.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Jesus veio para completar a lei-Newton





Evangelho (Mateus 5,17-19)
Quarta-Feira, 13 de Junho de 2012
As atitudes de Jesus, priorizando sempre o bem do ser humano, como curar em dia de sábado, tinha o fim único de levar a salvação a quem precisava. Porém, os fariseus e doutores da lei, tão rigorosos em cumprir a lei ao pé da letra, achava que Ele não valorizava a lei, ou que pretendia mudá-la. Jesus, porém, deixa bem claro neste evangelho, o quanto Ele valoriza a lei.
Como Judeu também cumpria a lei, porém não podia aceitar que esta lei fosse usada para escravizar o homem, ou que esta lei colocasse em risco a vida humana, pois está escrito que a “letra mata”. A letra mata, mas o espírito vivifica por isto a lei deve ser vivida no espírito.  As curas realizadas em dia de sábado, tão criticadas pelos judeus, tentava mostrar que este dia que deveria ser guardado segundo a lei de Moisés, consistia justamente em colocar em prática o amor de Deus.
Refletindo sobre o primeiro mandamento, a lei que manda amar a Deus sobre todas as coisas, seria incoerente este amor por Deus se o ser humano começar a desprezar o outro criado à sua imagem e semelhança, se o princípio básico da lei de Deus é o amor. Deus desde o princípio do mundo mostra o seu amor pela humanidade, sendo misericordioso em várias situações, dando oportunidades ao ser humano de se converter.
No livro de Mateus ao perguntarem a Jesus qual o maior dos mandamentos Ele responde: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”.
Na carta aos Romanos (13) está escrito: A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor recíproco; porque aquele que ama o seu próximo cumpriu toda a lei”.
Romanos 13:8
.
Jesus está nos mostrando justamente como devemos nos relacionar com a lei de Deus. Ele não veio para destruir a lei ou os profetas, não veio para destruir, mas cumprir e completá-la. A interpretação ao pé da letra cegava os fariseus, como ainda hoje cega, os que tentam interpretar a palavra de Deus da mesma forma.
Como o próprio Jesus diz: “Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido”. “A lei é necessária para nos orientar, mas infelizmente, somos por natureza pecadores, como está escrito: “Todos pecaram e destituídos estamos da glória de Deus”, mas pela fé em Jesus Cristo somos justificados.”.
Obedecer à lei de Deus, é dever de todos nós, como está escrito em Eclesiastes 12,13: “Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é dever do homem”.  A lei existe para que possamos evitar o pecado pelo entendimento, pois o que é o pecado senão a desobediência da lei? A desobediência da lei é que nos torna culpados.
Seguindo o evangelho de Cristo, estando em Cristo, isto é, vivendo conforme Ele nos ensinou, estaremos cumprindo a lei de Deus de uma maneira sábia. Esta sabedoria quem nos dá é o Espírito Santo, como aconteceu em Pentecostes, fazendo com que as pessoas de línguas diferentes entendessem o que os apóstolos diziam na sua língua. Devemos sempre em oração pedir ao Espírito Santo que nos dê sabedoria e entendimento para o correto cumprimento da palavra.
Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário