.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 17 de julho de 2012

“VINDE SOZINHOS PARA UM LUGAR DESERTO E DESCANSAI UM POUCO”. - Olívia Coutinho



XVI DOMINGO DO TEMPO COMUM
Dia 22 de Julho de 2012
 Evangelho de Mc 6, 30-34
 
O evangelho que a liturgia deste domingo nos apresenta, chega até a nós, como o mesmo  convite que Jesus fez aos discípulos, assim que  eles retornaram da missão:“ Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Nós também precisamos descansar um pouco, desacelerarmos desta nossa rotina estressante, na qual tornamos  escravos de nós mesmos, sem nos dar o direito ao descanso.
O evangelho nos desperta sobre a importância de reservar um tempo para um encontro com nós mesmo, fazer um deserto interior,  buscar na  nossa essência,  a motivação para sermos presença do amor de Jesus, na vida do outro.
É no mais profundo do nosso ser, que realizamos o nosso encontro pessoal com Jesus e é  a partir deste encontro, que passamos a visualizar o rosto sofrido do nosso irmão, a descobrir as suas necessidades. Precisamos resgatar  os  valores que  se perderam, devido a nossa não observância, conseqüência desta nossa correria desenfreada.
A presença amorosa de Jesus nos modifica, vai ampliando aos poucos, o nosso horizonte. 
Jesus é a  chave que abre a porta do nosso coração, que nos leva da oração para a ação!
O evangelho de hoje, embora pequeno, é  rico em ensinamentos, o texto nos apresenta duas realidades diferentes, nas quais  Jesus deixa transparecer  a sua sensibilidade  diante a necessidade humana.
Ao contrario da insensibilidade, tão presente no mundo de hoje , em que o trabalhador é visto como máquina com a única finalidade de produz lucros,  Jesus  vê  a necessidade humana de cada um. Podemos perceber isso claramente na sua preocupação  com o desgaste dos discípulos, após retornarem da missão.
Conhecidos, pelos poderes que Jesus lhes havia dado, os discípulos ganharam a confiança do povo, que passaram a procurá-los  na mesma intensidade da procura por Jesus.
 A procura pelos discípulos,  tomou uma dimensão  tão grande, que eles não  tinham  sequer tempo para se alimentarem.
 Embora felizes com êxito da missão, o cansaço lhes era visível, o que levou  Jesus a convidá-los a se retirarem  para um deserto, onde pudessem descansar, repor as energias,  para logo em seguida, retomarem a missão. Mas parece que o  descanso  planejado por Jesus, não lhes fora possível, devido aos clamores de uma  multidão, que não os perdiam de vista. Jesus, na sua sensibilidade, vence o cansaço, e juntamente com os discípulos, acolhe  aquela multidão, desprovida  de tudo.
Jesus sente compaixão daquele povo,  que depositavam neles  a  sua única esperança.
Os discípulos tinham o pão, mas não tinham tempo para comerem, enquanto que a multidão, ceifada até mesmo do seu direito à vida, não tinham sequer o que comer.
Essas duas realidades, ainda presente nos tempos de hoje, nos convida a  um questionamento: o que temos a contar para Jesus, sobre a missão que a nós foi confiada ?
Qual  tem sido a nossa atitude diante à necessidade do nosso irmão?   Estamos ficando somente no sentimento? Jesus nos passa grandes ensinamentos: não devemos  ficar somente   no sentimento, não basta reconhecer a necessidade do outro, e somente sentir pena, precisamos ir mais além, fazer algo a seu favor. 
           Assim como Jesus, nós também, devemos ter compaixão do irmão que sofre, o que é completamente diferente do que sentir pena. Ter compaixão, é tomar a dor do outro, é sofre com ele,  mas acima de tudo, é  ajudá-lo a se libertar do sofrimento.  
Hoje somos convidados a um descanso semanal, num encontro com Jesus na celebração eucarística, onde podemos reabastecer as nossas energias, para darmos  continuidade a missão,  missão  que recomeça a cada semana, quando sairmos da Igreja, alimentados de Jesus!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia
 

Um comentário:

  1. que bela mensagem. Realmente precisamos meditar neste desrto que é o proprio Jesus.

    ResponderExcluir