.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi?– Missionários Claretianos




Sexta-feira, 8 de junho de 2012

9ª Semana do Tempo Comum

Santo Efrém, Diácono e Doutor da Igreja (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia: Calíopa (virgem, mártir), Círia de Troyes (virgem), Clodulfo de Metz (bispo), Eustadíola de Moyen-Moutier (abadessa), Gildardo de Rouen (bispo), Heráclio de Sens (bispo), Maximino de Aix (bispo), Medardo de Noyon (bispo), Melânia, a mais velha (viúva de Roma), Roberto de Frassinoro (abade), Salustiano da Sardenha (eremita, mártir), Severino de Sanseverino (bispo), Vitorino de Camerino (bispo), William Fitzherbert (bispo de York).

Primeira leitura: 2 Tm 3,10-17
Todos os que quiserem levar uma vida fervorosa em Cristo Jesus, serão perseguidos. 
Salmo responsorial: 118, 157.160-161.165-166.168
Os que amam vossa lei, têm grande paz! 
Evangelho: Marcos 12, 35-37
Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi?
As idéias imperantes no ambiente judaico do primeiro século apresentavam o Messias como um guerreiro triunfante, como um sacerdote excepcional ou como um novo legislador. Jesus opta por dar o significado original da palavra e recorda que a função do ungido era de redimir o povo que sofria e era oprimido. Messias significa ungido, eleito, designado para uma missão.

E a missão que Jesus opta é a de comunicar a boa nova salvadora que vem da parte de Deus. Jesus nos comunica o amor de Deus. Um amor que redime e transforma nosso sofrimento e miséria em um caminho de graça e salvação. Seus adversários, sem prestar atenção a isso, tentam forçá-lo a uma discussão partidarista na qual somente buscam legitimar a violência do poder, da lei ou da espada.

Os saduceus pensam que o Messias deve ser tão poderoso e déspota como eles que controlavam o Templo; os fariseus pensam que somente com o cumprimento fanático de todos os preceitos da lei se alcança tal objetivo; os zelotas radicalizam ainda mais a violência da lei e isto os leva a erguer as espadas contra os romanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário