.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Pelos seus frutos vós os conhecereis. - Misionários Claretianos




Quarta-feira, 27 de junho de 2012
12ª Semana do Tempo Comum

São Cirilo de Alexandria, Bispo e Doutor da Igreja (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia: Adelino de Crespin (abade), Arialdo de Milão (mártir), Crescêncio (bispo, mártir, do séc. I, citado por São Paulo em 2 Tm 4,9), Deodato de Nola (bispo), Fernando de Aragão (bispo), João de Chinon (eremita), Ladislau I da Hungria (rei), Zoilo e Companheiros (mártires de Córdoba).

Primeira leitura: 2 Reis 22, 8-13.23, 1-3
O rei leu diante do povo o conteúdo do livro da Aliança que tinha sido achado na casa do Senhor; e concluiu a aliança diante do Senhor. 
Salmo responsorial: 118, 33-37.40
Ensinai-me a viver vossos preceitos, ó Senhor! 
Evangelho: Mateus 7, 15-20
Pelos seus frutos vós os conhecereis.

Um dos problemas mais frequentes na evangelização do Povo de Deus é discernir
 entre os profetas autênticos e os que buscam seus próprios interesses. Já o Antigo Testamento deu algumas pistas para distinguir os autênticos  dos falsos profetas. A primeira consiste em afastar a figura profética de qualquer concepção mágica.

Profeta também não pode ser confundido com videntes e visionários. Estes, mesmo que sejam valiosas e respeitáveis, não são profetas autênticos. A segunda forma de descobrir um verdadeiro profeta consiste em descobrir o genuíno interesse pelo Povo de Deus.

Por fim, existe o “efeito profético”, que é o apoio de uma comunidade que continue seu testemunho ou sua missão e a atualize em momentos oportunos. O evangelho acrescenta também o critério dos frutos ou boas obras.

A figura dos frutos simboliza a oportunidade, qualidade e maturação que necessita qualquer chamado profético para alcançar seu objetivo. Produzir fruto requer cultivo e cuidado e verdadeira vocação profética. Está lançado o desafio: cultivar a vocação profética em tempos em que a ânsia de bens sufoca a espiritualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário