.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 10 de julho de 2012

“A autoridade de Jesus” - Claudinei M Oliveira.





Sábado, 02 de Junho de 2012.
Evangelho: Mc 11, 27-33

            Falar de Jesus é maravilhoso. Não tem outro homem com tanta capacidade e destreza em confundir o oponente nos diálogos. Jesus embaraçava   o inimigo na simplicidade e não dava chance de revanchismo do mesmo. O encanto do Mestre reveste de orgulho, pois estar do lado de um sábio da paz, não somente enobrece como enche de sustância para continuar na missão  junto aos pequenos e rejeitados.
            Jesus foi interpelado pelos homens inteligentes de Jerusalém. Queriam saber  “com que autoridade  fazia  coisas diferentes”, como exemplo, expulsar os vendilhões do Templo? “Quem lhe deu autoridade para fazer isso?” As ações de Jesus sempre deixavam os poderosos preocupados, pois rompiam com a tradição ou com os privilégios que tanto asseguravam poderes.  Mesmo assim, queriam saber de Jesus quem deu tanta autoridade para agir desse modo.
            Jesus saiu dessa situação embaraçosa de maneira salutar. Na verdade Jesus era incrível  nas manobras que derrubava qualquer um. Para tanto, antes de responder lançou outra questão e exigiu resposta, assim, daria a versão tão desejada. Perguntou Jesus aos donos do saber: “quem deu autoridade a João para batizar? Foi Deus ou foram pessoas?”            Como sair dessa máxima? Como responder para pegar Jesus em contradição. Veja a dúvida: “Se dissermos que foi Deus, ele vai perguntar: "Então por que vocês não creram em João?" Mas, se dissermos que foram pessoas, ai de nós!”.   Fantástica a indagação de Jesus. Assim, as autoridades de Jerusalém ficaram sem saber o que responder, pois saberiam que Jesus estava com a razão. O poder de Jesus vinha de Deus e por Ele fazia acontecer o Reino tão sonhado e desejado pelo homem. Desse modo não tem como enganar Jesus.
            Serve para nós hoje também este contexto. Se sabemos do poder divino de nosso Deus, se comungamos o mistério que nos cerca, logo  não temos como duvidar de sua presença e de seu poder. O mistério da salvação requer de cada um, envolvimento necessário para  acreditar nas suas palavras reveladoras  que transforma e vivifica na ternura do Pai.
            Os poderosos queriam desmascarar o Mestre dosmestres numa simples indagação, não conseguiram, porque não sustentaram a aparência  falsa de uma realidade que maltratava os pequenos que tanto precisam de auxílio. Por “conseguinte, ainda na Era moderna muito ‘inteligentes” tentam dar novas versões para o mistério da criação; por mais que tentam explicar e tentam teorizar  se perdem na imensidão da mística divina, ou seja, a sabedoria do homem enquanto se volta para atender o próprio homem, tem resultado; mas quando se volta para explicar a mística da fé, perde toda autoridade e chega ao seu fim.
            Portanto, Jesus e as autoridades nos ensinam o quanto somos fracos diante do pode de Deus   se não acolhermos sua mensagem de amor, de paz e de fraternidade. Sejamos humildes e compreendemos o mistério divino. Amém!
            Claudinei M. Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário