.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

JOÃO BATISTA: O PROFETA DE TODOS OS TEMPOS! -Olívia Coutinho





Dia 24 de Junho de 2012

Solenidade da natividade de São João Batista

Evangelho de Lc 1,57-66.80

Neste domingo, a Igreja reveste-se de júbilo para celebrar a solenidade da natividade de São João Batista, o único santo, além da Virgem Maria, cujo nascimento é celebrado.  
Segundo os evangelhos, João Batista é o maior dos profetas, sua vida foi marcada de grandes contrastes: vivendo o silencio do deserto, movendo multidões. O próprio Cristo o reconheceu, como sendo ele, o maior dentre os nascidos de mulher, (Lc 7,28).  
Devido a sua especial importância na história do Povo de Deus, a liturgia de hoje, própria desta solenidade, nos apresenta o nascimento e a missão profética deste grande homem que ajudou e  ainda continua ajudando as comunidades  a trilharem os caminhos de Jesus.
Com o nascimento de João Batista, é iniciada uma nova etapa na realização do projeto libertador e vivificante de Deus, já iniciado com a concepção de Maria.
João Batista desempenhou um papel importantíssimo na história da salvação, ele veio dar testemunho da luz, abrir caminho para o encontro da humanidade com o Divino, encontro que ele teve, quando  ainda estava  no ventre de sua mãe Isabel.
São João Batista, o santo mais popular de toda história, experimentou durante a sua vida terrena, a força dos dois lados do coração humano, a força do amor, capaz de arrastar multidões, e a força do ódio que o levou a morte. Tiraram a vida do profeta, mas não calaram a sua voz, voz, que continua a ressoar nos ouvidos de cada geração: “Convertei-vos e crede no evangelho”. “Eis o cordeiro de Deus”...
São João Batista foi um grande exemplo de quem viveu exclusivamente a vontade de Deus, não se acomodando nas tradições do seu povo, nem de sua  Família, pelo contrário, ele buscou algo novo, fazendo-se  anunciador de tempo novo que traria para humanidade um novo sentido.
Assim como João Batista, nós também viemos a este mundo com uma missão: realizar a vontade de Deus, na vivencia do amor! Para isso, é importante cultivarmos em nossos corações uma constante disposição de nos renovarmos a cada dia, mediante a Palavra de Deus.
Colocar Jesus, como o centro da nossa vida, é pensar, é viver, é falar é mover-se em função do amor!
A festa de hoje, nos convida a refletirmos sobre a importância do profetismo.  O mundo requer urgentemente de pessoas que façam a diferença, homens e mulheres que assim como João Batista, apontem algo de novo, renovador no sentido de  suscitar no coração dos homens uma esperança, que para muitos já se perdeu, profetas que não se calam diante as injustiças que desfilam diariamente diante dos nossos olhos, que estão dispostos a dar a vida, se preciso for, para defender a causa do Reino.
O evangelho de hoje narra o acontecimento que marcou  a passagem do tempo de espera para o tempo da realização das promessas do Senhor.
Na maternidade da anciã Isabel, nos é revelado o poder grandioso de Deus.
Podemos dizer que o ventre, antes sem vida de Isabel, representa  a humanidade sem vida, que recebe  a intervenção amorosa de Deus e passa a gerar vidas.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário