Dia 30 de Maio de 2019
Evangelho de Jo 16, 16-20
Mais importante do que adorar Jesus no sacrário lá na Igreja, é trazê-lo para dentro de nós, é transformar o nosso coração num sacrário vivo, onde Ele possa fazer a sua morada e atuar no mundo através de nós.
Ter Jesus como hóspede permanente no nosso coração, é colocarmos inteiramente à disposição de Deus, pois é de dentro do nosso coração, que Jesus age em favor do outro!
Toda ação de bondade, que parte de nós em favor do outro, é Jesus quem faz, e não nós somos apenas instrumentos usados por Ele!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, é a sequencia do evangelho de ontem, a continuação do discurso de despedida de Jesus, que mais uma vez, fala aos discípulos, de uma iminente separação.
Os discípulos, já vinham ouvindo as revelações de Jesus, sobre o desfecho trágico de sua trajetória terrena, o que os entristeciam muito. Humanamente, era muito difícil para eles, compreenderem tudo aquilo que estava por vir. Além de não entender a necessidade daquela separação, eles pensavam que não iriam conseguir realizar a missão que a eles fora designada, sem a presença orientadora do Mestre. Jesus compreendia a dificuldade dos discípulos em compreender tudo o que estava para acontecer, por isto Ele procurava sempre consolá-los, reafirmando que Ele não os deixaria órfãos.
Ao se cumprir a promessa feita por Jesus, que foi a vinda do Espírito Santo, a alegria voltou a reinar nos corações dos discípulos! Foi a partir de então, que eles assumiram com coragem, a missão que a eles fora confiada: Anunciar a Boa Nova Do Reino de Deus, ou seja, dar continuidade a missão iniciada por Jesus aqui na terra!
É o Espírito Santo que abre a nossa mente, que nos faz compreender os ensinamentos de Jesus, é Ele que nos motiva a participarmos da construção de um mundo novo, que deve começar a partir de nós mesmos.
Percebemos quando o Espírito Santo está agindo numa pessoa, quando as suas ações são permeadas de amor, pois quem coloca amor em tudo que faz, com certeza, é conduzido pelo o Espírito Santo.
A mesma alegria da vinda do Espírito Santo, que contagiou os primeiros cristãos, hoje, graças ao testemunho desses, nos contagia também, afinal, é o Espírito Santo que move todo o nosso ser cristão!
Tristezas, alegrias, transitam na nossa vida, fazem parte do nosso cotidiano, mas na vida de quem se abre a ação do Espírito Santo, o que predomina mesmo é a alegria!
A alegria de quem é conduzido pelo Espírito Santo de Deus, é uma alegria consistente, duradoura, diferente das alegrias momentâneas, superficiais proporcionada pelo o mundo.
Num coração que se abre à ação do Espírito Santo, não existe espaço para tristezas, neste coração, o amor é soberano.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
ResponderExcluirSanta Maria, Rio Grande do Sul.
Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.
ResponderExcluir