.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 17 de julho de 2012

“O Filho do Homem é Senhor do sábado” - Claudinei M. Oliveira.



Sexta - feira, 20  de Julho de 2012.
Evangelho: Mt 12, 1-8

            O evangelista Mateus busca na prática de Jesus resposta para o mal entendido na sua comunidade. O desafio perdurava no cumprimento do sábado. Os judeus zelavam do sábado  para louvar, agradecer, oferecer sacrifícios e rezar no templo. Não era permitido pela Lei farisaica de trabalhar. Tudo era observado e cumprido.
            Acontece que Jesus veio para quebrar paradigmas e oferecer para o povo a oportunidade novas ações aliviadoras das tradições impostas.  Lógico que o respeito deve ser observado, mas tem certas situações que as necessidades são maiores do que a cultura.
            Só porque é sábado, dia reservado para o Senhor, não pode o homem trabalhar?  Se tem comida nas plantações, o homem está sedento, deverá  padecer-se?  Jesus enfrentou os fariseus corajosamente sem deixar vestígios para ser condenado pelos mesmos quando seus discípulos apanharam espigas para comer no dia de sábado. Ele não coibiu a prática da colheita, mas exemplificou embasado em Davi  e seus companheiros quando sentiram fome, os mesmos entraram na casa de Deus  e comeram os pães da oferenda e quando, também, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma.
            Mateus salienta a sua comunidade que a misericórdia  e o bom senso  faz parte da  boa conduta de um cristão que está preocupado com o outro. As observâncias das doutrinas são relevantes para o bom estar de todos numa comunidade, porém, prender-se nos mecanismos culturais que bloqueiam o fazer-se libertador oprime o homem nas margens da rua da amargura.
            A maravilha do reino da justiça está na liberdade do homem de pode posicionar diante dos sofrimentos. Nada para Deus é proibido, tudo pode ser mensurado. Para tanto, a palavra de Deus norteará cada passo do homem, ou seja, a luz da palavra revelada indicará os caminhos a serem traçados.
            Agora, como poderá ter proibições  assegurada pela lei religiosa para a maioria desprivilegiada , mas asseguradas pela minoria que representa o poder? Isto é, como a lei poderá  ter dois pesos e duas medidas?
            Portanto, Jesus mostrou para o povo de sua época que o mais importante  é amar por inteiro o homem  e fazer justiça igualitária para todos. Assim o cristão deverá estar atento a sua volta  para não cometer injustiça. Antes de clamar a Deus toda misericórdia procure ver se tem alguém a porta a espera de um pedaço de pão,  de uma palavra de motivação ou de um conselho para seguir os caminhos dos Santos Evangelhos. O cristão deve ser aberto para entender o outro e torná-lo feliz, e está lição foi deixada por Jesus. Amém!
            Claudinei M. Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário