.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

-Cuidado com a vossa justiça! Senão não entrareis no Reino dos Céus. José Salviano.




Dia 14 de junho
                   
E Jesus disse: "Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus."
Tem gente que diz: Não matei, e não roubei. Por isso posso tomar a hóstia. Porque eu não pequei...
O que é isso? É falta de catequese, e é  culpa nossa!  Porque se houvesse mais informação, mais evangelização,  o número de pessoas que pensa dessa maneira, seria bem menor.
Neste Evangelho, Jesus esclarece muito bem. Não é somente aquele que mata que comete a maior injustiça, o maior pecado. Mas sim, todos aqueles que cometem qualquer maldade, qualquer injustiça por menor que seja contra o irmão, já é merecedor de condenação.
Por justiça entendemos: A justiça é a virtude moral que consiste na vontade constante e firme de dar a Deus e ao próximo o que lhes é devido. A justiça para com Deus chama-se "virtude de religião". Para com os homens, ela nos dispõe a respeitar os direitos de cada um e a estabelecer nas relações humanas a harmonia que promove a equidade em prol das pessoas e do bem comum. O homem justo, muitas vezes mencionado nas Escrituras, distingue-se pela correção habitual de seus pensamentos e pela retidão de sua conduta para com o próximo. "Não favoreças o pobre, nem prestigies o poderoso. Julga o próximo conforme a justiça" (Lv 19,15). "Senhores, dai aos vossos servos o justo e eqüitativo, sabendo que vós tendes um Senhor no céu" (Catecismo da Igreja Católica).
         Assim, a justiça está diretamente relacionada com Deus e com o Próximo. São Pedro em sua segunda carta, explica muito bem como podemos e devemos praticar a justiça. Explica que para conseguirmos  participar da justiça divina, nós precisamos nos libertar da corrupção, da concupiscência...
         Pedro, iluminado pelo Espírito de Deus, nos esclarece que é necessário que dediquemos todo o nosso esforço em juntar a nossa fé, à virtude. Isto é, Acreditar em Deus e em seus mistérios, e levar uma vida correta, praticando o que é certo, inclusive a caridade, e evitando o que nos afasta de Deus e da sua graça.  
         Que precisamos juntar a virtude ao conhecimento. Conhecimento acima de tudo, das coisas de Deus. Conhecimento da Sagrada Escritura, do Evangelho, das cartas, e de toda a explicação disponível da palavra de Deus que estiver ao nosso alcance. Pois não  podemos amar a quem não conhecemos. Se não conhecemos a Deus nem a Jesus, não o podemos amar.
         E através do conhecimento, atingiremos o autodomínio. Condition sine qua non (condição sem a qual não ) conseguiremos aprimorar a nossa espiritualidade, e alcançar as graças de Deus.
         Uma vez atingido o autodomínio, a próxima etapa é a perseverança. É necessário continuar continuando, manter a vida da graça, através da leitura orante, da oração, da Eucaristia...
         E esta perseverança nos conduzirá à piedade, a qual começa na própria família, através do reconhecimento e do devido respeito aos nossos pais.  
         A piedade se espalha por toda a sociedade, através do amor fraterno,  que é compreendido ou traduzido por toda a caridade que fizermos àqueles que nos são simpáticos, amáveis ou não.   
         Agindo assim, acreditemos que pela graça de Deus, alcançaremos um dia o prêmio de estarmos no Reino dos Céus, conforme Jesus nos prometeu.
         Amém. 
Salviano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário