.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 10 de julho de 2012

“Jesus e a figueira” - Claudinei M Oliveira.





Sexta  – Feira, 01 de Junho de 2012.
Evangelho: Mc 11, 11-26

            O evangelista Marcos apresenta um Jesus enérgico, valente e  muito exigente. Este Jesus que levanta multidão na longa jornada da vida, hoje fala sério, condena uma árvore frutífera e expulsa os aproveitadores do Templo. Não tem meia palavra e nem mais ou menos, o que Jesus expressa é a indignação daqueles que ainda não compreenderam o sinalpara mudar de vida e converter-se para o Pai. Tanto que os judeus, sacerdotes e homens poderosos de Jerusalém tramam sua morte, mas amedrontam-se por causa de sua popularidade.
            Jesus estava caminhando para Jerusalém depois de passar pela cidade de Betânia com os seus discípulos. Já cansados e com fome encontraram-se uma árvore frondosa, muita bonita, na verdade uma figueira. Todos correram para ver se tinha figos, mas decepcionaram. Como não era épocados frutos nada encontraram. Jesus então disse: “Que nunca mais ninguém coma das suas frutas!”.  Ao passar de volta perto da figueira descobriram que havia secado. Surpreso os discípulos disseram: Olhe, Mestre! A figueira que o senhor amaldiçoou ficou seca.  Jesus respondeu:  tenham fé em Deus. 
De certo modo a figueira foi uma alegoria, pois a mesma representa o homem que tem tudo na vida, esbanja prazer e luxúria, expressa poder em manipular os pequenos e dirime sua ideologia eloqüente sobre os despercebidos, mas não carrega a plenitude e nem aceita  o projeto de libertação. Este homem que ainda não transformou e nem se converteu para o amor de Deus, nada poderá produzir além da arrogância e da morte. Para tanto, não merece viver e sua condenação é notória.
            Do mesmo modo aconteceu no Templo de Jerusalém. Jesus expulsou os vendilhões que tinham transformado a casa do Pai em lugar de comércio. Os aproveitadores de Jerusalém sentiram acuados com a presença de Jesus e tentaram até matá-lo. Mas o Espírito Santo de Deus o protegia, pois Ele resguardava a casa do Senhor como espaço para oração e agradecimento.
            Jesus ensinou para seus discípulos que ao pedirem ao Pai, tenham fé e acreditem na força da oração, assim Ele disse: Por isso eu afirmo a vocês: quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado. E, quando estiverem orando, perdoem os que os ofenderam, para que o Pai de vocês, que está no céu, perdoe as ofensas de vocês.  
            Enfim, a palavra de Deus tem poder de ensinar todo aquele que deseja contemplar a vida feliz no  céu, mas para que isso aconteça, é necessário observar os sinais que  cerca, porém não basta ouvir os ensinamentos, contudo  o importante carece de agir diante dos desafios; não pode ficar parado, mas produzir frutos saborosos para acabar com a fome de muitos famintos.
            Caros irmãos e irmãs que acreditam na palavra de Deus e unamo-nos em torno do Templo Sagrado do Senhor; fazemo-nos  unidade para agradecer  e pedir ao Deus-Forte-Poderoso mais vida e familiaridade, assim seremos uma árvore que não será castigada pela falta de produção, pois estaremos a serviço missionário do Deus-Libertador. Amém!
            Claudinei M. Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário