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segunda-feira, 2 de setembro de 2019

-OS CONVIDADOS PODEM JEJUAR?-- Lc 5,33-39-José Salviano


06 de Setembro de 2019

Evangelho- Lc 5,33-39

 

 

Naquele tempo: 
33Os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: 
'Os discípulos de João, 
e também os discípulos dos fariseus, 
jejuam com freqüência e fazem orações. 
Mas os teus discípulos comem e bebem.' 
34Jesus, porém, lhes disse: 
'Os convidados de um casamento podem fazer jejum 
enquanto o noivo está com eles? 
35Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. 
Então, naqueles dias, eles jejuarão.' 
36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: 
'Ninguém tira retalho de roupa nova 
para fazer remendo em roupa velha; 
senão vai rasgar a roupa nova, 
e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 
37Ninguém coloca vinho novo em odres velhos; 
porque, senão, o vinho novo 
arrebenta os odres velhos e se derrama; 
e os odres se perdem. 
38Vinho novo deve ser colocado em odres novos. 
39E ninguém, depois de beber vinho velho, 
deseja vinho novo; 
porque diz: o velho é melhor.' 
Palavra da Salvação.

 

 

Jesus tinha resposta para tudo. Os fariseus  o pressionaram  pelo fato dos discípulos  em vez de jejuar como faziam eles constantemente, os discípulos comiam e bebiam festivamente junto com Jesus.

Jesus lhe disse: Podem os convidados de um casamento jejuar enquanto o noivo está com eles?  Eu, sinceramente, não saberia o que responder diante daquela pergunta capciosa dos fariseus! Pois o jejum era uma prática muito importante a Lei, e os discípulos realmente não a estavam observando.

Jesus, para mostrar a insensatez dos fariseus e doutores da Lei, recorre ao exemplo do remendo.

O remendo é uma prática provisória, uma solução meia boca, para remediar uma ruptura  na vestimenta, em vez de extrair o problema pela sua raiz, por falta de recursos.

Remendar uma coluna que foi infiltrada por umidade e enferrujou o ferro, pode ser um procedimento perigoso, pois com a continuidade da infiltração da água, o estrago poderá ser maior, e não ter mais solução, e se corre o risco do prédio vir a baixo.

Remendar é o mesmo que contornar um problema, é o mesmo que tampar o Sol com uma peneira, é o mesmo que tomar remédio da alopatia, pois o remédio não cura, mais sim, remedeia. O certo é curar  a enfermidade pela suas causas e não tomar medicação para aliviar o efeito como geralmente se faz.

Exemplo. Tomamos remédios para passar a dor de cabeça, em vez de curar a úlcera de estômago. Tomamos remédios para baixar a pressão arterial, em vez de curar as causas  da  pressão alta.

Remendar é esconder  os próprios erros, é dissimular a nossa hipocrisia.

Será que hoje temos o que comemorar?  Será que vamos comemorar a nossa independência, ou vamos ser hipócritas?

Quais são os remendos que estamos usando em nossas vidas?  Remendamos, disfarçamos, para que ninguém saiba  o que realmente o somos. Tampamos o Sol com uma peneira, tentando esconder os nossos defeitos e imperfeições, porém, cedo ou tarde todos irão saber quem realmente o somos.  Cruéis, hipócritas, mentirosos, etc.

Os fariseus, faziam  jejum constantemente. Porém, não praticavam a caridade. Os líderes religiosos em vez de melhorar a vida dos pobres, os exploravam ainda mais.

Jesus sempre botava o dedo na ferida, chamando os fariseus de hipócritas!

E nós? O que somos? Cristãos autênticos, ou não passamos de cristãos remendados? Será que temos a coragem de chamar alguém de hipócrita?  Jesus disse: Primeiro tira a trave do teu olho...Será que alguma vez já nos fizemos passar por santos quando  na realidade não o somos?

Caríssima e caríssimo. Busquemos a autenticidade dos nossos atos, dos nossos pensamentos, palavras e obras. Sejamos seguidores de verdade daquele que é o caminho, a verdade e a vida!

Não descuidamos da meditação da palavra, não relaxemos  na oração, não vivamos uma espiritualidade de aparência diante dos outros. Vamos ler o Evangelho diariamente,  vamos saborear as reflexões da palavra de Jesus  espalhadas na Internet.  Não sejamos como os fariseus de ontem e de hoje!

 

 

E fica com Deus. José Salviano

  

 

   

 

 

 

 

 

 

 



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