.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

A preocupação em acumular riquezas- Newton



Evangelho (Mateus 6,19-23)
Sexta-Feira, 22 de Junho de 2012.


A preocupação em acumular riquezas leva o ser humano a praticar os atos mais absurdos, como desconhecer os próprios irmãos de sangue, quanto mais os que não são considerados da família. Mas diante de Deus que é Pai da humanidade, somos parte de uma grande família, onde todos nós podemos nos considerar irmãos.

“A ganância insaciável é um dos tristes fenômenos que apressam a auto destruição do homem” (textos judaicos). Esta frase retrata a triste realidade do ser humano que fica cego diante das muitas riquezas do mundo, isto é, só tem olhos para os bens materiais, não consegue ver a humanidade que existe no outro e em si próprio. A ilusão do poder o torna escravo desta riqueza, que o corrompe, lhe corrói a alma, destrói os sentimentos mais puros, afastando-o da sua humanidade, e da sua divindade.

Por isto que Jesus nos adverte do perigo de juntar tesouros na terra, “onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam”.  Acredito que Jesus não esteja condenando a riqueza, mas a forma como se usa esta riqueza, que na maioria das vezes é mal distribuída, gerando a prática da injustiça sobre a terra.

Os ladrões existem, o crime existe, a doença existe, tendo como causa a ganância do ser humano. Precisamos ter um novo olhar para a riqueza do nosso planeta. Deus na sua infinita sabedoria criou um planeta dotado de riqueza, para que o homem pudesse usufruir de maneira sábia, infelizmente isto não tem acontecido. O olhar ganancioso nos leva à auto destruição, é o caso de alguém que não consegue se controlar diante da comida, da bebida, da droga, e vai devorando tudo que vê á sua frente.

Há um ditado popular que diz: “o que os olhos não vêm, o coração não sente”, a partir desta frase vamos tentar entender o que Jesus nos quer dizer, sobre o olho doente, ou sobre o olho ser a lâmpada do corpo. Será que não estamos olhando na direção errada? Será que o nosso olho está mal acostumado a olhar somente o que não presta? Sendo assim precisamos ter um olhar diferenciado, um novo olhar, que busque ver o que é bom, ver somente o bem em cada coisa e em cada pessoa como em nós mesmos.

Quando aprendermos a olhar somente o bem em cada coisa e em cada pessoa, o mundo começara a se transformar a nossa volta, e a luz brilhará em nosso caminho e em nossa vida. Se existe luz em nossa vida, tudo fica mais transparente em nós e no outro, nos sentimos mais seguros, o coração passa a bater num ritmo harmonioso, ficamos mais felizes, porque passamos a olhar além das aparências, daí podemos entender o que Jesus diz: “Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado”.

Newton Hermógenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário