêvão de Liège (abade, bem-aventurado), Godofredo de Cappenberg (monge, bem-aventurado), Hildemar de Arrouaise (agostiniano, mártir, bem-aventurado), Ida de Argensolles (abadessa, bem-aventurada).
Primeira leitura: Isaías 42,1-4.6-7
Eis o meu servo: nele se compraz minh’alma. 
Salmo responsorial: 28(29),1a.2.3ac-4.3b.9b-10 (R/. 11b)
Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo! 
Segunda leitura: Atos dos Apóstolos 10,34-38
Foi ungido por Deus com o Espírito Santo.
Evangelho: Lucas 3,15-16.21-22
Jesus recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu.
Hoje a liturgia celebra o Batismo de Jesus. As leituras deste dia nos oferecem três elementos que identificam o verdadeiro batismo do Senhor. Um primeiro elemento o encontramos no texto de Isaias, que fala da atitude do servo de Deus; este foi chamado e assistido pelo Espírito para desempenhar uma missão especial no povo de Israel: tornar presente, com sua vida, a mesma atitude de Deus para com a humanidade; isto é, evidenciar que Deus instaura sua justiça e sua luz por mei9o da debilidade do ser humano.
Portanto, a tarefa de todo batizado é testemunhar que Deus está agindo em sua vida; sinal de que isso é sua maneira de existir no meio da comunidade; deve ser uma existência que promova a solidariedade e a justiça para com os mais fragilizados, pois neles Deus age e salva; neles se faz presente a libertação querida por Deus.
O segundo elemento está presente no relato em Atos dos apóstolos. A intenção central deste relato é afirmar que a mensagem de salvação, vivida e anunciada por Jesus de Nazaré, é para todos sem exceção. A única exigência para ser partícipe da obra de Deus é iniciar um processo de mudança (respeitar Deus e praticar a justiça), que consiste em abrir-se a Deus e abandonar todo tipo de egoísmo para poder ir, com toda liberdade, ao encontro do outro, pois é no outro onde se manifesta Deus. A exemplo de Jesus, todo batizado tem o dever de passar pela vida “fazendo o bem”; tem a tarefa constante de mudar, de despojar-se de todo interesse egoísta para poder assim ser testemunha da salvação.
O evangelho de Mateus desenvolve o terceiro elemento que identifica o verdadeiro batismo: A obediência à vontade do Pai. “A justiça plena” à qual se refere Jesus no dialogo com João Batista, manifesta a íntima relação existente entre Filho de Deus e o projeto do Pai. Isto significa que o batismo é a plenitude da justiça de Deus, já que as atitudes e comportamentos de Jesus tem como finalidade fazer a vontade de Deus. Esta obediência e abertura à ação de Deus afirma sua condição de filho; é filho porque obedece e se identifica com o Pai. Esta identidade de Jesus com o Pai (ser Filho de Deus) corrobora nos acontecimentos que acompanham o batismo:
O céu se abre, desce o Espírito e uma voz anuncia que Jesus é Filho predileto de Deus. É “filho” à maneira do servo sofredor de Isaias (Is 42,1): filho obediente que se encarna na historia e participa completamente da realidade humana. O batismo, em consequência, provoca e mostra a atitude de toda pessoa aberta à divindade e vontade de Deus; e faz assumir, como modo normal de vida, o chamado a serem filhos de Deus, identificando-nos em todo com o Pai e procurando, com nosso agir, a tornar presente a justiça e o amor de Deus.
Pena que na atualidade o batismo tenha se limitado a um mero rito religioso, desligado da vida e da experiência de fé da pessoa crente. Houve um esquecimento de que o batismo é o fato fundamental do ser cristão, pois evoca a vida, a morte e a ressurreição de Cristo e a participação de todo cristão neste mistério. O batismo significa, em síntese, a entrega generosa a Deus e aos irmãos a exemplo do próprio Cristo.
Oração: Ó Deus, mistério infinito, inexplicável, queremos te adorar em silencio, sem palavras... Reconhecemos tua presença no coração da matéria e nas raízes da realidade, no melhor do ser humano, que nos conduz por isso a uma convergência incontida com o amor, com a justiça e a fraternidade. Ajuda-nos a adorar-te do fundo no nosso coração e com a prática da justiça, “passando pela vida fazendo o bem e curando nossos irmãos e irmãs de toda opressão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário