.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Se queres, tu tens o poder de me purificar -Misionários Claretianos




Sexta-feira, 29 de junho de 2012
12ª Semana do Tempo Comum

**No Brasil, por razões pastorais, a Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo se celebra no próximo domingo.**

Santos do Dia: Beata (virgem), Benta (virgem), Cássio (bispo), Ciro de Gênova (bispo), Gema (virgem, mártir), Judite de Niederaltaich (monja), Marcelo e Anastácio (mártires), Salomé de Niederaltaich (monja), Santiano e Agostinho (mártires).

Primeira leitura: 2 Reis 25, 1-12
Judá foi deportado para longe de seu país (2Rs 25,21). 
Salmo responsorial: 136, 1-2.3.4-5.6
Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti Jerusalém, eu me esquecer! 
Evangelho: Mateus 8, 1-4
Se queres, tu tens o poder de me purificar.

Jesus anuncia o reinado de Deus. Esse anúncio de Jesus se  manifesta nos mais necessitados.O  leproso é um desses necessitados: ele estaria  fora da salvação, por ter contraído uma impureza legal. A lepra deixava-o nessa condição de impuro. Ele era excluído da sociedade e todos acreditavam que  seria um excluído de Deus também. Jesus desce da montanha, que para eles era lugar de manifestação predileta de Deus, lugar da lei e de Moisés.

Porém, olhem só, o leproso não se aproxima de Jesus “acima” na montanha, mas sim abaixo, no meio da grande multidão. Quando o leproso faz o seu pedido,  “Se queres, podes curar-me”, está pedindo que lhe seja devolvida a condição de homem: que possa olhar, sentir, aproximar-se dos demais, enfim, ser novamente uma pessoa. É um texto maravilhoso, motivador.

Deus não está acima, longe, no monte, mas no meio das pessoas. O excluído faz o pedido porque Jesus lhe inspira o desejo de mudar, desperta nele a possibilidade de recuperar os seus direitos, enfim, Jesus desperta nele o desejo de viver. O mestre Jesus, diante desse grito de compaixão, se solidariza; realiza seu pedido, pois é isso que Deus quer: a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário