.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

“Ajudai-nos com a vossa destra, ouvi-nos Senhor” - Diac. José da Cruz




SEGUNDA FEIRA DA 12ª SEMANA DO TC 25/06/2012
1ª Leitura  2Reis 17, 5-8.13-15ª.18
Salmo 59 (60) ,7b  “Ajudai-nos com a vossa destra, ouvi-nos Senhor” - Diac. José da Cruz

Evangelho Mateus 7, 1-5

Querido Discípulo Anônimo, este evangelho parece que traz um ensinamento tão fácil: Não julgar as pessoas, e a gente tem um cuidado todo especial por causa disso, pois quando vamos fazer uma dura crítica a alguém, dizemos farisaicamente “Não é que eu queira julgar”, e em seguida acabamos com a imagem do próximo. Tem alguma forma nova para falar desse evangelho, sem repetir a mesmice?
                                                                                                           (Aprendiz)
Caro Aprendiz, primeiro que um evangelho nunca é a mesmice, pois sempre nos traz coisas novas,  e cada leitura orante bem feita, nos permite  novo modo de Ver as pessoas e os acontecimentos. O ensinamento de Jesus, Nosso Deus e Senhor, de fato é  simples e fácil de ser compreendido: Devemos sempre olhar para as pessoas e os acontecimentos com os olhos de Deus.
Em um primeiro momento haveria uma incoerência, poderá você argumentar, pois Deus é nosso único e autêntico Juíz, entretanto, seu critério de julgamento é totalmente diferente do nosso. Eles não nos olha com severidade e rigorismo moral, mas sempre com benevolência e bondade infinita, a misericórdia e compaixão sempre em Deus falam mais alto.
Os Fariseus, que prezavam sua conduta pelo seguimento da Lei, e o aprimoramento moral, olhavam para as pessoas a partir de si mesmos, colocando-se como referências e exigindo das mesmas essa conduta. Não era Deus a referência mas eles próprios. Tinham em seus olhos esta trave que os impedia de perceberem o quanto Deus os amava em Jesus Cristo, e assim, viviam e praticavam a religião do merecimento. Fujamos sempre desse Farisaísmo que influencia ainda hoje as nossas comunidades cristãs, e compreendamos nossa vocação a qual fomos chamados por Deus, não para julgar mas para amar a todas as pessoas e assim sendo, iremos com certeza podermos contar com a misericórdia Divina no dia do nosso Julgamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário