.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Com que autoridade fazes essas coisas? – Missionários Claretianos





Sábado, 2 de junho de 2012
8ª Semana do Tempo Comum

Santos Marcelino e Pedro, Mártires (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia: Adalgiso de Novara (presbítero, eremita), Blandina e Companheiros (mártires de Lião), Erasmo de Formiae (bispo, mártir), Estêvão de Corvey (monge, bispo, mártir), Eugênio I (papa), Eustásio de Luxeuil (abade), Fotino de Lião (bispo e mártir), Guido de Acqui (bispo), João de Ortega (eremita), Nicolau, o Peregrino (venerado em Trani).

Primeira leitura: Judas 17.20b-25.
Orai no Espírito Santo. 
Salmo responsorial: Sl 62(63), 2-6 (R/. 2b).
Ó Deus, com ardor vos procuro.
Evangelho: Marcos 11,27-33.
Com que autoridade fazes essas coisas?

A expulsão dos mercadores do Templo se torna um desafio direto às autoridades religiosas de Jerusalém. Os chefes conheciam as tradições proféticas. Sabiam que o Templo era uma casa de oração,
 aberta a todas as nações, no entanto, para eles se tratava muito mais de uma enorme caixa forte ou um banco do que um espaço para o crescimento espiritual. A principal atividade era o consumo de animais para o sacrifício e o recebimento de impostos e oferendas monetárias.

O poder das famílias sacerdotais que o controlavam era tal que influíam na nomeação das autoridades civis romanas. O templo deveria ser um lugar para render homenagem a Deus, por isso Jesus condena a atitude de quem utiliza o templo para práticas comerciais em nome de Deus. Hoje nós enfrentamos desafios semelhantes. Em nome da liberdade, da justiça ou, até do amor, são desviados. Quantas vezes é oferecida a merenda escolar estragada ou com prazo de validade vencido por conta da ambição do lucro?!

A corrupção faz com que o dinheiro público seja utilizado para engordar contas particulares daqueles que controlam o poder. Assim como Jesus, também nós podemos denunciar as contradições dessas realidades e a verdadeira função que deveriam cumprir

Nenhum comentário:

Postar um comentário