.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

“Quem quiser tornar-se grande torne-se o vosso servidor” Rita Leite



Quarta-Feira 25 de Julho
Evangelho Mateus 20, 20-28
A igreja hoje comemora o dia de São Thiago maior, Apostolo e Evangelizador. Thiago (Palestina séc. I), filho de Zebedeu e irmão de João, recebeu de Jesus o chamado para fazer parte do grupo dos doze. Foi testemunha privilegiada de alguns acontecimentos importantes da vida de Jesus e o primeiro apóstolo a conhecer o martírio. É tido como o primeiro evangelizador da Espanha.
A mãe dos filhos de Zebedeu, assim também como os discípulos, pensavam que Jesus ao subir a Jerusalém inauguraria seu reino messiânico. Jesus já havia anunciado que seria morto em Jerusalém, mas eles ainda não haviam compreendido. A mãe dos filhos de Zebedeu pede a Jesus lugares de honra para seus filhos. Jesus então direciona a pergunta aos dois discípulos: Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?”Jesus quer saber se eles, em lugar do lugar de honra, aceitam entregar suas vidas até a morte. Os dois respondem: “Podemos!”João e Thiago respondem com o desejo de seguir o mestre no caminho do sofrimento para chegar a gloria. Jesus então esclarece a eles que sua missão não é a de distribuir lugar de honra para ninguém, sua missão é salvar o homem na sua totalidade. Quanto a atribuir este ou aquele lugar a alguém cabe ao Pai que está no céu. Jesus nunca ofereceu status ou riqueza a quem quisesse segui-lo. O que Jesus oferece é o cálice do sofrimento e da cruz, quem estiver disposto a segui-lo deve renunciar a si mesmo tomar a cruz e segui-lo. “E quem deixar tudo por Ele receberá cem vezes mais, com perseguições, e no futuro receberá a vida eterna.” (MT 19, 29)
Enquanto o Império Romano dominava e oprimia, Jesus mostra que o reino que ele anuncia acolhe e promove a vida com espírito de pobreza e serviço. Os ambiciosos de poder vivem à custa da exploração do povo, Jesus não veio para assumir este poder, mas para servir à vida, promovendo os excluídos e mobilizando-os para resgatar-lhes a dignidade. O reino que Jesus anunciou manifesta-se pelo serviço-amor-doação. Pela compaixão pelos mais fracos e desamparados. “Pois o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida como resgate em favor de muitos”. Aprendamos do Evangelho a nos colocar a serviço dos outros, pois este é o caminho que o Cristo nos deixou para chegarmos ao céu, quanto ao lugar de honraria que iremos receber é irrelevante, pois nossa alegria será definitiva ao estarmos com Deus.  É o serviço que nos leva a viver a solidariedade e nos empenhar a construir uma sociedade em que todos usufruam da vida.
Em Cristo
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário