.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 15 de julho de 2012

“Vinde a mim e aliviarei o vosso fardo” - Claudinei M. Oliveira.



Quinta - feira, 19  de Julho de 2012.
Evangelho: Mt 11, 28-30

            Na reflexão de hoje  encontramos um Jesus disposto a colaborar com àqueles que sofrem as mazelas sociais provocadas pela classe opressora. O recado do Mestre é claro ao afirmar que o seu jugo é suave e o seu fardo é leve. Mas para acreditar na revelação divina o perseguido e explorado deve ter fé e seguir os bons preceitos dos ensinamentos.
            De coração manso e humilde Jesus colocou a disposição seu jugo amortecedor  de todas as bondades para combater  as coisas maléficas. Apesar de estar no mundo  com a missão de aliviar as dores dos irmãos que lutam para sobreviver, Jesus não intimida diante das forças contrárias às suas propostas. Ele alimenta a esperança para nova caminhada onde os filhos de Deus poderão encontrar a paz, a fraternidade, o amor e a solicitude.
            Diante dos olhos certeiros de Jesus, as práticas aniquiladoras que matam os sonhos e a esperança dos pequenos não poderão ter mais espaço para o crescimento. Os fariseus e os homens poderosos já tinham construídos seus impérios a custa das forças dos abandonados. Para coibirem empreendimentos libertadores os poderosos sucumbiam os pequenos com pesados impostos, ausência de instrução e uma pedagogia opressora que não permitia enxergar além do campo visível.
            Na verdade sobrecarregavam os humildes para não oferecer oportunidade de emancipação. O objetivo das leis, das regras e das normas era para evitar questionamentos dos privilégios dos operantes das leis.
            Jesus, então, simboliza a esperança dos pequenos que queiram emancipar ou libertar de uma vez por todas das opressões inerentes. Seguir o  Mestre e colocar-se a serviço das boas ações  significa concordar com a prática da justiça, com a prática do bem e principalmente com a prática da solidariedade.
            Quando refletimos este Evangelho notamos inseridos na realidade em que Jesus vivia. Hoje são tantas barreiras quase intransponíveis que impedem a felicidade e o bom discernimento de milhões de irmãos. São oferecidos restos de privilégios ou sobras de luxúrias para compensar o peso da consciência. Temos neste caso irmãos passando por necessidades de alimentação e de atendimento ao sistema de saúde pública.  Muitos estão à margem da sociedade sem expectativa de sonhar com uma vida digna. Afinal são tantos fardos pesados colocados nas costas de milhões de pessoas simples somente para custear os privilégios e  as regalias de uma minoria que mata e explorar por prazer.
            Ao conhecer o projeto de Jesus o pequeno  pode tomar postura libertadora  e deixar de ser usado para outros fins. Conhecer a pedagogia de Jesus é conscientizar de que vale a pena ir ao encontro de Jesus  para ganhar o descanso valiosos em seus braços.
            Portanto, a mensagem de Jesus quer libertar o pequeno, mas para tanto o mesmo deverá dispor de coragem para abandonar as coisas maléficas e adentrar retamente no coração de Jesus. Seja um servo fiel e libertador, somente assim, seus fardos serão aliviados. Amém!
            Claudinei M. Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário