.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

“E A FAMA DE JESUS SE ESPALHAVA EM TODOS OS LUGARES DA REDONDEZA!”– Olívia Coutinho

 

Dia 03 de Agosto de 2019

 

Evangelho de Lc4,31-37

                                                                                    
Aproximar de Jesus, inteirar de suas propostas, é o primeiro passo de quem quer fazer a melhor escolha para sua vida!
É o conhecimento e a vivencia dos ensinamentos de Jesus, que nos habilita a falar Dele com autoridade, afinal, nós só podemos falar, de quem conhecemos.
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, vem nos falar de um Deus comprometido com a vida, um Deus libertador que se manifestou a nós, na pessoa de Jesus! 
O texto diz que num dia de sábado, Jesus estava numa sinagoga em Cafarnaum, cidade da Galileia, ensinando os discípulos. O povo percebe de imediato o jeito diferente de Jesus ensinar.  Ao  contrário dos líderes religiosos daquela época, Jesus  falava com autoridade, isto é: falava do que Ele conhecia, o que Ele vivia, o que ouvia  do Pai!  Suas palavras, ao mesmo tempo em que ensinavam, libertavam, por isto, os seus ensinamentos  eram vistos pelo o povo, como um ensinamento novo. 
Diz a narrativa, que na sinagoga, havia um homem possuído por um espírito mal cuja presença de Jesus o atormentava: “Que queres de nós Jesus Nazareno? Viestes para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o santo de Deus!”  Jesus, o intimou: “Cala-te e sai dele!”.  A presença de Jesus por si só, incomodou o mal que estava atormentando aquele homem, ou seja, naquele momento, o demônio sentiu que poderia perdê-lo para Jesus. E foi o que aconteceu, a presença de Jesus, aniquilou a força do mal presente naquele ser humano. A partir de então, aquele homem se vê completamente livre das correntes do mal que o aprisionava, que o impedia de ser ele mesmo.  Nesta sua ação libertadora, Jesus desmascara aqueles líderes religiosos, com um modo diferente  de um olhar, um olhar que bem além dos limites impostos por eles. Ao contrário destes líderes,  Jesus enxerga o homem e não o mal que está nele, o mal, Jesus tem o poder de expulsar e o homem, Ele trás de volta à vida! 
Aquele homem, possuído por um espírito mal, representa todas as pessoas que estão impedidas de falar e  de agir como sujeito de sua própria história, àqueles, cuja vida está sobre o controle de quem os domina.                                                     Não podemos negar a existência e a força do mal, o mal existe e está sempre a nos rondar, mas ele só ganha força em nós, quando nos distanciamos de Deus. 
As estruturas do mal, conhecem quem é mais forte do que elas, quem tem o poder de destruí-las. por isto fazem de tudo para eliminá-lo, como fizeram com Jesus.
 
O mal não sobrepõe o bem, por isto, é importante estarmos sempre embebidos no amor do Pai, na força do Filho e sob a luz do Espírito Santo! Só assim, estaremos imunizados contra a força do mal.                                                   

Tenhamos a certeza mal não tem vez, num coração habitado por  Deus.


FIQUE NA PAZ DE JESUS! Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir