.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

“O Reino de Deus é para todos!” - Claudinei M. Oliveira.



Quarta - feira, 18  de Julho de 2012.
Evangelho: Mt 11, 25-27

O ponto máximo do Evangelho de Mateus acontece quando Jesus louva o Pai por reconhecer nos pobres os anseios de libertação e da justiça. Somente aqueles que sofrem pela ação maldosa dos poderosos  são capazes de reconhecer o verdadeiro Deus. Enquanto os ricos, orgulhosos na cobiça e na ganância, desprezam o projeto de Deus e não permitem que o Reino da Transformação ocorra na solicitude de um mundo novo e melhor. Deus por sua vez “esconde” dos homens da lei o plano sagrado do entendimento de vida nova para todos.
            Assim afirmou Jesus ao Pai:  'Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos’. Esta afirmação corresponde o olhar de Jesus sobre sua missão. Enquanto os “arrogantes” não permitiam mudar de vida a partir das palavras de Jesus, permaneciam na mesmice trucidando os pequenos, estes por sua vez, por sua crença e pela fé, seguiam com moderação a palavra de libertação.  Não mediam esforços, pois sabiam que o Reino era meta para ser alcançada.
            Nas pregações de Jesus os pobres tão rejeitados e humilhados pelo poder estabelecido não envergonhavam em objetivar o desejo ardente de conhecer este Deus mais ainda. Ouvir a palavra do mestre Jesus era um remédio para amenizar as dores da rejeição. Ao mesmo tempo abasteciam com a força envolvente de um Deus justo e poderoso, sentiam-se seguro e motivados para enfrentar as mazelas sociais com determinação.
Neste sentido era o Reino da Justiça solidificando entre os pequenos. Somente eles eram capazes de entender e  seguir novo rumo. Nada impedia de realizar grande obra para visualizar a grandeza do Deus presente em vosso meio.
            Não que o reino de Deus é somente para os pequenos e humilhados. O reino de Deus é para todos aqueles que se volte para o Pai e realizam a gratuidade entre os irmãos. Como posso falar de justiça, amor, unidade, compaixão e solidariedade, se minha ação maltrata os fracos? Como posso amar o Deus soberano e criador, se exploro meu irmão para aumentar minhas posses? Como posso ter fé se abandono meus irmãos, deixando-os jogados na rua passando fome, necessidade? Como posso querer o Reino de Deus se não tenho capacidade de doar um pouco de mim para o outro?
 Neste caso, o Reino de liberdade acontece para os humilhados e destemidos! O sofrimento já garantiu a passagem para o Novo Reino. A vida nova foi aos poucos sendo plantada no seio destes pequenos. Assim, o  mundo foi construído sem a arrogância e sem a maldade.
            Portanto, o reino de Deus é revelado aos pequenos porque o coração está puro e pronto para amar. A escravidão, para recompensar as luxúrias dos ricos, abre espaço para reconhecer o Deus que tudo pode inclusive criar novas possibilidades de uma vida nova. Que assim seja. Amém!
Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário