.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

“Não vim abolir as Leis, disse Jesus” - Claudinei M. Oliveira.




Quarta - feira, 13 de Junho de 2012.
Evangelho: Mt  5, 17-19

“Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo”, disse Jesus aos discípulos.
            Diante das pregações dos doutores das  leis que insinuavam bem-estar, prosperidade e felicidades para todos, mas não passando de engodo, Jesus toma a frente e condena as falsas atitudes dos poderosos que querem subtrair do povo o esforço para acumular bens e ostentações. O povo não poderia ser enganado com falsos princípios criados para atender uma camada peculiar de espertalhões, tanto que Jesus ensejava a verdade do Reino. Porém, a verdade do Reino está na justiça e na retenção dos ensinamentos corretos envidados pelo Senhor a Moisés. Estes são ensinamentos exauridos dos profetas que merecem ser seguidos e cultuados na integridade, ressalvando a dignidade de um todo.
Entretanto, se as leis criadas pelo homem são para denegrir e assaltar a integridade do homem simples deve ser retirado das normas sociais, pois são interesseiras e sacramentam a podridão das injustiças.  Estas  leis Jesus não aceita e nem preza pelos defensores das mesmas, porque, segundo Jesus: qualquer um que desobedecer ao menor mandamento e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no Reino do Céu.  
Para Jesus tudo deve ser obedecido, mas para obedecer às leis do Senhor é preciso conhecê-las, logo os ensinamentos de Moisés foram repassados a várias gerações, não tem como desconhecer a verdadeira regra do Senhor que preza pelo bem, pela paz, pela unidade, porém, se desobedecer por mais simples que seja o mandamento e ainda levar o outro ao erro será considerado o menor no Reino de Deus. Na verdade, quem conhece as leis, como os doutores que as interpretavam muito bem, jamais poderiam usá-las para empobrecer os pequenos, pois os pequeninos serão os primeiros no Reino dos Céus.
Esta reflexão é fundamental para nossa consciência que muitas vezes não cumpre corretamente os ensinamentos da lei de Deus. Quantas vezes que, sabendo que estamos errando, temos certeza do erro e nos conduzimos para a falta! Quantas vezes criamos regras para seguirmos as utilizamos  para driblar os bons ensinamentos da Santa Igreja! Quantas vezes cegamos diante dos erros e pensamos que nada irá acontecer conosco! Desse modo, estamos agindo como os doutores das leis, que sabem da importância e do valor, mas preferem tirar proveito da situação. Contudo Jesus mais uma vez afirma: quem obedecer à Lei e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado grande no Reino do Céu.  Portanto, a mensagem foi passada para todos, ou seja, não tem como desconhecer o caminho reto que conduz à salvação.
Enfim, Jesus não veio para acabar com as leis e nem com os profetas, mas veio para dar sentido correto nas ações do homem. Para o novo reino a perversidade não pode acontecer, a não ser a praticar a justiça sempre, ser eficiente e enveredar toda força para a construção do Reino da Justiça. Amém!
Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário