.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

“Guardar no coração...”– Diac. José da Cruz



16 DE JUNHO SÁBADO DA 10ª SEMANA DO TEMPO COMUM 16/06/2012
1ª Leitura Isaias 61, 9-11
Salmo 1Sm 2, 1ª “Exulta o meu coração no Senhor, nele se eleva a minha força.”
Evangelho Lucas 2, 41-51

                                               “Guardar no coração...”
Em seu pronunciamento no mês de maio, sobre o “46º Dia das Comunicações”, o Papa Bento XVI destacou a forte relação entre a Comunicação e o Silêncio, não como duas coisas diferentes mas complementares, sem o silêncio a comunicação não será eficiente e a principal função do silêncio na comunicação é justamente esse interiorizar no mais profundo do nosso coração, a Palavra que Deus nos comunica. Em nossos tempos a comunicação muitas vezes, deixa de ser um serviço para ser sinal de poder, e por isso, até mesmo na vida de Igreja, falamos de mais e ouvimos de menos.
Eu imagino o serão que Maria, se quisesse, poderia ter feito ao menino desobediente, que ficara em Jerusalém sem o consentimento dos pais, Maria estaria cheia de moral para falar grosso e colocar até o dedo na cara do pré adolescente que havia lhe respondido meio mal á sua queixa de mãe que estava aflita, juntamente com o esposo José. Na comunidade, quando estamos com plena razão, qual é a nossa conduta? Como se diz nessas ocasiões, em que a razão está toda do nosso lado, “Não se pode deixar barato”.
Mas Maria agia diferente, Lucas faz questão de mencionar que ela guardava todas essas coisas em seu coração e quando se guarda no coração, não é porque vai se esperar o momento certo para dizer o que se está entalado na garganta, mas é porque tudo o que se guarda no coração, resulta em uma atitude marcada pelo amor para com as pessoas, o Cristão, sem descartar a razão, move-se pelo coração.  Sem fazer discurso ou exigir submissão do seu filho, Maria como mãe amorosa o ensinou, com seu silêncio...No silêncio ouvimos, crescemos e amamos, eis a razão do nosso Papa ter ressaltado em seu escrito, para o Dia da Comunicação, a importância do silêncio.
Aquela atitude da mãe fez Jesus pensar e refletir, (mesmo que tenhamos toda razão, deixemos nessas horas que o coração fale mais alto). Podemos dizer que Jesus apreendeu com Maria e mais tarde, aos 33 anos, na sua condenação, ele usará do silêncio diante das autoridades romanas e Judaicas. Quanta coisa poderia ter dito naquele momento para colocar aquela autoridade em seu devido lugar. Jesus prefere o silêncio, não o silêncio carregado de ódio e indignação, mas o silêncio que será quebrado na cruz para dizer “Pai, perdoai-lhes porque não sabem o que fazem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário