.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 17 de julho de 2012

“Não seja hipócrita!” - Claudinei M. Oliveira.




Quarta - feira, 20 de Junho de 2012.
Evangelho: Mt 6,1-6.16-18

            O Santo Evangelho de hoje nos chama a atenção para o ato da justiça sob efeito da aparência, ou seja, fazer as coisas para mostrar para os outros que você está martirizando em nome de Deus; olha que hipocrisia, que falta de respeito com o Criador, pois para Deus não precisa chamar atenção de ninguém, a não ser você e seu coração de ouro.
            Retornemos o que Mateus escreveu no capitulo 5, versículo 16: “que a luz de vocês brilhe diante dos homens, para que eles vejam as boas obras que vocês fazem, e louvem o Pai de vocês que está no céu”. Mateus exprime palavras  sabias para sua comunidade, pois para dar glória a Deus e cultivar o amor intrínseco  a luz deve brilhar vultuosamente diante dos homens nas práticas da bondade e da caridade. O homem deve sempre fazer as coisas para  agradar o Pai e jamais em preocupar-se com efeitos de honrarias. Tudo deve ser feito em sintonia com os ensinamentos de Jesus para comungar a verdadeira vida no Cristo ressuscitado.
            Já os fariseus, mestres da Lei, os poderosos da cidade grande adoravam aparecer para a comunidade. Suas vestes eram lindas, tudo muito bonito por fora, mas suas ações maltratavam o povo pobre, retiravam do pequeno os parcos suores para alimentar seus privilégios, exploravam acentuadamente os subalternos para ampliar o poder, além de alienar  os humildes com palavras lindas, retiradas do fundo do baú. Veja quanta hipocrisia!  Quantas falsidades, fingimentos, charlatanices  destes homens que ficavam orando no Templo horas e mais horas em pé, ou prostrados nas eqüinas das ruas  para mostrar para o povo que estavam em adoração ao Senhor. Tudo isso não passava de simulacro, de aparência e vaidade do encardido.
            Jesus condenava radicalmente atitudes hipócritas. Não admitia que seu povo fosse enganado e aprendesse a tal prática enganosa e ainda perpetuasse a pseuda idéia de venerar ao Senhor por simulacro. Assim diz Jesus: “quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa”.  Na verdade estas idéias de Jesus são instruções para que faça corretamente. Nada de gritaria para chamar atenção de todo mundo, afinal, Deus não é surdo, Ele ouve muito bem os lamentos de seus filhos e quando queira agradecer, faça a mesma coisa, vá para o quarto, chefe a porta, converse com Deus, Ele na sua ternura de Pai, vai ouvir atentamente tudo que estará fazendo a seu favor. Entretanto, não esqueça, faça tudo de coração aberto, sem receio e sem medo.
            Agora, muitos procuram por recompensa. Faz as coisas para o pequeno pensando na tal recompensa  ou no retorno da ação. Desse modo  simboliza aquele que dá esmola para um andarilho com uma mão e esconde a outra para tentar apanhar algo mais valioso. Isso pra Deus também é hipocrisia. Tudo tem seu tempo certo para acontecer. O que o homem precisa é  agir benevolentemente. Fazer as coisas por amor e participar das decisões no sentido do bem-fazer.
            Enfim, podemos parafrasear o escrito do escritor Ivo Storniolo quando afirmou que a esmola, a oração e o jejum são relação com o irmão, relação com o Pai e a relação conosco mesmos. Estamos no centro desse triângulo, e não podemos esquecer de nenhum dos três bicos. Deus vai à frente, em direção à vida. Nós o seguimos, trilhando caminhos novos e construindo nova sociedade e nova história. Mas o ponto mais importante é repartir tudo entre todos. Então viveremos a justiça que Deus quer, reconhecendo talvez que a nossa maior dificuldade era a de aceitar o dom que Deus sempre nos fez.
 Louvando Seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado. Amém!
Claudinei M. Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário